book_icon

Pesquisa da Progress revela os fatores que devem impulsionar a evolução do DevSecOps

 Relatório inédito feito com mais de 600 líderes revela que na América Latina 76% admitem que poderiam gerenciar DevSecOps de forma “mais estratégica” e 80% dizem estar interessados em envolver mais membros da equipe nessas práticas de desenvolvimento seguras

Pesquisa da Progress revela os fatores que devem impulsionar a evolução do DevSecOps

No Brasil, os três principais fatores relacionados aos negócios que devem impulsionar a adoção e a evolução do DevSecOps ao longo dos próximos dois anos são: melhorar a gestão do ambiente de trabalho distribuído e/ou remoto (73%); aumentar a agilidade dos negócios (69%); reduzir os riscos de qualidade, segurança e tempo de inatividade ou problemas de desempenho (63%).

A Progress, fornecedora de software de desenvolvimento de aplicações e infraestrutura, anuncia os resultados de sua pesquisa “DevSecOps22: simplificando a complexidade em um mundo em mudança”. Mais de 600 tomadores de decisão de TI, segurança, desenvolvimento de aplicações e DevOps compartilharam insights globais sobre o nível de maturidade do DevSecOps e os desafios enfrentados em suas organizações. O relatório global completo e os resultados podem ser encontrados aqui: https://prgress.co/3AXBXu5.

A segurança é o principal fator por trás da maioria das implementações de DevOps e DevSecOps 

Conduzida pela Insight Avenue e patrocinada pela Progress, a pesquisa visa descobrir o estado da adoção de DevOps e DevSecOps. O estudo inclui pontos como prioridades de negócios, adoção de tecnologia, desalinhamento cultural e de investimentos, armadilhas e sucessos comuns de empresas ao redor do mundo.

Os resultados significativos da pesquisa incluem:
 Muitas empresas estão atrasadas no cumprimento de suas metas de DevOps e DevSecOps. 73% delas disseram que poderiam estar fazendo mais. 76% das organizações latino-americanas reconhecem que precisam ser mais estratégicas sobre como gerenciam DevSecOps e 17% ainda se consideram em um estágio exploratório e de prova de conceito.

A segurança é o principal fator por trás da maioria das implementações de DevOps e DevSecOps. No entanto, apenas 30% se sentem confiantes no nível de colaboração entre segurança e desenvolvimento, 86% enfrentam desafios em suas abordagens atuais de segurança e 51% admitem que não entendem completamente como a segurança se encaixa no DevSecOps.

71% dos entrevistados concordam que a cultura é a maior barreira para o progresso do DevSecOps, mas apenas 16% estão priorizando a cultura como área a ser otimizada nos próximos 12 a 18 meses.

Dados do Brasil
Segundo a pesquisa, os três principais fatores relacionados aos negócios que devem impulsionar a adoção e a evolução do DevOps nas organizações brasileiras ao longo dos próximos dois anos são: melhorar a gestão do ambiente de trabalho distribuído e/ou remoto (73%); aumentar a agilidade dos negócios (69%); reduzir os riscos de qualidade, segurança e tempo de inatividade ou problemas de desempenho (63%).

Em relação aos atributos tecnológicos, os benefícios mais procurados pelos executivos brasileiros ao adotar o DevOps em suas estratégias são: permitir o sucesso de projetos agile dev e Cloud Native (61%); melhor administrar os esforços relacionados à qualidade (61%); melhorar o gerenciamento de ameaças e problemas de segurança cibernética (57%).

Quanto aos fatores que têm impulsionado a segurança em torno do DevOps no Brasil, destacam-se: crescimento das exigências regulatórias (76%), preocupações com perdas ou impactos financeiros (75%) e segurança das cargas de trabalho alocadas em Nuvem pública (69%).

Outros destaques
As organizações bem-sucedidas na implementação de políticas e práticas de DevOps e DevSecOps reconhecem a importância do treinamento de segurança e do aprimoramento de habilidades. Isso os ajuda a alcançar um nível mais alto de colaboração contínua e de longo prazo entre as equipes de segurança e desenvolvimento.

De acordo com os entrevistados, os principais fatores de negócios que impulsionam a adoção e a evolução do DevOps em suas organizações incluem foco na agilidade, redução do risco de negócios de qualidade, segurança e tempo de inatividade ou problemas de desempenho, e a necessidade de implementar o DevOps para dar suporte a uma nuvem ou migração para a Nuvem. Outras áreas de destaque na pesquisa incluem esforços de modernização de infraestrutura, política como código, adoção de Nuvem, tempo para ROI, oportunidades de investimento, educação, entre outros.

Para Francisco Lárez, vice-presidente da Progress na América Latina e Caribe, a integração do DevOps aos processos de segurança das organizações possibilita inúmeros benefícios, como redução de riscos e custos, ao mesmo tempo em que oferece uma conformidade mais eficaz. “Nossa pesquisa reflete a experiência diária que temos com os nossos clientes – cada um possui sua própria cultura e trajetória, com pontos de inflexão e desafios para a adoção do DevSecOps. Daí a importância de entendermos esses aspectos para tornarmos o DevSecOps uma realidade automatizada para os negócios.”

A corrida para a digitalização acelerou em todos os aspectos dos negócios, e as organizações que digitalizaram melhor são as que estão progredindo. Muitas contam com empresas como a Progress para atender a todo o ciclo de vida do DevSecOps, desde o design até o desenvolvimento e a garantia operacional, incluindo gerenciamento seguro de infraestrutura de Nuvem híbrida, observabilidade total e alta disponibilidade.

O estudo “DevSecOps 2022: simplificando a complexidade em um mundo em mudança” foi conduzido pela Insight Avenue, empresa de pesquisa sediada no Reino Unido, especializada em tecnologia business-to-business. A equipe conduziu 606 entrevistas com tomadores de decisão em TI/Segurança/App Dev e DevOps em organizações com mais de 500 funcionários de 11 países da Europa, Ásia, América Latina e Estados Unidos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.