book_icon

Inflação segue como forte preocupação para CEOs e CIOs no mercado latino-americano

Como parte da agenda do TD Synnex LAC Inspire 2022, a IDC apresentou análise de tendências e impactos no setor de TIC. Segundo a consultoria, apesar de fortes turbulências causadas por crise financeira global, há oportunidades de crescimento

Inflação segue como forte preocupação para CEOs e CIOs no mercado latino-americano

Cancún, México – Durante a décima edição do TD Synnex LAC Inspire 2022, em 8 de novembro, o vice-presidente de Data & Analytics e diretor-geral da IDC para o México Diego Anesini, compartilhou dados importantes para fundamentar as tomadas de decisões em relação aos investimentos em tecnologia.

Apesar da inflação nos Estados Unidos subir abaixo do esperado – 0,4% no mês de outubro, segundo o último relatório da U.S. Bureau of Labour –, o índice acumula alta de 7.7% em 12 meses e tem impacto no restante do mundo, sendo a América Latina uma das regiões mais afetadas. Enquanto as demais regiões apresentam índices de inflação próximos aos 5% ao ano, a América Latina (excluindo a Argentina) apresenta uma média de 10% anuais.

Além do dado estadunidense, outros fatores como escassez de matéria-prima, gargalos logísticos e instabilidade política têm resultado direto no índice, segundo Anesini.

Aonde foi parar o orçamento?
A inflação, somada com a alta do dólar tem consumido a verba dos gestores de TI. Comparando dados de junho e outubro de 2022, há uma perda de aproximadamente 10% no poder de compra. De acordo com a IDC, a maioria das organizações tem aumentado o investimento para compensar essa perda para não afetar os projetos já existentes ou em curso. Isso quer dizer que, do planejamento anual de gastos, TI tem drenado recursos de outras áreas.

Investimentos em alta, acima do PIB
Cerca de 95% das organizações manterão ou aumentarão a verba destinada em TIC, sendo que apenas 5% decidiram reduzir o investimento. Conforme Anesini, da consultoria IDC, o início da pandemia trouxe mais capital em relação à novas formas de fazer negócios (presença online, modelo de trabalho híbrido, maior segurança nas transações eletrônicas etc.), que vai seguir seu curso de transformação digital para os próximos anos.

Enquanto a média de crescimento do PIB da América Latina não passa de 3%, a destinação de recursos para a tecnologia é quase três vezes maior.

Novos tempos, mesmos desafios
O executivo aponta que para os gargalos existentes, o ecossistema de TI deve adotar soluções criativas para superá-los. Os três principais desafios para a região continuam sendo a falta de mão de obra qualificada, os problemas de supply chain causados pela pandemia e a inflação.

Marcos Murata, vice-presidente de Vendor Management, Pre-Sales, Engineering e Marketing para a América Latina e Caribe da TD Synnex, complemeta a informação da IDC: “o ponto forte do evento é fomentar exatamente a colaboração entre as revendas para pensar em soluções em conjunto para driblar estes desafios. “Entre eles, o intercâmbio de experiências, voltar a atenção para soluções As a Service, Nuvem híbrida e treinamento constante dos profissionais de TIC para desenvolver suas habilidades”, aponta Murata.

O presidente da TD Synnex para as Américas, Michael Urban, agradeceu aos parceiros, clientes e fornecedores que se juntaram à companhia na conferência 2022, esta semana, que teve a casa cheia após dois anos sem um evento presencial. “Milhares de reuniões f2f nos últimos dias com grandes resultados para os nossos parceiros clientes e vendedores. Um agradecimento especial a todos os parceiros, fornecedores, patrocinadores, aos nossos colegas de trabalho e apoiantes para este incrível evento”, finalizou.

Saiba mais

TD Synnex aponta desafios para a TIC brasileira em 2023
Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.