book_icon

TD Synnex aponta desafios para a TIC brasileira em 2023

Na edição 2022 do Inspire LAC, evento que reúne fabricantes, revendas e clientes, a distribuidora cita pontos críticos a serem observados para o próximo ano

TD Synnex aponta desafios para a TIC brasileira em 2023

Cancún, MéxicoPlayers do negócio de IT na América Latina estão reunidos na décima edição do encontro – que acontece anualmente – com o objetivo de incentivar a troca de experiências entre eles e fomentar discussões sobre o futuro da tecnologia. São esperadas aproximadamente 550 pessoas entre parceiros, funcionários e fabricantes, sendo que 80 convidados são do Brasil, que alcançou número recorde de participação.

Segundo o diretor-geral da TD Synnex no Brasil, Humberto Menezes, são mais de 20 fabricantes de classe mundial, todos posicionados no quadrante mágico do Gartner. “Estamos orgulhosos de poder trazê-los, porque muitos deles trabalham na inovação que é responsável pela grande Transformação Digital da Indústria”, comenta.

As organizações estão buscando alternativas para vender, faturar e receber

Menezes destaca a importância deste tipo de iniciativa para desenvolver o mercado de TI no País. “Em apenas uma viagem, as fabricantes têm a chance de fortalecer o relacionamento com os revendedores, conhecendo profundamente as necessidades de cada cliente e negócio. Já os vendors se beneficiam por descobrir novos parceiros e expandir seu ecossistema. Compartilham experiências com os colegas que são competidores, porém há colaboração. É o que chamamos de partner-to-partner, um jogo de ganha-ganha”, cita o executivo.

Estarão presentes também analistas da International Data Corporation – IDC, para apresentar as avaliações individuais de cada país, como as tendências regionais para que as decisões do gestor de TI sejam tomadas em base a Dados confiáveis.

Qualificação profissional
Aa falta de mão de obra qualificada, tema recorrente entre os players é um dos três pontos críticos e desafios do setor brasileiro de revendas em 2023 destacados por Menezes, conforme seguem.
As empresas precisam garantir recursos humanos capacitados e que estejam adaptados à onda de transformação digital, já que o mercado exige conhecimento e certificações.

A saída para as revendas é manter atenção à busca destes talentos e estratégicas de retenção. Na TD Synnex, por exemplo, essas duas áreas são chave na companhia e se trabalha com um pipeline de mão de obra: treinar certa quantidade de pessoas, considerando que uma parte vai ser perdida.

Efeitos colaterais da pandemia
Crise mundial de supply chain afeta diretamente o fluxo de caixa. Há diferença de timing entre o que é vendido e faturado, o que gera revendas mais descapitalizadas. As organizações estão buscando alternativas para vender, faturar e receber, o que levam a ter em mente diversas modalidades de crédito, financiamento e maior controle financeiro.

Transformação digital das revendas
Há uma transformação em curso do modelo econômico de compra e venda. As revendas tradicionais ainda estão ligadas na modalidade de grandes investimentos para sustentar grandes projetos, isto é, o aporte de quantias altas no início do empreendimento que financia a aquisição de equipamentos, contratação da força de trabalho, instalação de infraestrutura etc.

Atualmente se observa uma guinada para pagamentos mensais ou anuais, sustentada pelo direcionamento do Capex para o Opex. O orçamento se volta para serviços, como o Software as a Service – Saas, o que exige maior controle no planejamento financeiro a médio e longo prazo e um novo perfil de venda e de consultor pré-vendas. Estas ações requerem decisões que nem sempre são fáceis de serem tomadas.

Em todos os casos, a TD Synnex conta um uma área de suporte de serviços, para apoiar as revendas para encontrar soluções para estas dificuldades. Menezes, porém, se mostra esperançoso com os resultados do encontro para o Brasil. “Espero que os participantes voltem energizados, otimistas e completos nas suas expectativas. Que aproveitem ao máximo e levem nossa mensagem para crescer seus negócios, aumentar a lucratividade, e expandir em áreas que ainda não estejam atuando”.

Acompanhe aqui no portal Infor Channel mais novidades sobre o TD Synnex Inspire LAC.

Daygo Murakami, correspondente de Infor Channel no México, está acompanhando o evento,
que acontece em Cancún, em 8 de novembro.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.