book_icon

Com apoio da Sensedia, Positivo Tecnologia investe em soluções de ensino

Suite Pedagógica e Hub. Educacional são ferramentas de aprendizagem que promovem avanços para um setor em transformação acelerada

Com apoio da Sensedia, Positivo Tecnologia investe em soluções de ensino

Com o apoio da Sensedia, a Positivo Tecnologia apresenta um ecossistema de soluções personalizadas para escolas. Por meio da sua unidade de negócios focada em educação, a Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, desenvolveu as Suites Pedagógicas e o Hub Educacional, com o intuito de oferecer soluções de ensino-aprendizagem de acordo com a necessidade de cada instituição de ensino. A Plataforma da Sensedia, que tem como parceiro estratégico a AWS (Amazon Web Services) funcionando como uma habilitadora de iniciativas digitais via as APIs.

Considerado a primeira plataforma de educação onde gestores das instituições de ensino podem combinar soluções tecnológicas voltadas a ajudar estudantes com dificuldade de aprendizado ou mesmo detectar talentos, incluindo futuros campeões de olimpíadas de diversas áreas do ensino, a combinação das Suites Pedagógicas e do Hub. Educacional oferece um serviço inédito ao integrar Inteligência Artificial, aplicativos e softwares de empresas que desenvolvem produtos digitais para o setor da educação. Além disso, o desenvolvimento dessas soluções já antecipa um movimento chamado open education, em que por meio de APIs, empresas podem colaborar entre si, trocando informações de forma segura sobre os clientes com o objetivo de desenvolver novas soluções, que neste caso, propiciam ajudar os estudantes no aprimoramento pedagógico.

O desenvolvimento de uma plataforma capaz de agregar várias soluções demanda um bom gerenciamento de APIs capazes de permitir a comunicação entre softwares com diferentes linguagens

Durante o projeto, a Sensedia atuou no processo de Transformação Digital com o desenvolvimento de APIs (interface de programação de aplicação), na consultoria para a integração das soluções e na comunicação entre os desenvolvimentos feitos na arquitetura de microsserviços, visando conectar as soluções dos parceiros educacionais entre si e com a própria Educacional, para formar as Suites Pedagógicas e o Hub. Educacional.

“A pandemia acelerou as mudanças no ambiente educacional, as APIs proporcionaram à Positivo Tecnologia desenvolver ferramentas que auxiliam profissionais de educação, pais e estudantes a enfrentarem os desafios do aprendizado. O desenvolvimento de uma plataforma capaz de agregar várias soluções demanda um bom gerenciamento de APIs capazes de permitir a comunicação entre softwares com diferentes linguagens. Colaborar com um projeto que ajudará no desenvolvimento e na democratização da educação é algo que nos deixa orgulhosos”, afirma Marcílio Oliveira, cofundador da Sensedia.

Inovando a trilha do aprendizado
As Suites Pedagógicas são um conjunto de softwares e aplicativos voltados para o mercado de educação e formada atualmente por mais de 30 EdTechs das disciplinas de português, matemática e STEAM (acrônimo em inglês para Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Foi desenvolvida pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, uma área da Positivo Tecnologia dedica a negócios para educação. Por meio da Suíte Pedagógica, é possível gerar relatórios de performance dos estudantes e esse desempenho será comparado com colegas da instituição. Com essas informações o corpo docente poderá desenvolver uma trilha de aprendizado nas Suites para ajudar o estudante.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação da Positivo Tecnologia, Leorys Colletes, o conteúdo das EdTechs podem ser combinadas através de suítes de soluções pelas instituições de ensino, de acordo com sua necessidade, possibilitando a customização da solução. “Além da comunicação e integração entre as EdTechs, desenvolvemos processo de Inteligência Artificial utilizando os Dados pedagógicos e de uso gerados pelos alunos e educadores, a IA é capaz de desenvolver trilha de aprendizado personalizadas aos estudante, prever como será o seu desenvolvimento. Já somos o maior hub de soluções digitais de ensino-aprendizado com mais de 5MM de usuários em nossa plataforma e buscamos ainda mais para contribuir com o processo de ensino-aprendizado do Brasil através da tecnologia ”, explica Colletes.

As Suítes Pedagógicas podem ser acessadas pelo Hub.Educacional, que integra em uma única plataforma todas as soluções tecnológicas que uma instituição de ensino utiliza como as EdTechs, agendas digitais, ferramentas de videoconferência, comunicação, Sistemas Acadêmicos, classes digitais além de outros aplicativos usados por educadores e estudantes. Esta solução funciona como um ecossistema de colmeia. Isso permite a integração de outras soluções como meios de pagamento, aplicativos de seguradoras e outros serviços. Ela está em operação desde 2019 e já é usada por estudantes de instituições de ensino públicas e privadas em todo Brasil.

Acesso único e integrado
Além de congregar todas essas soluções, ao adotar o Hub Educacional, as instituições de ensino contam com uma ferramenta que facilita o dia a dia dos usuários por permitir o acesso a todas as soluções abrigadas nele por meio de um único login e senha, Face Id ou crachá. Ele também facilita o Compliance à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), já que a instituição de ensino não precisará fornecer informações dos alunos às diferentes aplicações usadas para dar suporte às aulas.

Leorys Colletes explica que com as soluções a empresa fomenta um novo formato na educação digital no Brasil. “O objetivo é que elas sejam usadas por alunos, educadores, gestores educacionais e pais das redes pública e privada de ensino, gerando oportunidades iguais de educação para todos”.

Sobre o papel da Sensedia, Colletes afirma que as soluções da organização foram fundamentais para integrar os serviços digitais. “Nós optamos pela empresa devido à sua expertise nesse mercado e identificamos que seria uma parceria valiosa para alcançarmos os objetivos estratégicos traçados de expandir a oferta das soluções para o mercado local e em breve internacional. Serão centenas de parceiros e para escalarmos as soluções com qualidade as APIs são fundamentais”.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.