A Semantix, empresa especializada em Big Data, Analytics e IA, irá disponibilizar cerca de 100 algoritmos via NFT (token não-fungível) ao longo de 2022. O movimento é disruptivo no segmento de tecnologia: apesar de os NFTs serem uma tendência celebrada em mercados como arte e games, esta é a primeira vez que os tokens são aplicados a algoritmos. Com a iniciativa, a Semantix pretende fomentar o ambiente de Metaverso e Web 3.0 na área de dados, em mais um movimento de inovação no setor.
Com o mercado NFT, algoritmos desenvolvidos ao longo de anos pelas equipes especializadas da Semantix estarão à disposição de empresas em diferentes estágios de maturação digital, favorecendo a aceleração digital a custo reduzido. Além disso, usuários da solução Semantix Data Platform (SDP) poderão oferecer algoritmos de sua autoria, em mais uma possibilidade de monetização da plataforma. A SDP é um produto completo para gestão de dados que, entre outras ferramentas, inclui sandbox para que cientistas de dados construam seus próprios algoritmos. Os algoritmos originados na SDP podem ser utilizados em diferentes outras plataformas.
A loja da Semantix já está disponível na plataforma OpenSea. A empresa irá oferecer cerca de 100 algoritmos proprietários, a uma proporção estimada de 10 novas ofertas por mês. Os algoritmos podem ser aplicados em diferentes tipos de empresas, como construção civil, administração pública, varejo, indústria e demais áreas. Outras ofertas também poderão ser disponibilizadas por usuários da SDP.
Novos mercados
Com a oferta de algoritmos via NFT, a Semantix reflete mais uma vez seu caráter disruptivo e pioneiro na indústria de tecnologia. E a empresa aposta na colaboração e pluralidade de atores para que o mercado seja cada vez mais próspero e inovador. “Os NFTs representam uma oportunidade de receita tanto para a Semantix quanto para os usuários da SDP. Isto já seria uma grande novidade, mas nosso maior objetivo ao oferecer algoritmos neste formato é fomentar a Web 3.0 e o Metaverso na área de dados. Queremos incentivar um ambiente criativo e atraente para empresas interessadas em ativos digitais e em todas as possibilidades que este novo mercado representa”, avalia Enio Moraes, DPO, CISO e diretor de Data Operations da Semantix.
A Semantix também almeja atrair novas empresas para este ambiente. “Esperamos que muitos agentes façam uso de nossos algoritmos. Eles são resultado de anos de trabalho de equipes altamente especializadas, e agora estão disponíveis para empresas a um custo acessível com tempo de implementação quase imediato. Nosso objetivo é que estes ativos colaborem para a digitalização de cada vez mais empresas”, finaliza.
O que são os NFTs
NFT é a sigla em inglês para o termo non fungible token – em português, “token não fungível”. Trata-se de um código com registro de transferência, o que garante sua legitimidade. A garantia dos NFTs é feita por Blockchain, base descentralizada, rastreável e considerada altamente segura – é o protocolo utilizado por bitcoins, por exemplo.
Diferentemente de outros ativos digitais, os NFTs têm autenticidade, ou seja, cada NFT é único e não pode ser dividido, reproduzido ou substituído. Assim, os certificados NFT possibilitam que os ativos digitais sejam colecionáveis e possam ter sua autenticidade atestada.
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