book_icon

O low code em expansão é um bom negócio tanto para profissionais quanto para as empresas

Uma recente pesquisa global sobre mercado de plataforma de desenvolvimento de baixo código (low code) Research And Markets sinalizou o aumento da demanda por digitalização de negócios e necessidade de menos dependência de profissionais de TI que impulsionam o crescimento.

Esta preocupação com a falta de profissionais de TI no mercado tem sido uma constante justificável, principalmente porque a velocidade com que as tecnologias avançam e os negócios se transformam, as organizações necessitam pensar em como contratar e manter o número de profissionais de TI necessários para a garantir a entrega contínua da digitalização dos seus processos de negócios e criação de aplicações de software que possam atender às suas demandas gerenciais.

Este estudo prevê um aumento acima de 30% nos investimentos no desenvolvimento low code e uma das principais razões para isso seriam as mudanças impostas pela pandemia da Covid-19, que levou as organizações a adotarem o trabalho remoto e aumento das atividades de comércio e prestação de serviços online, o que levaram a um aumento elevado da demanda por aplicativos para computadores e dispositivos móveis que entregar uma infinidade de serviços,desde o entretenimento, ensino remoto, entrega de produtos, entre outros.

O uso das plataformas de desenvolvimento low code está contribuindo para que as empresas – sejam elas iniciantes no mercado (startups) ou tradicionais – possam criar seus aplicativos móveis e sistemas para atender às novas demandas operacionais e de negócios, o que justifica esta estimativa de crescimento apontado por esta pesquisa da Research And Markets. Estas plataformas permitem – que mesmo com pouco conhecimento de programação – sejam criados aplicativos e softwares, com sua abordagem de simplificação da alta complexidade da atividade de programar.

Mesmo antes da pandemia, o aumento da Transformação Digital já vinha impulsionado o mercado de low code e as empresas de todos os segmentos estão cada vez mais fazendo uso desta abordagem para reduzir seu tempo e custo de desenvolvimento de software Com isso surge uma nova categoria de profissionais, o de desenvolvedores cidadãos. Ou seja, desenvolvedores que podem ser qualquer pessoa que não seja um nativo desenvolvedor de sistemas a criar sistemas de software e conseguir agregar um nível de conhecimento de negócios acima da média do que um tradicional codificador consegue agregar.

As vantagens do low code são inúmeras
A pesquisa também destaca que esta projeção de crescimento do desenvolvimento low code está baseado na capacidade das plataformas dedicadas a esta abordagem de oferecer maior escalabilidade e, quando executado na nuvem, oferece acesso a Dados 24 horas por dia, 7 dias por semana e redução de investimentos em TI.

Os analistas da Research And Markets estimam que nos próximos anos as pequenas e médias empresas (PMEs) se tornarão mais relevantes no mercado de fornecedores de plataformas de desenvolvimento low code, pois a proposta de redução de despesas e entrega mais rápida de aplicativos é ideal para que empresas de menor porte obtenham sucesso de mercado.

Ainda de acordo com os analistas, o setor de TI tem sido o maior usuário de low code, mas a tendência é que mais e mais empresas não tecnológicas adotem esta abordagem devido à facilidade que estas plataformas proporcionam, com custos financeiros menores e menor dependência de profissionais mais experientes.

Não apenas no futuro, mas hoje mesmo é visível notar o aumento da demanda por serviços, como integração e implantação de plataforma de desenvolvimento low-code, treinamento, consultoria e atualizações, aumentará mais rapidamente do que para as próprias soluções. O low code em expansão é um bom negócio tanto para os profissionais de TI quanto para as empresas no geral.

Por Rodney Repullo, CEO da Magic Software Brasil.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.