book_icon

IDC mantém a previsão para o mercado mundial de TI e serviços empresariais

A receita mundial de serviços de TI e negócios deve crescer 5,7% este ano e 5,2% em 2023, de acordo com o relatório Worldwide Semiannual Services Tracker

IDC mantém a previsão para o mercado mundial de TI e serviços empresariais

A receita mundial de serviços de TI e negócios deve crescer (em moeda constante) 5,7% este ano e 5,2% em 2023, de acordo com o relatório Worldwide Semiannual Services Tracker, da IDC. Na receita nominal em dólar com base no câmbio de hoje, o mercado crescerá 2% este ano, devido aos ventos contrários cambiais. O crescimento do mercado em 2022 representa um ligeiro aumento de 12 pontos base em relação à previsão de abril de 2022 da IDC. A taxa de crescimento anual composta (CAGR) de cinco anos agora é projetada em 5,2%, em comparação com a previsão anterior de 4,9%.

A IDC manteve suas perspectivas para o mercado mundial de serviços, mesmo em um cenário de recessão global. O crescimento do PIB mundial piorou desde março/abril e agora deve crescer apenas 2,7% este ano e 2,4% em 2023, com base nos números de agosto. Depois de ajustar certos segmentos geográficos e de mercado de acordo, a IDC continua cautelosamente otimista com base em resultados mais fortes do que o esperado de fornecedores nos dois primeiros trimestres deste ano (incluindo receitas, reservas e pipelines) e maiores efeitos residuais da pandemia no setor de TI (ou seja, local de trabalho híbrido, adoção de Nuvem etc.).

As perspectivas de mercado de curto e médio prazo da América Latina melhoraram acentuadamente neste ciclo: embora ainda desafiadas por incertezas econômicas e inflação crescente, as condições econômicas dos principais mercados latino-americanos melhoraram, graças ao aumento dos preços de commodities e energia

Por exemplo, no primeiro semestre de 2022, o crescimento médio ano a ano em moeda constante para os 20 principais fornecedores de serviços de TI e negócios foi superior a 9% (excluindo receitas de produtos e outros serviços, como serviços de engenharia). Isso foi combinado com reservas e pipelines saudáveis. Além disso, as empresas de serviços ainda não reduziram significativamente sua orientação de receita.

“Embora as condições econômicas das principais economias do mundo tenham piorado nos últimos meses, dadas as fortes receitas, reservas e outros indicadores principais dos fornecedores de serviços, o mercado mundial de serviços provavelmente continuará em sua atual trajetória de crescimento”, disse Xiao-Fei Zhang, diretor de Programa do IDC Worldwide Services Tracker. “Além disso, a ameaça real para os fornecedores pode ser do lado da oferta: com índices book-to-bill acima de 1,1 ou 1,15, atrito de 25% a mais e taxa de utilização chegando perto de 90%, algo tem que ceder. realmente ajudar os fornecedores a converter reservas em receita mais rapidamente, facilitando o mercado de trabalho”, observou.

A IDC ajustou ligeiramente para baixo sua taxa de crescimento de curto prazo para serviços profissionais: durante uma crise econômica, os gastos discricionários sofrerão mais, pois alguns projetos serão atrasados ​​ou adiados indefinidamente. Mas isso será parcialmente compensado pelo potencial de alta do lado da oferta. O impacto negativo será sentido principalmente na consultoria de negócios: a IDC reduziu suas taxas de crescimento no mercado de consultoria de negócios em 100 e 40 pontos base em 2022 e 2023, respectivamente. Preparada para crescer entre 6% e 8% nos próximos anos, a consultoria de negócios superará em muito o desempenho da economia geral.

O impacto recessivo nas receitas recorrentes também deverá ser mínimo a marginal. A IDC elevou a taxa de crescimento dos serviços gerenciados em 40 a 60 pontos base a cada ano, uma vez que os serviços gerenciados estarão mais protegidos de desacelerações econômicas porque são essenciais para os compradores. O preço também ajuda, pois os fornecedores estão cada vez mais capazes de repassar os aumentos salariais aos clientes em grandes contratos de terceirização.

Outras perspectivas

Dentro dos serviços gerenciados, os aplicativos continuam sendo o principal motor de crescimento, já que a pandemia adicionou bilhões de usuários digitais em todo o mundo quase da noite para o dia, esgotando o conjunto de talentos de desenvolvimento de software disponível em todo o mundo. Portanto, a IDC aumentou seu CAGR de cinco anos (em moeda constante) para gerenciamento de aplicativos de 4,5% para 5,2%. As perspectivas de mercado de terceirização relacionadas ao local de trabalho e infraestrutura também foram ajustadas moderadamente para cima, uma vez que a nuvem e o local de trabalho híbrido continuam a impulsionar um forte crescimento, embora sejam mercados de crescimento relativamente lento para começar.

Da mesma forma, a taxa de crescimento dos serviços de suporte foi ajustada para cima apenas ligeiramente no curto prazo, uma vez que as receitas de serviços de suporte dependem de contratos de vários anos e estão muito mais isoladas de declínios acentuados no envio de hardware.

Em termos geográficos, a IDC manteve amplamente suas perspectivas para as Américas. A previsão de longo prazo do Canadá permanece intacta, e a taxa de crescimento de curto prazo foi ajustada para refletir a velocidade de recuperação entre os principais fornecedores do Canadá. As perspectivas de mercado de curto e médio prazo da América Latina melhoraram acentuadamente neste ciclo: embora ainda desafiadas por incertezas econômicas e inflação crescente, as condições econômicas dos principais mercados latino-americanos melhoraram, graças ao aumento dos preços de commodities e energia. Isso é compensado por uma perspectiva um pouco mais fraca para o mercado dos EUA, onde uma recessão afetará principalmente a consultoria de negócios – seu CAGR de cinco anos foi ajustado para baixo em quase 110 pontos base (de 6,2% para 5,1%). No geral, o mercado dos EUA ainda deve crescer de 4% a 5% ano a ano nos próximos anos.

Serviço
www.idc.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.