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Medindo a eficácia do Procurement para melhorar a confiança do C-Suite

Estudo patrocinado pela SAP explora como as empresas e indústrias estão transformando as áreas de compras para atender aos desafios existentes e emergentes

Medindo a eficácia do Procurement para melhorar a confiança do C-Suite

Os líderes de negócios valorizam muito o impacto que as equipes de compras podem ter em suas organizações. Eles estão especialmente satisfeitos com a capacidade do setor de compras de lidar com riscos externos. No entanto, a confiança diminui quando eles consideram sua capacidade de colaborar internamente. Estas são algumas das conclusões de um novo estudo de pesquisa do Economist Impact, patrocinado pela SAP, chamado Decoding Confidence in the Procurement Function. O estudo entrevistou 500 executivos, incluindo diretores financeiros, diretores de operações, diretores de compras, diretores da cadeia de suprimentos e diretores de recursos humanos. O relatório explora como as empresas e indústrias estão transformando as aquisições para atender aos desafios existentes e emergentes.

Baber Farooq, vice-presidente sênior e chefe de Estratégia de Mercado da SAP Procurement Solutions, escreveu um artigo no blog da companhia comentando essa pesquisa. Segundo o executivo os pesquisadores descobriram que 69,6% dos entrevistados acreditam que os insights da função de compras são essenciais para implementar a estratégia de uma organização – um claro voto de confiança.

A pesquisa do Economist Impact descobriu que a experiência aprimorada do usuário (UX) foi a área número um em que os entrevistados planejavam usar tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina e Internet das Coisas (IoT)

No entanto, apenas metade (53,2%) dos entrevistados concorda que o setor de compras está efetivamente colaborando com o restante da organização para atender à visão da empresa; o número era menos da metade (47%) entre os diretores de operações (COOs), indiscutivelmente a posição mais bem posicionada para fazer essa avaliação devido à sua supervisão operacional. Os COOs também foram na linha de subordinação mais provável para as equipes de compras em 2022, com 33,5%, fornecendo a eles insights mais profundos sobre o desempenho da função.

“Quando os executivos foram questionados sobre sua confiança na capacidade de compras para gerenciar riscos internos, 34% concordaram fortemente. No entanto, os respondedores intermediários – os ‘concorda um pouco’ e ‘nem concorda nem discorda’ – apresentam motivos de preocupação. Vamos chamar esse grupo de ‘soldados de cerca’. Cerca de 64% de todos os entrevistados estavam em dúvida sobre a capacidade do setor de compras de gerenciar os riscos internamente”, observou Farooq.

Conquistando a confiança do C-Suite

Em um momento em que o setor de compras está tentando aumentar seu perfil no C-suite, contou Farooq, a confiança é essencial. Como o procurement trabalha para ganhar a confiança de seus stakeholders executivos, aqui estão cinco estratégias principais a serem consideradas:

Colaboração é a chave

“Eu diria que, para o setor de compras ganhar a confiança dos indecisos, a melhor coisa que pode fazer é colaborar proativamente com seus stakeholders executivos. Tradicionalmente, a função de compras tem sido muito boa em colaborar externamente com os fornecedores que buscam seus negócios. Mas não dá tanta atenção às equipes internas que contam com seus serviços e expertise. A aquisição precisa ser tão focada internamente quanto externamente”, observou Farooq..

Conheça a empresa onde ela está e não espere para se envolver

“Frequentemente, ouvimos reclamações de compras que são trazidas para o processo tarde demais – depois que as partes interessadas internas definiram o escopo e as especificações e identificaram um fornecedor preferencial. Isso limita a função a ser um redutor de preço, em vez de um direcionador de valor. Pense proativamente sobre como o procurement pode se envolver mais cedo com o negócio, não como o negócio pode se envolver mais cedo com o procurement”, aconselhou o executivo. “Torne uma prioridade aproximar-se das unidades de negócios às quais você oferece suporte e entender suas necessidades. Entre em contato com seus stakeholders e encontre-os cara a cara. Explique como eles podem se envolver com aquisições e pergunte como as partes interessadas gostariam de se envolver”, completou.

Derrube as barreiras

Frequentemente, a primeira introdução de um executivo interessado em compras é um site da Web repleto de políticas e regras. A realidade é que o processo de aquisição envolve necessariamente uma série de aprovações e, às vezes, rejeições. “Por sua vez, os profissionais de compras precisam trabalhar com as partes interessadas para entender como esse processo afeta os resultados do negócio. Você não pode alterar regras e políticas instantaneamente. Mas você pode trabalhar com suas partes interessadas para encontrar maneiras de quebrar barreiras e tornar o processo mais simples para alcançar os melhores resultados possíveis para o negócio”, disse Farooq.

Envolva-se com o negócio desde o início para lidar com os riscos internos

Trabalhe em colaboração com as partes interessadas executivas para lidar com os riscos internos que a aquisição normalmente gerencia. Esses incluem:

Iniciativas estratégicas: quais são os planos da unidade de negócios para os próximos 12 a 18 meses? Como eles afetarão o que a empresa precisa adquirir? Como os planos evoluirão nos próximos anos? Os mercados externos podem acompanhar as necessidades do negócio?
Alinhamento da organização: as unidades de negócios podem ter prioridades diferentes em relação à economia de custos, redução de riscos, conformidade, sustentabilidade e eficiência. Como eles são conciliados e o que isso significa para a aquisição?

Estratégias de terceirização e terceirização: as pesquisas Economist Impact de 2022 e 2023 , patrocinadas pela SAP, identificaram a mudança nos modelos operacionais de negócios como uma prioridade fundamental. Compreender como a terceirização e a terceirização ajudam a lidar com essas prioridades é fundamental.

Relacionamentos internos: como diferentes departamentos impactam uns aos outros? Quais são seus relacionamentos e quem são os influenciadores?

Visões prospectivas: quais projetos serão os próximos e quais serão interrompidos?

Melhore a experiência de compras para compradores internos

“Até agora, nos concentramos em garantir a confiança por meio da colaboração com as partes interessadas executivas. Mas a opinião diária dos compradores internos pode ter um impacto significativo nas atitudes do C-suite. Essas são as pessoas que compram suprimentos comerciais ou um novo laptop ou serviços de impressão segura”, observou Farooq.

A pesquisa do Economist Impact descobriu que a experiência aprimorada do usuário (UX) foi a área número um em que os entrevistados planejavam usar tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA), aprendizado de máquina e Internet das Coisas (IoT), com 34% de respondentes selecionando esta opção. Ao mesmo tempo, metade dos executivos citou a gestão de pessoas/relacionamento como vital para a melhoria de UX para compras.

“Hoje em dia, compradores como este estão familiarizados com a facilidade de comprar online e desejam a mesma experiência para suas compras comerciais. A tecnologia de aquisição, como o recurso de compra guiada nas soluções SAP Ariba, pode proporcionar essa experiência. E agora, a capacidade de compra 360, demonstrada no SAP Sapphire em 2023, está trazendo novos serviços para tornar a compra mais preditiva, personalizada e sustentável. Esses recursos podem ser configurados para incorporar políticas de aquisição para garantir que os compradores internos estejam comprando itens que estejam em conformidade com as políticas corporativas – de forma transparente para o comprador”, comentou o executivo.

Para finalizar, Farooq disse que aumentar a confiança no C-suite, o procurement deve mostrar que pode trabalhar dentro do negócio para lidar com riscos internos e criar valor. Tudo começa com a colaboração. As equipes de compras precisam atender seus stakeholders internos onde quer que estejam e quebrar as barreiras que os impedem de alcançar os melhores resultados para o negócio.

Serviço
www.sap.com

 

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