
Os ataques de negação de serviço, ou Distributed Denial of Service – DDoS, existem há mais de 20 anos, mas continuam a fazer cada vez mais vítimas, principalmente em decorrência da inundação de phishings, que segundo o Anti-Phishing Working Group – APWG, totalizaram 1.097.811, apenas no segundo trimestre de 2022.

Além disso, qualquer leigo pode comprar na Dark Web um ataque DDoS por apenas cinco dólares a hora, que vai causar um impacto, ocasionado pela queda de sites, de mais de 100 mil dólares, por um prazo de apenas uma hora fora do ar, dando um excelente retorno financeiro para os cibercriminosos.
Os ataques DDoS tiveram um aumento acentuado de 205%, no primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. A maior alta dos últimos quatro anos. A informação é da pesquisa Global DDoS Landscape Report, para o primeiro semestre de 2022, realizada pela NSFocus, líder global de rede e de cibersegurança, cujas soluções são distribuídas pela CLM.
Soluções para o trabalho remoto e IoT infectadas somaram 97% dos ataques
Outro dado preocupante, avalia Camargo, é que 51% dos bots estavam em softwares e aplicativos, usados para possibilitar o trabalho remoto, tais como como VPNs, Famatech, Radmin (software de controle remoto), armazenamento conectado à rede e Kubernetes (sistema de gerenciamento de cluster de contêiner de código aberto). E 46% em dispositivos IoT infectados como roteadores domésticos, câmeras e outros.

A NSFocus conclui que a transformação digital, tecnologias em rápida evolução, impactos de pandemias e turbulência política intensificam os desafios de segurança, razão pela qual as empresas enfrentam uma situação difícil. “Cada organização e indivíduo deve assumir a responsabilidade de tornar o mundo digital seguro”, analisa a empresa.
O estudo descobriu que ataques da ordem de Terabytes não são mais tão raros. Desde abril de 2022, a NSFocus detectou, por três meses consecutivos, um pico de ataques que ultrapassaram um terabit por segundo. Segundo a empresa, com recursos adequados, lançar ataques DDoS de nível de Tb não é mais uma tarefa difícil para os invasores. Para se ter uma ideia, mais de 40 ataques DDoS, maiores que 100 Gpbs, aconteceram por dia, no período.
Outros destaques do relatório mostram que o Sudeste Asiático foi a região que sofreu mais ataques DDoS e a inundação de UDP (User Datagram Protocol) foi o vetor mais usado nessas investidas. O pior é que os invasores têm mudado sua estratégia, de modo a inundar o destino com tráfego difícil de se distinguir do legítimo. Além disso, o Mirai foi o botnet mais perigoso e com o maior número de bots, sendo responsável por mais de 60% dos ataques DDoS. Lembrando que 87% dos ataques DDoS duram em menos de uma hora.
A CLM é um distribuidor latino-americano, de valor agregado, com foco em segurança da informação, proteção de dados, infraestrutura para data centers e cloud. Com sede em São Paulo, a empresa possui coligadas nos Estados Unidos, Colômbia, Peru.
Além de extensa rede de VARs na América Latina e experiência no mercado, a CLM está constantemente em busca de soluções inovadoras e disruptivas para fornecer cada vez mais valor para seus Canais e seus clientes.
A NSFocus, empresa global em rede e cibersegurança, protege empresas e operadoras de telecomunicações contra ataques cibernéticos avançados. A estratégia de segurança híbrida da empresa utiliza soluções de segurança na nuvem e no local, construídas sobre uma base de inteligência de ameaças globais em tempo real. A solução da companhia fornece proteção multicamada, unificada e dinâmica para mitigar ataques DDoS, segurança web e contra ameaças cibernéticas avançadas.
O braço de pesquisa, o NSFocus Security Labs, é um centro de pesquisas técnicas, cuja inteligência global rastreia, analisa e identifica novas vulnerabilidades de rede e tendências de segurança.
Serviço
www.clm.international
//nsfocusglobal.com/
Relatório Global DDoS Landscape – //nsfocusglobal.com/pt-br/company-overview/resources/h1-2022-global-ddos-attack-landscape/

Leia nesta edição:

CAPA - TECNOLOGIA
Arquitetura neuromórfica, a plataforma inspirada no cérebro humano

MERCADO
O bom negócio da locação de equipamentos de TI

SEGURANÇA DIGITAL
Dilemas e oportunidades de blockchain para identidade
EXCLUSIVA DIGITAL

VERSÃO LATAM
Agora a versão digital também é LATAM
Baixe o nosso aplicativo














