book_icon

Oracle lança o Network Analytics Suite, pacote para análise de redes 5G

Com a oferta, as operadoras podem identificar rapidamente anomalias que podem causar falhas catastróficas nas funções da rede e afetar o atendimento ao cliente

Oracle lança o Network Analytics Suite, pacote para análise de redes 5G

A Oracle lançou o Oracle Network Analytics Suite, novo portfólio de soluções analíticas nativas da Nuvem que combina dados de função de rede com aprendizado de máquina e Inteligência Artificial para ajudar as operadoras a tomarem decisões mais informadas e automatizadas sobre o desempenho e a estabilidade de todo o núcleo da rede 5G. A primeira oferta do pacote, o Oracle Communications Network Data Analytics Function, já está disponível. Com a oferta, as operadoras podem identificar rapidamente anomalias que podem causar falhas catastróficas nas funções da rede e afetar o atendimento ao cliente.

Construir uma vantagem competitiva requer não apenas um gerenciamento de operações eficaz, mas também uma visão avançada sobre o comportamento da rede

“Incentivar a inovação com insights de dados confiáveis ​​e análises enriquecidas é fundamental para competir no mercado de hoje, pois muda a forma como os provedores de serviços podem obter maior eficiência de custos, melhorar a qualidade do serviço e criar novos fluxos de receita”, disse Andrew Morawski, vice-presidente sênior e gerente-geral da Oracle Communications Networks. “Nosso 5G Network Analytics Suite aproveita a experiência de Nuvem e rede da Oracle em um poderoso conjunto de ferramentas que ajuda as operadoras a gerenciar e otimizar melhor suas redes 5G”, afirmou.

Com base nos princípios da Cloud Native Computing Foundation (CNCF) e com suporte aos padrões 3GPP, o Network Data Analytics é uma arquitetura baseada em microsserviços em contêiner e gerenciada pelo Kubernetes. Ele serve como um repositório chave de dados e análises com interfaces padrão para armazenar e compartilhar informações que podem dar suporte a casos de uso em toda a rede 5G.

A oferta agrega dados históricos e em tempo real, como medições de sinalização de controle, estado das funções da rede, congestionamento e qualidade de serviço, tudo em um painel intuitivo. Ao aplicar aprendizado de máquina, análise preditiva e IA a esses dados, os provedores de serviços podem entender melhor o desempenho de seu núcleo 5G e tomar melhores decisões sobre quaisquer ações que precisem ser tomadas. Isso permite que as operadoras agilizem as operações e o planejamento de rede com base em insights gerados a partir de eventos atuais, previstos e até simulados em sua rede.

Com a oferta, os CSPs podem criar automação em aplicativos para monitorar e auditar componentes de software. Isso oferece suporte à detecção de anomalias para evitar eventos como falha de função de rede que podem resultar na degradação da qualidade da rede. A oferta também pode oferecer suporte à monetização da rede com compartilhamento de dados e insights para desenvolvedores terceirizados para criar novos serviços.

E como é baseado em interfaces de padrão aberto e oferece suporte a ambientes públicos e privados e implementações em várias Nuvens, a função de rede é interoperável e acessível, independentemente do tamanho da rede ou do ecossistema das funções principais da rede em uso. Isso é particularmente útil para provedores de serviços que buscam uma estratégia de análise em toda a empresa, que pode implementar a oferta para ir além dos casos de uso 3GPP predefinidos e trabalhar com soluções de análise mais amplas.

“Os provedores de serviços de comunicação são desafiados pelos níveis de complexidade que a nova tecnologia traz à tona. Construir uma vantagem competitiva requer não apenas um gerenciamento de operações eficaz, mas também uma visão avançada sobre o comportamento da rede”, disse Karl Whitelock, vice-presidente de Pesquisa, Operações e Monetização de Provedores de Serviços de Comunicações da IDC. “Acessar oportunidades de negócios voltadas para empresas e criar valor em novos setores vai muito além dos serviços tradicionais de conectividade. A análise de nível de rede deve desempenhar um papel importante no atendimento às necessidades de solução definidas pelo cliente”, finalizou.

Serviço
www.oracle.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.