book_icon

Empresas adotam Nuvem híbrida, mas falham no gerenciamento, diz estudo da IBM

Mais de 77% dos entrevistados adotaram uma abordagem de Nuvem híbrida, mas a maioria está lutando com a complexidade para fazer com que todos os seus ambientes funcionem em conjunto

Empresas adotam Nuvem híbrida, mas falham no gerenciamento, diz estudo da IBM

Uma nova pesquisa global da IBM revelou que mais de 77% dos entrevistados adotaram uma abordagem de Nuvem híbrida que pode ajudar a impulsionar a Transformação Digital, mas a maioria das organizações está lutando com a complexidade para fazer com que todos os seus ambientes de Nuvem funcionem em conjunto. À medida que as organizações enfrentam lacunas de habilidades, desafios de segurança e obstáculos de conformidade, menos de um quarto dos entrevistados em todo o mundo gerenciam seus ambientes de Nuvem híbrida de forma holística – o que pode criar pontos cegos e colocar os dados em risco.

O IBM Transformation Index: State of Cloud, encomendado pela IBM e conduzido pela empresa de pesquisa independente The Harris Poll, foi criado para ajudar as organizações a mapear sua transformação na Nuvem e capacitá-las a autoclassificar seu progresso. Construído sobre uma base que aproveita insights de profissionais de Nuvem experientes, as empresas podem usar o Index para obter métricas mensuráveis ​​que podem ajudar a quantificar seu progresso e descobrir áreas de oportunidade e crescimento. A pesquisa ouviu mais de 3 mil tomadores de decisão de negócios e tecnologia de 12 países, incluindo o Brasil, e em 15 setores, entre serviços financeiros, manufatura, governo, telecomunicações e saúde, para entender onde as organizações estão avançando ou apenas emergindo em suas jornadas de transformação.

No Brasil, as ameaças cibernéticas são uma preocupação ainda maior para a inovação do ecossistema – 51% dizem que os riscos de segurança cibernética representam um grande desafio para as empresas que desejam integrar parceiros do ecossistema de negócios em ambientes de Nuvem

O Índice aponta para uma forte correlação entre a adoção da Nuvem híbrida e o progresso na Transformação Digital. Na verdade, 71% dos entrevistados acham que é difícil realizar todo o potencial de uma Transformação Digital sem ter uma sólida estratégia de Nuvem híbrida em vigor. Ao mesmo tempo, apenas 27% dos pesquisados ​​possuem as características necessárias para serem considerados “avançados” em sua transformação. Então, por que a desconexão? Uma amostra das descobertas inclui:

Conformidade: as empresas acreditam que garantir a conformidade na Nuvem é atualmente muito difícil – especialmente porque vemos a aplicação de requisitos regulatórios e de conformidade esquentar em todo o mundo.

Segurança: embora as empresas tenham adotado uma variedade de técnicas de segurança para proteger as cargas de trabalho na Nuvem, as preocupações com a segurança ainda permanecem.

Habilidades: à medida que as organizações enfrentam a realidade da escassez de talentos, elas não conseguem implementar uma estratégia holística de Nuvem híbrida – o que pode criar lacunas na segurança e conformidade e causar riscos em ambientes de Nuvem.

“À medida que vemos os requisitos regulatórios crescerem em todo o mundo, a conformidade é a principal preocupação dos líderes de negócios. Essa preocupação é ainda maior para aqueles em setores altamente regulamentados. Mas, ao mesmo tempo, eles enfrentam um cenário de ameaças crescente – que exige holística gerenciamento de seus ambientes Multicloud para evitar os riscos de um ‘Frankencloud’ – um ambiente tão desconectado que é difícil navegar e pode ser quase impossível de proteger, principalmente contra riscos de terceiros e de terceiros”, disse Howard Boville, chefe da IBM Cloud Platform. “Uma estratégia de integração para reunir essas peças diferentes é o que acreditamos que separa os líderes do resto do pacote – a alternativa é pagar o preço do Frankencloud”, comentou.

“O principal valor da Nuvem para as empresas é o acesso rápido a tecnologias inovadoras, fontes de dados e aplicativos necessários para navegar pelas interrupções atuais e transformar os negócios. Nenhuma Nuvem individual pode atender a todos os requisitos de uma empresa, portanto, ela deve ser capaz de usar e controlar com eficácia ativos de Nuvem híbrida em muitos locais. A IBM, com seu foco em fornecer uma estratégia holística de Nuvem híbrida, está bem posicionada para ajudar as organizações a lidar com as complexidades de segurança, gerenciamento de dados e conformidade que podem impedi-las de aproveitar ao máximo a inovação em Nuvem”, diz Rick Villars, vice-presidente do Grupo de Pesquisa Mundial da IDC.

O 2022 IBM Transformation Index: State of Cloud revelou:

A falta das habilidades certas está inibindo o progresso
Quando se trata de gerenciar seus aplicativos em Nuvem, 69% dos entrevistados dizem que sua equipe não possui as habilidades necessárias para ser proficiente. Este é um grande obstáculo para a inovação, com mais de um quarto dos entrevistados dizendo que a escassez de habilidades e talentos está impedindo os objetivos de Nuvem de seus negócios. Os efeitos não param por aqui – essas limitações também estão impedindo as organizações de alavancar o poder das parcerias. Mais de um terço dos entrevistados dizem que a falta de habilidades técnicas os impede de integrar os parceiros do ecossistema em ambientes de Nuvem. Esse desafio é ainda maior nos EUA, onde quase 40% admitem essa falta de habilidades – apontando para a necessidade de talento.

A exposição a ameaças cibernéticas continua à espreita apesar da adoção de técnicas de segurança
Embora mais de 90% dos serviços financeiros, telecomunicações e organizações governamentais que responderam tenham adotado ferramentas de segurança como recursos de computação confidencial, autenticação multifator e muito mais, permanecem lacunas que impedem as organizações de impulsionar a inovação. Na verdade, 32% dos entrevistados em geral citam a segurança como a principal barreira para cargas de trabalho integradas em ambientes e mais de um quarto dos entrevistados concorda que as preocupações com segurança representam um obstáculo para atingir suas metas de negócios na Nuvem.

As preocupações com a segurança podem até impedir as organizações de liberar todo o potencial das parcerias. Como possíveis lacunas de segurança podem causar riscos de terceiros e de terceiros, os entrevistados dizem que a governança de dados (49%) e a segurança cibernética (47%) são os principais desafios para integrar totalmente seu ecossistema de negócios à nuvem. No Brasil, as ameaças cibernéticas são uma preocupação ainda maior para a inovação do ecossistema – 51% dizem que os riscos de segurança cibernética representam um grande desafio para as empresas que desejam integrar parceiros do ecossistema de negócios em ambientes de Nuvem.

Os requisitos regulatórios e de conformidade permanecem no centro das atenções, fazendo com que os negócios parem
Com as regulamentações em alta, os desafios de conformidade também preocupam, tanto que 53% dos entrevistados acreditam que garantir a conformidade na Nuvem é atualmente muito difícil e quase um terço cita questões de conformidade regulatória como uma barreira importante para integrar cargas de trabalho em ambientes de TI públicos e privados. Nos serviços financeiros, por exemplo, mais de um quarto dos entrevistados concorda que atender aos requisitos do setor os impede de atingir totalmente seus objetivos de Nuvem. Esses desafios abrangem todo o mundo e são especialmente prevalentes em países como Cingapura, China, Índia e Japão.

Nova ferramenta

Com base no Índice, a IBM lançará uma ferramenta interativa para servir como fonte contínua de feedback para as organizações medirem seu progresso de transformação. Com a capacidade de ajudar as empresas a avaliar como elas se saem em relação a outras, a ferramenta permitirá que elas identifiquem áreas onde a transformação está paralisada e onde ela pode estar se destacando – desbloqueando a capacidade de diagnosticar e agir com eficiência mesmo em relação à complexidade do mundo real. transformação em Nuvem.

A IBM disponibilizará publicamente a ferramenta IBM Transformation Index: State of Cloud nos próximos meses, com o objetivo de fornecer aos líderes de negócios insights valiosos de benchmarking que podem informar suas estratégias de Nuvem híbrida. O IBM Institute for Business Value (IBV) também publicou um novo relatório, ” A Comparative Look at Enterprise Cloud Strategy “, com um guia de ação sobre como os líderes podem usar o Índice para ajudar a promover a Transformação Digital de suas organizações.

Serviço
www.ibm.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.