book_icon

Empresas buscam consolidar seus fornecedores de segurança, diz Gartner

Os líderes de segurança e gerenciamento de risco estão cada vez mais insatisfeitos com as ineficiências operacionais e a falta de integração de uma pilha de segurança heterogênea

Empresas buscam consolidar seus fornecedores de segurança, diz Gartner

Uma pesquisa recente do Gartner descobriu que 75% das organizações estão buscando a consolidação de fornecedores de segurança em 2022, bem acima dos 29% registrados em 2020. “ Os líderes de segurança e gerenciamento de risco estão cada vez mais insatisfeitos com as ineficiências operacionais e a falta de integração de uma pilha de segurança heterogênea”, disse John Watts, VP Analyst do Gartner. “Como resultado, eles estão consolidando o número de fornecedores de segurança que usam”, explicou.

A pesquisa descobriu que 57% das organizações estão trabalhando com menos de 10 fornecedores para suas necessidades de segurança, pois procuram otimizar para menos fornecedores em áreas-chave, como SASE (Secure Access Service Edge) e XDR (Extended Detection and Response).

O SASE fornece acesso corporativo seguro, enquanto o XDR se concentra na detecção e resposta a ameaças por meio de maior visibilidade em redes, Nuvem, endpoints e outros componentes

A pesquisa foi realizada online durante março e abril de 2022 com 418 entrevistados da América do Norte, Ásia-Pacífico e EMEA. Seu objetivo era determinar os esforços e prioridades de consolidação do fornecedor de segurança das organizações e os direcionadores e benefícios dos esforços de consolidação.

A pesquisa descobriu que as organizações desejam consolidar seus fornecedores de segurança para reduzir a complexidade e melhorar a postura de risco, não para economizar no orçamento ou melhorar a aquisição. Segundo o relatório, 65% das organizações pesquisadas esperam melhorar sua postura geral de risco, e apenas 29% dos entrevistados esperam gastos reduzidos com licenciamento.

“A otimização de custos não deve ser o principal fator para a consolidação do fornecedor”, disse Watts. “As organizações que buscam otimizar custos devem reduzir produtos, licenças e recursos ou, em última análise, renegociar contratos”, completou.

As organizações que ainda não buscaram a consolidação de fornecedores de segurança indicaram que os dois principais impedimentos para a consolidação eram restrições de tempo e ter uma parceria de fornecedor muito rígida (34% dos entrevistados para cada resposta).

SASE e XDR são oportunidades 

Processos de compras demorados ou solicitações de propostas estão permitindo ofertas consolidadas, como XDR para endpoints e SASE para conectividade de Borda e segurança com integração no back-end.

A pesquisa constatou que 41,5% dos entrevistados planejam adotar o SASE em suas organizações até o final de 2022, enquanto 54,5% das organizações planejam adotar o XDR até o final de 2022.

“Os líderes de segurança e gerenciamento de risco devem considerar XDR e SASE como opções atraentes para iniciar sua jornada de consolidação”, disse Dionisio Zumerle , VP Analyst do Gartner. “O SASE fornece acesso corporativo seguro, enquanto o XDR se concentra na detecção e resposta a ameaças por meio de maior visibilidade em redes, Nuvem, endpoints e outros componentes”, observou.

Na verdade, a pesquisa descobriu que 57% das organizações resolveram ameaças de segurança mais rapidamente após implementar uma estratégia de XDR. Mais da metade das organizações pesquisadas usam projetos SASE para simplificar o gerenciamento de políticas de rede e segurança e melhorar a postura de segurança.

“Enquanto 89% das organizações pesquisadas desejam que o SASE e o XDR trabalhem juntos, os líderes de segurança e gerenciamento de risco geralmente optam por mantê-los distintos um do outro, mas garantindo que possam interoperar”, disse Zumerle. “Esta é uma abordagem validada por 46% das organizações pesquisadas, que permite flexibilidade para selecionar a melhor funcionalidade da categoria.”

“Os líderes de segurança e TI devem planejar pelo menos dois anos para a consolidação, pois leva tempo para consolidar efetivamente e considerar os custos de troca de fornecedores estabelecidos”, disse Watts. “Também é importante antecipar a interrupção de fusões e aquisições de fornecedores, pois o mercado de segurança está sempre se consolidando, mas nunca consolidado”, concluiu.

Serviço
www.gartner.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.