Um novo estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), chamado Own Your Transformation, revela como os Chief Supply Chain Officers (CSCOs) estão enfrentando desafios significativos da cadeia de suprimentos causados pela pandemia global de Covid-19, inflação, mudanças climáticas e eventos geopolíticos, e como eles planejam preparar suas cadeias de suprimentos para o futuro.
A pesquisa com 1,5 mil CSCOs e Chief Operating Officers (COOs) revela que eles estão aumentando os investimentos em automação, IA e fluxos de trabalho inteligentes, ecossistemas e sustentabilidade, e estão reimaginando suas operações de cadeia de suprimentos.
“Para combater efetivamente os estressores sem precedentes da cadeia de suprimentos, como a inflação, é imperativo que os CSCOs se concentrem no uso de iniciativas de análise, IA e automação para construir cadeias de suprimentos inteligentes, resilientes e sustentáveis”, disse Jonathan Wright, sócio-gerente global de Consultoria, Serviços de Sustentabilidade e Transformação Global de Negócios da IBM. “Automação e IA podem permitir que CSCOs e suas organizações coletem dados, identifiquem riscos, validem documentação e forneçam trilhas de auditoria, mesmo em períodos de alta inflação, enquanto também gerenciam seu consumo de carbono, resíduos, energia e água”, comentou.
Os principais resultados do estudo mostram que:
Os CSCOs estão adotando tecnologias de IA e automação para fornecer interconectividade com parceiros e fornecedores e permitir operações sustentáveis e previsibilidade
– Quase metade (47%) dos CSCOs pesquisados disseram que introduziram novas tecnologias de automação nos últimos dois anos – uma abordagem que pode adicionar previsibilidade, flexibilidade e inteligência às operações da cadeia de suprimentos, e estão usando IA para ajudar a monitorar e acompanhar o desempenho.
A sustentabilidade é um desafio e uma força de mudança
– Os CSCOs pesquisados classificam a sustentabilidade como seu terceiro maior desafio nos próximos anos, perdendo apenas para interrupções na cadeia de suprimentos e infraestrutura de tecnologia.
– 52% colocam a sustentabilidade no topo ou perto do topo de sua lista de prioridades.
– 50% relatam que seus investimentos em sustentabilidade acelerarão o crescimento dos negócios.
– Eles nos dizem que sofrem a pressão mais direta pela transparência da sustentabilidade de: investidores (56%), membros do conselho (50%) e clientes (50%).
” Os Inovadores “: 20% dos entrevistados se destacam por acelerar sua inovação baseada em dados para se preparar para um futuro precário, e esse grupo já está superando seus pares em métricas-chave, incluindo relatórios de crescimento de receita anual 11% maior. Eles são:
– Integrando fluxos de trabalho automatizados em funções organizacionais e com seus parceiros para visibilidade, insights e ação em tempo real (95% a mais do que outros CSCOs).
– Modernizando sua infraestrutura de tecnologia – 56% estão atualmente operando em Nuvem híbrida e 60% estão investindo em infraestrutura digital para dimensionar e agregar valor.
– Ampliando suas iniciativas de sustentabilidade, criando novos produtos e serviços. 58% veem oportunidades para melhorar o envolvimento do cliente por meio de imperativos de sustentabilidade.
– Foco mais profundo na segurança cibernética (quase 20% a mais do que outros CSCOs).
Serviço
www.ibm.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo