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Remessas de PCs caem 7,3% no trimestre e somaram 77,5 mi, afirma Gartner

Foi um trimestre desafiador para o mercado de PCs e chromebooks manter o ritmo, já que no ano passado o segmento registrou seu maior crescimento em décadas

Remessas de PCs caem 7,3% no trimestre e somaram 77,5 mi, afirma Gartner

As remessas mundiais de PCs totalizaram 77,5 milhões de unidades no primeiro trimestre de 2022 (1T22), uma queda de 7,3% em relação ao mesmo período de 2021, de acordo com resultados preliminares do Gartner. Segundo o relatório, uma queda acentuada nas vendas de chromebooks contribuiu significativamente para o declínio geral do mercado. “Após um aumento sem precedentes do chromebook em 2020 e no início de 2021, impulsionado pela demanda do mercado educacional dos EUA, o crescimento deste tipo de equipamento diminuiu”, disse Mikako Kitagawa, diretor de Pesquisa do Gartner. “Foi um trimestre desafiador para o mercado de PCs e chromebooks alcançar crescimento, já que no ano passado o mercado de PCs registrou seu maior crescimento em décadas”, observou.

Este trimestre marcou o sexto período consecutivo de crescimento da Dell, alcançado em parte devido à presença relativamente pequena da empresa nos segmentos de chromebooks e PCs de consumo em declínio

Excluindo os chromebooks, o mercado mundial de PCs cresceu modestos 3,3% ano a ano. Além do enfraquecimento das vendas dos chromebooks, a desaceleração da demanda do consumidor contribuiu para a tendência de queda do mercado, à medida que os gastos discricionários se afastavam dos dispositivos. Os PCs de negócios, no entanto, tiveram crescimento no primeiro trimestre de 2022, pois o trabalho híbrido e o retorno aos escritórios criaram demanda por dispositivos desktop.

Os três principais fornecedores do mercado mundial de PCs permaneceram inalterados no primeiro trimestre de 2022, com a Lenovo mantendo o primeiro lugar no ranking em remessas com 18,2 milhões de unidades vendidas no período e 23,6% de participação de mercado. A HP vem em seguida, com 15,8 milhões de PCs vendidos e 20,5% de market share. A terceira colocação ficou com a Dell, com 13,7 milhões de unidades (17,7%). A Apple ficou na quarta posição com pouco mais de 7 milhões de unidades vendidas (9%), seguida da Asus e Acer, ambos com pouco mais de 5,5 milhões de PCs entregues.

A Lenovo e a HP sofreram impactos significativos com a queda nas vendas de chromebooks no primeiro trimestre. A Lenovo foi afetada pela desaceleração das vendas nos EUA, mas esse declínio foi moderado por seu crescimento na América Latina e Ásia-Pacífico. A HP priorizou os chromebooks nos últimos anos, mas diminuiu seu foco no segundo semestre de 2021, levando a um declínio significativo nas remessas gerais no primeiro trimestre de 2022.

A Dell alcançou um crescimento de remessas ano a ano no primeiro trimestre, apesar das contínuas restrições de fornecimento no mercado empresarial. Este trimestre marcou o sexto período consecutivo de crescimento da Dell, alcançado em parte devido à presença relativamente pequena da empresa nos segmentos de chromebooks e PCs de consumo em declínio.

A Apple continuou seu impulso para começar este ano, liderada pela popularidade dos dispositivos Mac baseados em M1. No primeiro trimestre, a Apple lançou o Mac Studio, um modelo de desktop premium baseado em M1, impulsionando as vendas entre usuários de PC que exigem alto poder de processamento.

Visão regional

Os EUA tiveram o impacto mais significativo das vendas enfraquecidas de chromebooks, com as remessas gerais de PCs caindo 16,5% ano a ano na região. Enquanto o mercado de PCs de consumo se abrandou em comparação com um ano atrás, o mercado de PCs de negócios dos EUA teve um crescimento devido a uma economia forte e um número crescente de novos negócios entrando no mercado.

A Dell garantiu o primeiro lugar no mercado de PCs dos EUA com base em remessas com 27,1% de participação de mercado, enquanto a HP seguiu com 22,7% de participação

O mercado de PCs da EMEA diminuiu 6,3% ano a ano, atingindo 22,5 milhões de unidades. Além da fraca demanda de chromebooks, a invasão da Ucrânia pela Rússia teve um impacto significativo nas vendas de PCs da região. “Muitos fornecedores de PCs pararam de enviar dispositivos para a Rússia e a demanda na Ucrânia entrou em colapso”, disse Kitagawa. “Além disso, o crescente impacto da pressão inflacionária ascendente sobre os gastos discricionários sem dúvida fez com que os consumidores evitassem comprar PCs, especialmente na Europa Oriental, que representa cerca de 18% do mercado de PCs da EMEA”, explicou.

Excluindo o Japão, o mercado da Ásia-Pacífico cresceu 4,1% ano a ano, impulsionado principalmente pela demanda por PCs móveis. As vendas de desktops caíram na região, devido à fraca demanda de consumidores e empresas. Mesmo com os bloqueios em andamento na China, a maioria dos compradores já havia comprado dispositivos em 2020 e 2021, portanto, a demanda por PCs na Ásia-Pacífico foi amplamente impulsionada por substituições, pois era pré-pandemia.

Esses resultados são preliminares. As estatísticas finais estarão disponíveis em breve para os clientes do programa Gartner’s PC Quarterly Statistics Worldwide by Region. Este programa oferece uma visão abrangente e oportuna do mercado mundial de PCs, permitindo que as organizações de planejamento, distribuição, marketing e vendas de produtos mantenham-se a par dos principais problemas e suas implicações futuras em todo o mundo.

Serviço
www.gartner.com

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