book_icon

TD Synnex: um ano da união de experiências

Ao comemorar o primeiro ano de fusão, a distribuidora se posiciona como orquestradora e agregadora de soluções em plataforma única, mantendo os parceiros no centro da estratégia

TD Synnex: um ano da união de experiências

A união das distribuidoras Tech Data e Synnex Westcon completa um ano neste mês de setembro e a empresa faz um balanço deste primeiro aniversário. Após a fusão, a hoje TD Synnex atua em mais de 100 países, tem à disposição de seus parceiros de vendas 1,5 mil marcas para oferecer ao mercado e registrou US$ 60,6 bilhões no ano fiscal 2021.

Soma-se a esses números globais, a visão de capacitar e certificar seus parceiros de vendas, que ocupam o centro da estratégia que engloba ações de investir, transformar, fortalecer e expandir.

O mercado de distribuição caminha para venda não linear

Orquestrar e agregar soluções calcadas em uma base técnica composta por mais de 200 engenheiros é a proposta da TD Synnex, como novo modelo de negócios que incorpora e combina software, serviços e hardware em uma única plataforma. “O mercado de distribuição caminha para venda não linear”, avalia Otávio Lazarini Barbosa, vice-presidente sênior para a América Latina e Caribe da TD Synnex.

Ao combinar soluções de infraestrutura casadas com serviços, o distribuidor pode vislumbrar um futuro bem interessante. Desta forma, de acordo com ele, a companhia está pronta para atuar como um parceiro inovador tanto para fabricantes, quanto para revendas, integradores e usuários finais. Nesse cenário entram outros atores como ISV, parceiros de tecnologia, provedores e consumidores de Computação em Nuvem e clientes.

Oportunidades à vista
Lazarini conta que os Provedores de Serviços em Nuvem procuram muito a distribuidora. “Eles têm como core desenvolver soluções e deixam com a gente questões de legislações locais”, exemplifica. Outro aspecto é a tão propalada Transformação Digital que, mesmo sendo primordial, grande parte dos clientes sequer sabe como fazê-la e o que precisa para se digitalizar. Os integradores e revendas têm papel fundamental no desenvolvimento desses projetos, já que são especializados em tecnologia e em negócio. Orientar e levar soluções completas, inclusive de fabricantes diversos, ajudando o cliente a faturar mais, abre portas e oportunidades.

Otavio Lazarini Barbosa_TD Synnex

Iniciativas dos parceiros junto a clientes são apoiadas por profissionais da TD Synnex, como o desenho conjunto de uma infraestrutura de múltiplas Nuvens. “Partindo da demanda, vamos montar essa infraestrutura, construir uma oferta e levar ao mercado de forma customizada”, detalha o executivo, que complementa: “em conjunto, desenvolvemos produtos e suporte para ajudar nas vendas”.

Desenvolvimento do Canal
Com a junção dos inúmeros parceiros com diferentes especializações foi necessário equalizar níveis de conhecimento e graus de qualificação. Para tanto, a TD Synnex que é autorizada oficial para capacitação técnica de alguns fabricantes, identificou o estágio de cada um e, então, iniciou seu desenvolvimento e aperfeiçoamento tecnológico.

Como apoio à comercialização, o integrador e a revenda podem contar com duas frentes: a de pré-vendas com gerência de produtos de cada uma das marcas e a técnica, mais voltada para engenheiros que se dedicam à instalação de projetos.

“Nosso pessoal de produtos está empenhado em ajudar o Canal, que tem relação com o usuário final, e atender à demanda que cada um trouxer”, destaca Lazarini.

O vice-presidente da TD Synnex para a América Latina afirma que o parceiro de venda reconhece a grande sinergia entre os portfólios e que agora conta com uma distribuidora com o dobro de recursos a oferecer. “Eles enxergam que estão interagindo com um parceiro maior, que pode apoiá-lo ainda melhor”, conclui.

Leia também
TD Synnex consolida a fusão anunciada em setembro
TD Synnex passa a ser a maior distribuidora de TI do mercado, com receita de US$ 60 bi

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.