book_icon

MIPS e Intel aceleram a inovação em computação aberta

Como parte desse esforço, o eVocore da MIPS está sendo incorporado ao novo Intel Pathfinder for RISC-V, uma plataforma projetada para fornecer novos recursos para desenvolvimento pré-silício

MIPS e Intel aceleram a inovação em computação aberta

A MIPS, desenvolvedora de IP de processador RISC escalável, anunciou que está trabalhando com a Intel para acelerar a inovação em computação aberta. Como parte desse esforço, o eVocore da MIPS está sendo incorporado ao novo Intel Pathfinder for RISC-V, uma plataforma projetada para fornecer novos recursos para desenvolvimento pré-silício. O Intel Pathfinder permite que arquitetos de System-on-a-Chip (SoC) e desenvolvedores de software de sistema definam novos produtos e busquem o desenvolvimento de software pré-silício em RISC-V.

Veremos essa arquitetura de computação aberta sendo usada para dar suporte a uma infinidade de dispositivos e produtos

“A MIPS está entusiasmada por fazer parte da plataforma Intel Pathfinder para RISC-V, fornecendo núcleos de alto desempenho com suporte para multicluster, multicore e multi-threading para acelerar a inovação”, disse Desi Banatao, CEO da MIPS. “Esses multiprocessadores têm recursos exclusivos e um alto nível de escalabilidade que os tornam ideais para tarefas de computação intensiva em uma ampla variedade de mercados e aplicativos”, afirmou.

Os novos núcleos IP multiprocessador eVocore P8700 e I8500, que incluem a melhor eficiência de energia da categoria para uso em aplicativos SoC, são os primeiros produtos MIPS baseados no padrão de arquitetura de conjunto de instruções aberto (ISA) RISC-V.

A plataforma de desenvolvimento Intel Pathfinder FPGA incorpora núcleos MIPS em um IDE unificado, enquanto suporta os principais sistemas operacionais e cadeias de ferramentas padrão do setor. No futuro, isso abrirá novas oportunidades para os desenvolvedores construírem rapidamente protótipos para segmentos como o Automotivo, que possuem requisitos adicionais de Segurança Funcional (FuSa).

“Esta é uma capacidade única e importante para as startups, porque pode permitir que elas explorem sua solução e acelerem a taxa na qual podem encontrar um ajuste no mercado do produto”, disse Banatao.

À medida que a adoção do RISC-V acelera, muitas empresas estão aproveitando a arquitetura aberta para criar processadores personalizados, projetados para lidar com os requisitos de energia e desempenho de cargas de trabalho mais recentes para Inteligência Artificial, Machine Learning e Realidade Virtual/Aumentada e muito mais.

“Com pesos pesados ​​da indústria como a Intel assumindo um papel de liderança no avanço da adoção do RISC-V, veremos essa arquitetura de computação aberta sendo usada para dar suporte a uma infinidade de dispositivos e produtos, de automotivo a 5G e redes sem fio, Data Center e armazenamento, e aplicativos incorporados de alto desempenho”, disse Ashok Balivada, COO da MIPS.

Serviço
www.mips.com

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.