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Pesquisa mostra que digitalização é chave para maturidade digital das empresas

Este é um dos resultados do levantamento realizado pela Adobe Document Cloud em parceria com a Forrester Consulting no Brasil

Pesquisa mostra que digitalização é chave para maturidade digital das empresas

A Transformação Digital está cada vez mais presente nas estratégias de empresas que buscam mais competitividade e crescimento no mercado onde atuam. Adotar tecnologias emergentes somente em algumas áreas ou digitalizar e automatizar poucos processos, não caracterizam o ingresso efetivo na era digital. É preciso mais.

Para mapear o nível de maturidade digital das organizações em solo nacional e suas expectativas, a Adobe Document Cloud, em parceria com a Forrester Consulting, realizaram a pesquisa inédita “Acelere o impulso digital e transforme seu ambiente de trabalho com a digitalização de documentos: um destaque para o Brasil”, divulgada na quinta-feira (18/8).

O levantamento entrevistou líderes brasileiros de TI e negócios, responsáveis pelo backoffice e revelou que para 74% a digitalização de documentos é crucial para a maturidade digital da empresa, ao proporcionar ganhos em agilidade e eficiência operacional. “O Brasil ainda tem uma cultura organizacional, em geral, muito baseada em papel, o que gera burocracia sem necessidade. É notório que a digitalização de fluxos documentais, envolvendo desde o arquivamento em Nuvem até as assinaturas eletrônicas, pode contribuir para uso de recursos avançados como IA, machine learning e até dados”, afirmou Eduardo Jordão (foto), gerente de Canais da Adobe Document Cloud.

Mas afinal, como medir o grau de maturidade das empresas? Quais critérios podem definir em que patamar se encontra o negócio? De acordo com Joana de Quintanilha, analista executiva da Forrester, é um conjunto de ações e estratégias, que inclui, desde o nível de digitalização de documentos, automação de atividades a soluções para aprimorar a experiência do colaborador e do cliente”, relata a executiva.

É, portanto, uma jornada em que as necessidades do negócio para seu crescimento e ampliação da competitividade, vai ganhando evoluções tecnológicas, e especialmente moldando a cultura do digital no ambiente corporativo. “A maneira como a empresa interage com os clientes, cria produtos digitais e fortalece sua estratégia digital, apoiada em uma equipe digital, e promove e dissemina essa cultura digital e a importância da cibersegurança, em como são armazenados e compartilhados os dados, tudo isso faz parte da maturidade digital”, explica Joana.

Frutos da digitalização

O estudo confirmou ganhos gerados pela digitalização como processamento mais rápido de documentos (62%), maior flexibilidade de fluxo de trabalho de documentos (62%) e melhor capacidade de consumir e pesquisar conteúdos (54%).

Para 66% dos entrevistados, a digitalização de documentos é usada para melhorar a acessibilidade aos dados, e 42% impulsionaram suas funcionalidades de análise de dados e insights para uma melhor tomada de decisão. “Mostra que os gestores estão percebendo o valor de investir em mais tecnologias que os preparem para o futuro”, alerta Jordão.

A integração de tecnologias com a digitalização de documentos para criar oportunidades de negócios também foi um outro destaque do levantamento. Para 72% dos participantes, é muito importante a migração para a nuvem, no mundo digital, expandir recursos de automação (68%) e adoção de tecnologias emergentes (56%).

Nessa evolução, Jordão destaca que a automatização de processos documentais melhora a experiência do cliente. “Quando falamos do usuário final, nos referimos também a toda a sociedade que usufrui de diversos serviços públicos que poderiam ser mais ágeis com a digitalização de documentos nas instituições públicas.”

O executivo destaca ainda que o uso da digitalização de documentos para unificar a experiência do cliente, entre outros ganhos, aumenta as receitas de vendas para organizações brasileiras. “Porque 70% dos tomadores de decisão afirmaram que seus clientes desejam melhores alternativas e interações digitais”, finalizou.

Serviço
www.adobe.com

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