book_icon

Executivos do setor financeiro apontam prioridades de investimentos da área de TI

Modernização ou ampliação da infraestrutura de TI e cibersegurança estão entre os itens prioritários do levantamento, sendo citados por 63% dos respondentes

Executivos do setor financeiro apontam prioridades de investimentos da área de TI

A Rimini Street Brasil realizou, no segundo semestre de 2023, um levantamento com executivos de TI de empresas do setor financeiro no Brasil a fim de mapear as principais prioridades de investimento da área de tecnologia. Foram consultados executivos de 111 empresas dos mais variados portes, desde startups e fintechs a grandes bancos e seguradoras.

Projetos de desenvolvimento e customização de software foram o item mais citado como sendo de alta prioridade de investimento, de acordo com 71% dos respondentes. Na sequência, foram citadas  modernização ou ampliação da infraestrutura de TI (63%) e implementação ou upgrade de software e/ou Appliances de cibersegurança (também 63%).

O desafio está justamente em reduzir os custos da TI, mas sem abrir mão de crescimento e lucratividade, que são essenciais para o desenvolvimento do negócio 

Integração de sistemas e o combo BI, Analytics e Big Data foram apontados por 57% dos entrevistados como sendo projetos de alta prioridade para a área de TI. O levantamento sinalizou ainda a prioridade das organizações em projetos relacionados a ERP (compra, substituição de módulos, customização): a maioria delas tem isso como uma prioridade média ou baixa (57%). Apenas um quarto dos respondentes afirmou que esse é um item de alta prioridade. Para 18%, é um tópico que não está entre as prioridades de investimento.

O levantamento questionou ainda se a migração de CAPEX para OPEX da infraestrutura de TI era prioritária, e 22% afirmaram que o item é de alta prioridade.

“A área de TI das instituições financeiras que atuam no Brasil é uma das mais avançadas e inovadoras do mundo. O desafio está justamente em reduzir os custos da TI, mas sem abrir mão de crescimento e lucratividade, que são essenciais para o desenvolvimento do negócio”, comenta a diretora-presidente da Rimini Street na América Latina, Edenize Maron. “É necessário garantir a segurança e total confiabilidade dos sistemas de missão crítica para que não haja interrupção da prestação de serviço nas Instituições Financeiras. Ao mesmo tempo, é preciso otimizar o direcionamento de recursos para o lado estratégico de suas tecnologias, levando à inovação máxima e crescimento”.

Segundo uma pesquisa da Febraban feita em 2023,  o número de transações registradas pelas instituições bancárias totalizou 163,3 bilhões de movimentações. Este resultado é o maior já registrado na série histórica de transações, sendo influenciado principalmente pelo desempenho do mobile banking, que teve alta de 54% no número de operações realizadas pelos clientes, com quase 8 em cada 10 transações bancárias sendo feitas em Canais digitais, como o mobile banking e internet banking.

“Os resultados reforçam que a cada ano temos mais adesões de brasileiros pelos Canais digitais, demonstrando a inovação, segurança, acessibilidade e confiabilidade destes meios nas transações bancárias do dia a dia. Os bancos tornaram mais democrático o acesso aos serviços financeiros, estão mais próximos de seus clientes, fruto de um robusto investimento em tecnologia feito anualmente”, avalia Isaac Sidney, presidente da Febraban.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.