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IA possibilita experiências de aprendizagem imersivas, diz estudo da ISG

Os sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) são um recurso crítico para qualquer organização preocupada com produtividade, agilidade organizacional e excelência operacional

IA possibilita experiências de aprendizagem imersivas, diz estudo da ISG

Em resposta à crescente demanda por soluções de aprendizagem orientadas por tecnologia, os provedores de software estão investindo em novos recursos, como treinadores de aprendizagem suportados por Inteligência Artificial (IA), mecanismos de recomendação adaptativa e ferramentas de colaboração social incorporadas, de acordo com um novo relatório de pesquisa da Information Services Group (ISG), empresa global de pesquisa e consultoria em tecnologia.

O estudo ISG Buyers Guides for Learning Management, produzido pela ISG Software Research (antiga Ventana Research), diz que os sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS) são um recurso crítico para qualquer organização preocupada com produtividade, agilidade organizacional e excelência operacional. Essas tecnologias, diz o relatório, permitem que as organizações demonstrem um investimento em pessoas, já que o LMS não apenas facilita a conformidade regulatória e legal e outras formas de evitar custos e riscos, mas também melhora a mobilidade interna, o crescimento da carreira e a experiência do funcionário, levando à melhoria da produtividade, engajamento e retenção.

O aprendizado está no centro da capacidade de cada organização de melhorar as habilidades de sua força de trabalho e requer sistemas digitais modernos para maior engajamento e experiências eficazes

“As organizações hoje se encontram com requisitos mais complexos para oferecer experiências significativas de aprendizagem e desenvolvimento que possam corresponder às expectativas de uma força de trabalho muito diversificada”, disse Matthew Brown, diretor de Pesquisa de Software HCM da ISG. “A tecnologia evoluiu rapidamente, sobrepondo-se em muitas categorias de software para aprender tecnologia e criando um cenário um tanto confuso para os compradores”, completou.

O relatório da ISG observa que, à medida que as expectativas e demandas dos alunos mudam, o software de suporte também deve mudar. As organizações mudaram sua perspectiva sobre a aprendizagem. Não é mais visto como um centro de custos, mas como um impulsionador do sucesso do negócio. Os CEOs agora estão medindo o retorno sobre o investimento (ROI) em termos de engajamento, produtividade e retenção dos funcionários. As plataformas de experiência de aprendizagem (LXPs) ganharam destaque por priorizarem a experiência do aluno, fazendo curadoria de conteúdo e fomentando o aprendizado social, dizem os relatórios.

O papel das equipes de aprendizagem e desenvolvimento também evoluiu à medida que a tecnologia avança e mais opções estão disponíveis. Devido à expansão contínua do mercado de conteúdo de aprendizagem, as equipes de aprendizagem podem fornecer mais conteúdo de alta qualidade para o desenvolvimento contínuo dos funcionários usando bibliotecas de conteúdo de terceiros. Essa mudança permite que as equipes cumpram a abordagem legada de “fazer mais com menos” que muitas vezes recai sobre a função de aprendizagem.

A IA transformou ainda mais o cenário de aprendizagem, segundo o estudo. LXPs alimentados por IA recomendam conteúdo personalizado, adaptam níveis de dificuldade e fornecem respostas instantâneas por meio de chatbots. A análise preditiva ajuda a identificar alunos de alto potencial e a personalizar as intervenções.

Brown observa que a IA não é apenas sobre eficiência, trata-se de criar experiências de aprendizagem envolventes e enriquecedoras. “À medida que as organizações se adaptam ao trabalho remoto, aos modelos híbridos e à dinâmica da Gig Economy, a IA continua sendo uma aliada estratégica. A IA mudou a discussão em torno do aprendizado e desenvolvimento dos funcionários. Não se trata apenas de marcar caixas, trata-se de capacitar os indivíduos para prosperar em um mundo em rápida evolução”, afirmou o executivo.

O relatório também observa que os provedores de tecnologia fizeram avanços significativos em como as organizações criam, selecionam e entregam conteúdo, e os recursos de IA e Machine Learning (ML) revolucionaram como e onde o conteúdo é recomendado aos alunos. Como resultado, as organizações podem otimizar os resultados de aprendizagem, vincular esses resultados à produtividade e maximizar o ROI.

O ISG Buyers Guides for Learning Management avaliam os produtos de software com base nos recursos nas seguintes dimensões: Valor do Produto, Personalização e Experiência do Funcionário, Habilidades, Criação e Curadoria, Tipos de Aprendizagem Suportados, Gerenciamento de Conteúdo, Colaboração Social, Padrões do Setor, Integração de Sistemas e Processos de Negócios de RH, Métodos de Integração, Integração com Plataformas/Ferramentas Corporativas, Mobile, Recursos da Plataforma de Aprendizagem, Funções de Usuário e Personas, Medição do Administrador de Aprendizagem, Recursos Relacionados ao Aluno, Recursos Relacionados ao Gerente e Investimento Geral em Capacidades.

Para seus Buyers Guides for Learning Management de 2024, o ISG avaliou provedores de software em quatro categorias de gerenciamento de aprendizagem – Sistemas de Gerenciamento de Aprendizagem, Plataformas de Experiência de Aprendizagem, Soluções de Conteúdo de Aprendizagem e Aprendizado Empresarial Estendido – e produziu um Guia de Compradores separado para cada uma. Um total de 32 provedores foram avaliados: 360Learning, Absorb, Adobe, Axonify, BizLibrary, Bridge, Cegid, Cornerstone, Coursera, CrossKnowledge, D2L, Dayforce, Degreed, Docebo, ELB Learning, eloomi, isolved, Learning Pool, LearnUpon, LinkedIn Learning, OpenSesame, Oracle, PeopleFluent, Pluralsight, SAP, Schoox, Skillsoft, TalentLMS, Thought Industries, Thrive, Udemy e Workday.

A ISG Software Research designa os três principais fornecedores de software como Líderes em cada categoria. Para o estudo de 2024, os principais fornecedores em ordem de classificação são:

Sistemas de Gestão de Aprendizagem: Oracle, Schoox e Cornerstone OnDemand

Plataformas de Experiência de Aprendizagem: Oracle, EdCast by Cornerstone e Absorb

Soluções de conteúdo de aprendizagem: Udemy, Cornerstone e ELB Learning

Extended Enterprise Learning: Oracle, Cornerstone e Schoox

“O aprendizado está no centro da capacidade de cada organização de melhorar as habilidades de sua força de trabalho e requer sistemas digitais modernos para maior engajamento e experiências eficazes”, disse Mark Smith, sócio de Pesquisa de Software da ISG. “Esta pesquisa ajudará a avaliar e selecionar o melhor fornecedor de software”, afirmou.

 

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