book_icon

CyberOne: o robô da Xiaomi que reconhece emoções

Robô humanóide é capaz de detectar a felicidade e até confortar as pessoas em momentos de tristeza

CyberOne: o robô da Xiaomi que reconhece emoções

CyberOne, o primeiro robô humanoide da Xiaomi, estreou no evento de lançamento de novos produtos da empresa em Pequim (China) em 11 de agosto, juntamente com outros produtos inovadores. Como o mais novo membro da série Cyber ​​da Xiaomi, juntando-se ao robô quadrúpede Cyberdog do ano passado, o CyberOne está equipado com braços e pernas avançados, suporta equilíbrio postural de movimento bípede e atinge um torque máximo de até 300Nm. Também foi demonstrada a capacidade de detectar emoções humanas, recursos avançados de visão e funcionalidades que permitem criar reconstruções virtuais tridimensionais do mundo real, juntamente com uma série de outras tecnologias avançadas.

“As capacidades mecânicas e de IA da CyberOne são todas desenvolvidas pelo Xiaomi Robotics Lab. Investimos fortemente em P&D abrangendo várias áreas, incluindo inovação de software, hardware e algoritmos”, disse Lei Jun, fundador, presidente e CEO do Xiaomi Group. “Com a IA em seu núcleo e uma estrutura humanóide em tamanho real, esta é uma exploração das possibilidades do futuro ecossistema tecnológico da Xiaomi e um novo avanço para a empresa”, afirmou.

O CyberOne é um robô humanoide medindo 177 cm de altura e 52 kg de peso, com uma envergadura de 168 cm. Comparado a um robô quadrúpede, este robô humanóide é mecanicamente mais complexo, exigindo motores mais potentes, mais graus de liberdade e algoritmos complexos de controle bípede humanoide. O CyberOne suporta até 21 graus de liberdade em movimento e atinge uma velocidade de resposta em tempo real de 0,5 ms para cada grau de liberdade, o que permite simular totalmente os movimentos humanos.

O desempenho de movimento de um robô depende do desempenho de cada motor de articulação. A exigência tecnológica para a construção de tais motores é extremamente alta, pois é necessário gerar mais energia cinética sem aumentar o tamanho dos componentes. Para garantir a flexibilidade dos membros superiores do CyberOne, a Xiaomi desenvolveu um motor de alta eficiência pesando apenas 500 gramas com um torque de saída nominal de até 30Nm para o motor da articulação do membro superior. O motor da articulação do quadril também é capaz de atingir um pico de torque instantâneo de até 300Nm. Graças ao algoritmo de controle bípede humanoide auto-desenvolvido, a postura de caminhada do CyberOne foi programada para ser natural e estável. Além disso, o CyberOne é capaz de suportar até 1,5 kg de peso com uma única mão e programar por demonstração.

Robôs humanoides dependem da visão para processar seus arredores. Equipado com um módulo de visão de profundidade Mi-Sense autodesenvolvido e combinado com um algoritmo de interação de IA, o CyberOne é capaz de perceber o espaço 3D, além de reconhecer indivíduos, gestos e expressões, permitindo não apenas ver, mas processar seu ambiente. Para se comunicar com o mundo, o CyberOne está equipado com um mecanismo de reconhecimento de semântica de ambiente MiAI desenvolvido por si mesmo e um mecanismo de identificação de emoção vocal MiAI, permitindo reconhecer 85 tipos de sons ambientais e 45 classificações de emoção humana. CyberOne é capaz de detectar a felicidade e até confortar o usuário em momentos de tristeza. Todos esses recursos são integrados às unidades de processamento da CyberOne, que são combinadas com um módulo OLED curvo para exibir informações interativas em tempo real.

O desenvolvimento do CyberOne é um símbolo da dedicação da Xiaomi em incubar um ecossistema tecnológico centrado em um único ponto e conectá-lo ao mundo de maneiras nunca antes vistas. Abrangendo desde smartphones, dispositivos vestíveis e casas inteligentes, até fabricação inteligente, veículos elétricos inteligentes e robôs biônicos, a Xiaomi tem constantemente explorado e ampliado suas inovações em vários cenários para melhor conectar as pessoas e o mundo, eventualmente construindo uma Xiaomi em constante evolução. Ecosfera Tecnológica.

Serviço
www.mi.com/global

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.