book_icon

A Atos e a Nvidia anunciam o lançamento do Excellence AI Lab (EXAIL)

Parceria resultou na abertura de um novo laboratório de excelência em IA para resolver desafios científicos em escala com a ajuda da computação de alto desempenho e da IA

A Atos e a Nvidia anunciam o lançamento do Excellence AI Lab (EXAIL)

Atos e Nvidia avançam em pesquisas climática e de saúde com computação em exaescala e anunciam o lançamento do Excellence AI Lab (EXAIL), que reúne cientistas e pesquisadores para ajudar no avanço de tecnologias de computação, educação e pesquisa, na Europa. Os primeiros projetos de pesquisa do laboratório se concentrarão em cinco áreas principais possibilitadas por avanços em computação de alto desempenho e IA: pesquisa climática, área da saúde e genômica, hibridização com computação quântica, IA de ponta/visão computacional e segurança cibernética.

A Atos desenvolverá um supercomputador BullSequana X de classe exascale com CPU Grace da Nvidia, a GPU de próxima geração da Nvidia, Atos BXI Exascale Interconnect e a plataforma de rede Nvidia Quantum-2 InfiniBand.

As ações conjuntas da Atos e da Nvidia na Europa fortalecem o relacionamento entre as empresas na região Sul-Americana. Nossa intenção é continuar estreitando esses laços, a fim de integrar e desenvolver a comunidade científica regional para que ela possa usufruir de ferramentas e suporte em laboratórios locais, visando atender às necessidades particulares da nossa região

“O novo laboratório apresenta um potencial gigantesco na pesquisa e solução de diversas questões de necessidade humana da atualidade. Sobretudo quando falamos de avançar rapidamente em descobrir meios de lidar com o clima, tão afetado pela ação humana, e em como ser mais eficientes e velozes nas pesquisas médicas, intensamente necessárias nos tempos atuais”, comenta Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina.

“As ações conjuntas da Atos e da Nvidia na Europa fortalecem o relacionamento entre as empresas na região Sul-Americana. Nossa intenção é continuar estreitando esses laços, a fim de integrar e desenvolver a comunidade científica regional para que ela possa usufruir de ferramentas e suporte em laboratórios locais, visando atender às necessidades particulares da nossa região”, afirma Luis Casuscelli, diretor de Big Data e Cibersecurity da Atos para a América do Sul.

Prevendo e lidando com mudanças climáticas
Em um esforço para prever com mais precisão as mudanças climáticas, os pesquisadores da Atos e da Nvidia executarão novos modelos de IA e Deep Learning no supercomputador mais rápido da Europa, que fica no Jülich Supercomputing Center. Esses modelos em escala gigante podem ser usados para prever a evolução de eventos climáticos extremos e sua mudança de comportamento devido ao aquecimento global. Além disso, eles se beneficiarão muito da computação de classe exaescala.

O sistema JUWELS Booster, baseado na plataforma BullSequana XH2000 da Atos, com mais de 2,5 exaflops de IA, 3.744 GPUs Nvidia A100 Tensor Core e rede Nvidia Quantum InfiniBand, ajudará a fornecer uma compreensão mais profunda das mudanças climáticas e previsões de eventos de longo prazo mais precisos, como furacões, precipitações extremas e ondas de calor e frio.

“A Atos está fortemente comprometida com seus objetivos de descarbonização, que são compensar todas as nossas emissões residuais até 2028 para atingir ‘zero líquido’ e atingir a meta do SBTi de reduzir as emissões globais de carbono sob nosso controle e influência em 50% até 2025”, conta Andy Grant, vice-presidente de vendas globais de HPC, AI e Quantum da Atos. “Muitos centros importantes de modelagem climática, como Meteo France, DKRZ, KNMI e AEMet, estão usando nossos supercomputadores BullSequana para executar seus grandes modelos meteorológicos e climáticos, e o anúncio atual da EXAIL é uma demonstração clara de nosso compromisso, um ano após a criação de nosso Centro de Excelência em Modelagem de Tempo e Clima com ECMWF”.

“A mudança climática intensifica e aumenta a frequência de eventos climáticos extremos que afetam regiões inteiras, custando a governos e economias centenas de bilhões a cada ano”, afirma Ian Buck, vice-presidente e gerente geral de computação acelerada da N idia. “O objetivo do EXAIL é avançar em pesquisas vitais para enfrentar os desafios globais urgentes em torno das mudanças climáticas.”

Acelerando a pesquisa médica com HPC, Quantum e IA
A superalimentação das descobertas médicas com a genômica computacional está revolucionando a descoberta de medicamentos e a saúde. O Centro de Excelência em Ciências da Vida da Atos fez uma parceria com 40 instituições renomadas para alavancar HPC, computação quântica e IA para o avanço de imagens médicas, genômica e farmacêutica. O framework da aplicação de saúde Nvidia Clara oferece desempenho de supercomputação para aplicativos de genômica, imagens de saúde e química computacional.

A EXAIL aproveitará as soluções de computação avançadas da Atos e o Nvidia Clara para ajudar os pesquisadores e provedores da área da saúde a acelerarem a descoberta de medicamentos e projetarem soluções de diagnóstico avançadas usando plataformas integradas, no Edge, no Data Center e no Cloud.

Avançando na pesquisa quântica
A computação quântica tem potencial para resolver problemas complexos em áreas como descoberta de medicamentos, pesquisa climática, Machine Learning, logística e finanças. Mas ainda há muita pesquisa antes que os computadores quânticos se tornem viáveis.

O Quantum Learning Machine da Atos, um dispositivo de simulação e desenvolvimento de software quântico para a era do computador quântico que se aproxima, permite que pesquisadores e engenheiros desenvolvam e experimentem softwares quânticos. Ele usa GPUs da Nvidia para ajudar a aumentar significativamente a velocidade e a escala das simulações quânticas. Isso irá acelerar a pesquisa em algoritmos quânticos, ciência de computação quântica, novas arquiteturas de processadores quânticos e arquiteturas de sistemas híbridos de GPU quântica.

Acelerando a visão computacional
Usando dispositivos no Edge da Atos, como o BullSequana Edge, que roda em DPUs Nvidia BlueField, as equipes de pesquisa da EXAIL trabalharão juntas para acelerar a visão computacional e a infraestrutura sem fio 5G. Seis laboratórios Atos em todo o mundo dedicados à visão computacional serão equipados com a mais recente tecnologia Nvidia Fleet Command para implantação e gerenciamento seguros de aplicações de IA em toda a infraestrutura distribuída no Edge.

Avanço da segurança cibernética zero-trust
Além disso, as equipes de pesquisa do EXAIL desenvolverão uma nova plataforma de cibersegurança zero-trust e Data Centers para Edge aproveitando o framework de IA aberta Nvidia Morpheus, bem como novos modelos de IA para detectar instantaneamente novas ameaças de cibersegurança.

Andy Grant

computação em exaescala

computação quântica

Excellence AI Lab (EXAIL)

Luis Casuscelli

NVIDIA

Quantum Learning Machine da Atos

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento