book_icon

Nova versão do TIA Portal da Siemens traz mais serviços de digitalização

A versão 19 traz ainda mais aprimoramentos, com funções estendidas para uma engenharia sofisticada, incluindo unidades de software que auxiliam na modularização

Nova versão do TIA Portal da Siemens traz mais serviços de digitalização

Em sua versão 19, o TIA Portal (Totally Integrated Automation Portal) da Siemens possibilita acesso completo aos serviços de digitalização da companhia. Na plataforma amplamente utilizada na manufatura de setores como automotivo, alimentos e bebidas, elétrico, têxtil, baterias, entre outros, o controle de movimento é intuitivo e totalmente integrado, desde a engenharia até os acionamentos de máquinas e instalações.

Se o usuário do TIA Portal precisa controlar um único eixo ou uma cinemática complexa, o TIA Portal oferece suporte com interfaces gráficas, objetos tecnológicos intuitivos e extensas opções de diagnóstico, como rastreamento. A versão 19 traz ainda mais aprimoramentos: funções estendidas para uma engenharia sofisticada, incluindo unidades de software que auxiliam na modularização.

Isso permite que diferentes usuários criem seus próprios espaços de trabalho e desenvolvam aplicações de movimento complexas. Essas áreas modulares facilitam a reutilização de aplicações, são descomplicadas para implantar, rastrear e criar versões. A introdução do novo recurso “Named Values” permite a criação de código legível, proporcionando maior comodidade de programação.

Com crescimento de até 140% de performance, as CPUs Compactas ficaram com a mesma performance das CPUs Standard, facilitando a seleção do controlador

Os aprimoramentos no TIA Portal V19 também suportam o uso de CPUs SIMATIC para aplicações de ponta em segmentos importantes de engenharia mecânica e simulação de todos os tipos de controladores de hardware e software.

“Focado em modularização, engenharia automatizada, qualidade de software e colaboração interdisciplinar, o TIA Portal, uma plataforma aberta, é a resposta para eficiência na automação que oferece muitas possibilidades” diz Tamires Almeida, gerente de Produto da Siemens.

Confira os principais destaques da nova versão:

Engenharia eficiente com esforços reduzidos

A versão 19 oferece funções estendidas, incluindo unidades de software que ajudam na modularização do programa. Isso permite que diferentes usuários criem seus próprios espaços de trabalho e escrevam, por exemplo, aplicações complexas de movimento. Essas áreas modulares facilitam a reutilização de aplicativos, são descomplicadas para implantar, rastrear e o versionamento também é mais simples.

Motion Control fácil, flexível e aberto

O controle de movimento é intuitivo e totalmente integrado. O Simatic Motion Interpreter é uma ferramenta que permite programar aplicações de movimentação com facilidade com um único eixo ou com seis (Kinematics). Com o Motion Interpreter, é possível separar o programa de automação no CLP das tarefas de Motion, uma vantagem que permite desenvolvimento em paralelo de engenharia e encurta o tempo gasto no processo de desenvolvimento de um produto ou máquina (time-to-market).

Há novos recursos da função Shared Device, agora integrada ao projeto e estendida para tarefas de Safety e Motion, garantindo menor esforço de configuração de máquinas e linhas modulares.

Qualidade de software aprimorada

Para simular, testar e validar a aplicação em um ambiente virtual, o Simatic S7-PLCSIM Advanced é o gêmeo digital do seu controlador. Com novo design, agora os usuários podem contar com o suporte de todos os controladores avançados Simatic S7-1500, incluindo modelos para requisitos específicos, como Siplus, Siplus Rail e controlador baseado em PC Software Controller.

Alta disponibilidade em toda a cadeia da automação

Para garantir máxima transparência e confiabilidade do sistema, as CPUs 1500R/H suportam o protocolo OPC UA, padrão aberto de comunicação de dados industriais, seja em arquiteturas com servidor simples ou redundante.

Outra novidade também voltada para a integração vertical é o suporte aos módulos de comunicação CP, aumentando o número de interfaces Ethernet.

As CPUs 1500R/H agora contam com suporte ao gateway IE/PB Link HA, que permite integração otimizada com redes Profibus existentes sem necessidade de CPUs intermediárias.

Controladores mais poderosos preparados para Integração IT/OT

A inovação de hardware da família dos controladores avançados Simatic S7-1500 lançada na versão anterior chega agora nos modelos Compactos e CPUs ET200pro: mais memória, mais performance, maior desempenho de comunicação (graças ao processador com 2º núcleo dedicado). O aumento da memória tanto de dados quanto de programa entrega mais recursos para futuras extensões de aplicações existentes. Com crescimento de até 140% de performance, as CPUs Compactas ficaram com a mesma performance das CPUs Standard, facilitando a seleção do controlador.

Cibersegurança: mecanismos de segurança abrangentes e de última geração

A V19 tem mais recursos que asseguram não só a integridade do sistema, mas também a segurança da rede e da planta. Controle de acesso flexível para vários usuários, baseado em direitos individuais com gerenciamento unificado para CLPs S7-1200/1500 para proteção consistente, além de rastreabilidade de acessos e modificações para eventos relacionados à segurança, são algumas das novidades.

Serviço
www.siemens.com/br/pt.html

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.