book_icon

Nuvem híbrida e multicloud são impactantes para os negócios

Uma vez que fazemos a migração de nossos clientes para a Nuvem, podemos nos beneficiar com o que a Nuvem tem de melhor

Nuvem híbrida e multicloud são impactantes para os negócios

Não é novidade que após o surgimento da pandemia da Covid-19 em 2020, muitas empresas buscaram rapidamente diferentes maneiras de adaptar suas estratégias de trabalho, principalmente para o home office. Apenas no Brasil, 11% da população empregada formalmente começou a trabalhar de casa, segundo o IPEA. Em pesquisa recente, a Korn Ferry consultoria entrevistou 170 empresas e 85% delas revelaram que passaram a operar no modelo home office de forma definitiva. Desde então, o número de negócios e aplicações a migrarem para a Nuvem híbrida e multi-Cloud não para de crescer.

Neste momento, já se sabe que não basta apenas adotar uma infraestrutura em Nuvem: é preciso entender e extrair o melhor dela  

Neste momento, já se sabe que não basta apenas adotar uma infraestrutura em Nuvem: é preciso entender e extrair o melhor dela. A Nuvem híbrida é um modelo de Cloud Computing que combina o uso de pelo menos uma Nuvem privada e uma Nuvem pública, buscando proporcionar infraestrutura e consistência dos modos operacionais entre elas.

Para aproveitar o melhor da Cloud Computing, as companhias que operam aplicativos e armazenam dados de negócios digitais já combinam a arquitetura de acordo com a sua necessidade por meio da nuvem híbrida ou multicloud, que guarda suas aplicações e bancos de dados em várias Nuvens para garantir a resiliência da sua infraestrutura, distribuindo seus servidores em regiões diferentes.

Para que as empresas se adaptem a essa mudança, é necessário migrar seus dados do Data Center e outros ambientes antigos para a Nuvem. No Brasil, a primeira parceira Google Cloud no Brasil, a IPNET Growth Partner, é especialista nessa migração. “Cada vez avançamos mais e, sem dúvida nenhuma, precisamos começar a nos preocupar com o que está por vir. Uma vez que fazemos a migração de nossos clientes para a Nuvem, podemos nos beneficiar com o que a Nuvem tem de melhor”, afirmou Brian Breder, gerente de Desenvolvimento de Parcerias Estratégicas na IPNET, em webinar sobre tendências da Nuvem para 2022.

Brian ressalta que é importante discutir com os clientes como a estratégia multicloud pode gerar maior resiliência dentro de suas infraestruturas. “Hoje, temos arquiteturas tanto para rodar as aplicações no Google e levá-las para rodar em outra Nuvem, como trazer de outras Nuvens para o Google. O Google tem essa filosofia do Open Source, e sempre vai proporcionar compatibilidade entre as plataformas”, afirma.

Investir em uma estratégia de Nuvem híbrida ou multicloud pode trazer inúmeros impactos positivos para um negócio, como aumento de resiliência, competitividade e ganhos financeiros, protegendo a empresa de ataques e falhas na infraestrutura local.

Serviço
ipnet.cloud

Brian Breder

Cloud Computing

home office

IPEA

IPNET Growth Partner

Nuvem híbrida

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.