O chamado “abandono de carrinho”, que ocorre quando o consumidor adiciona itens ao carrinho de compras, porém sai da loja online sem finalizar o pedido é mais comum do que se imagina. Segundo o Moosend, 69% dos carrinhos de compras online são abandonados mundialmente antes que a transação seja finalizada. Na América Latina, esse número é ainda maior, chegando a 75,3% e, no Brasil, ele alcança 82%, de acordo com o E-Commerce Radar.
De acordo com a Infobip, as razões para abandono de carrinho são várias, entre elas, fatores como custos (com o frete ou custos “escondidos” que só aparecem no momento de finalização do pedido) até a boa e velha pesquisa nos concorrentes, fazendo o cliente encontrar melhores oportunidades e assim, abandonar ou desistir da compra.
Foi identificando essa oportunidade e também a dor de alguns clientes que a Infobip, empresa croata e global em comunicações omnicanal na Nuvem e a ACCT Global, consultoria ágil de software especializada em e-commerce, uniram forças para trazer ao mercado uma solução para lojas Vtex, lataforma de e-commerce. “Hoje o e-commerce e a mensageria são muito fortes. Muitas pessoas acessam e fazem compras pelo celular, por isso uma notificação por sms, WhatsApp ou qualquer outro Canal é mais cômoda e segura”, explica Bruno Reczcki, Engenheiro de vendas e sócio Senior na Infobip.
Expertise da plataforma
A integração na plataforma Vtex foi desenvolvida em apenas 20 dias e isso só foi possível pela experiência da ACCT Global na tecnologia. “A ACCT é o parceiro mais valioso da Vtex e o conhecimento da plataforma foi essencial para uma entrega em um tempo tão curto”, assegura Bruno.
Para o desafio de fazer a mensageria da Infobip trabalhar junto com a Vtex, o time da ACCT criou um middle back-end para gerenciar dois fluxos: o de pedido criado e o de carrinho abandonado.
O primeiro foi criado para no momento que o cliente fazer o pedido no e-commerce, a Vtex “avisar” a Infobip com item, quantidade, preço e essas informações são enviadas via API e posteriormente inseridas dentro do CRM da Infobip, dentro de uma entidade chamada pedido. Já o fluxo de carrinho abandonado, quando o cliente adiciona produtos no carrinho, é gerada uma url que permanece a mesma, assim o cliente não corre o risco de ter uma URL expirada e e estas informações são encaminhadas para a Infobip.
Assim, é possível ter uma jornada completa de todos os produtos de cada cliente e a Infobip cria a régua de relacionamento de acordo com o perfil de cada negócio. Para Frederico Heitmann, CEO da ACCT Global, além do conhecimento em tecnologia, a solução foi viabilizada também pelo conhecimento de negócio, “essa integração dependia de conhecimento do business case e só foi possível ser feita em tão pouco tempo para gerar um resultado porque se entende bem mais do que tecnologia e desde o início entendemos qual era o objetivo e entendendo o objetivo propomos uma arquitetura diferente que atingia aquele objetivo uma integração via API com um mínimo esforço e valor agregado para a Infobip, para a Vtex e para o cliente”, finaliza.
Em 2021, a Quality adquiriu a ACCT Global, consultoria ágil de software, especializada em e-commerce, com mais de 12 anos de mercado.
A ACCT Global é uma consultoria ágil de software, especializada em e-commerce, com mais de 12 anos de mercado. Em 2021, a consultoria foi adquirida pela Quality, especialista em acelerar os negócios dos seus clientes com soluções digitais criativas e inovadoras de alto valor. O diferencial se concentra na habilidade de criar experiências digitais únicas, e em múltiplos canais.
A empresa tem cases de sucesso em indústrias, aeroportos, varejos, comércios, Telecom, saúde, Agrobusiness, hospitais, geradoras e distribuidoras de energia, óleo e gás, construção civil, seguros, transportes, prestadoras de serviços, clínicas, financeiras, bancos grandes e médios, além de instituições do governo federal e estadual, sendo uma das maiores empresas de TI do Brasil, com mais de 1.800 colaboradores, matriz no RJ, filiais em SP, Curitiba e México, Espanha e Estados Unidos.
A Quality é uma empresa certificada pela ISO/IEC 20000-1:2018 e HDI, que valoriza as pessoas, sua cultura e gestão Lean, fortalecendo a cultura de melhoria contínua e o comprometimento por fazer mais e melhor.
lnfobip é uma plataforma de comunicação global que conecta negócios a experiências de consumo inovadoras em escala em todas as etapas da jornada do consumidor, fazendo uso dos canais favoritos de cada cliente. A empresa tem soluções próprias de atendimento ao cliente e chatbots, com tecnologias escaláveis na nuvem, além de trabalhar com os principais aplicativos de mensageria do mercado, tais como WhatsApp, RCS, SMS e Facebook Messenger.
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