Na era da Internet das Coisas, na qual uma enorme gama de dispositivos passa a ter conectividade, a edge computing – ou computação na ponta da rede – é crítica e a Aruba não só sabe disso como desenvolveu uma estratégia para impulsionar rede autônoma. Em evento para parceiros e clientes em Las Vegas (EUA), a companhia anunciou novas ferramentas com recursos de inteligência artificial (IA) e machine learning para monitorar dispositivos móveis e de Internet das Coisas (IoT) e minimizar riscos além do perímetro de rede.
Para ajudar os clientes a melhorar a experiência dos clientes, a companhia lançou uma ferramenta, batizada de NetInsight, que tem como objetivo prover um melhor monitoramento da atividade em redes corporativas e faz parte da arquitetura Mobile First da empresa, projetada para suportar soluções móveis e de IoT. Com recurso de IA na arquitetura, a empresa está apta a monitorar de forma autônoma as redes corporativas e otimizar o desempenho da rede.
Com IA e automação no monitoramento de rede é parte da transição para o local de trabalho inteligente e digital, estratégia que orienta a arquitetura Mobile First. Nesse contexto, a Aruba expandiu seu Programa de Parceiros de Tecnologia ArubaEdge com uma nova categoria de parceiros para ter desenvolvedores de aplicações no eu ecossistema de parceiros.
Juntamente com a Aruba, esse novo conjunto de parceiros criará locais de trabalho modernos que unirão de forma exclusiva a mobilidade do usuário final, a conectividade segura e a localização com o contexto sensorial da IoT da empresa. Essas experiências abrangem desde ergonomia e iluminação de espaços de trabalho individuais, UC móvel e salas de conferência totalmente automatizadas, até manutenção preventiva de equipamentos e conservação automatizada de energia, em uma única infraestrutura.
A estratégia full edge está no road map da empresa. Nesse sentido, está nos planos da empresa ter uma solução Cloud-Managed SD-WAN para complementar a oferta. Em teste em alguns clientes, a solução será conduzida pela plataforma de nuvem da HP Aruba. A previsão de lançamento é até o final desse semestre.
Mobile + experiência
“A transformação digital trouxe à tona a necessidade de as empresas investirem em novas tecnologias. E a segurança é parte essencial, é intrínseca em uma estratégia mobile. A Aruba nasceu em um mundo 100% digital e tem no DNA mobilidade e segurança”, diz Eduardo Gonçalves, country manager da Aruba no Brasil. De acordo com ele, a demanda por tecnologia ultrapassa a redução de custo e passa a ter caráter estratégico novamente. “A experiência do usuário passa a ser o diferencial”, destaca.
A experiência do usuário foi o driver para o desenho da estratégia da empresa para este ano. E, em tempos de IoT, a segurança tem tanta importância quanto a conectividade. Segundo o presidente da Aruba, Keerti Melkote, com a internet das coisas e a mobilidade, a ideia de perímetro esta desaparecendo. “80% dos ataques avançados usaram credenciais validas para isso”, destaca. Pensar digital então é o caminho. “Independentemente da atividade da empresa, a estratégia digital será a mais importante. Manter sua empresa segura de dentro para fora é a parte mais importante”, diz.
*A jornalista viajou para Las Vegas a convite da Aruba
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