book_icon

Schneider e Claroty anunciam Soluções de Cibersegurança para edifícios

A solução flexível, escalável e acessível para proteger melhor os edifícios, desde hospitais e Data Centers até imóveis comerciais. Reduz riscos cibernéticos e ativos para edifícios inteligentes

Schneider e Claroty anunciam Soluções de Cibersegurança para edifícios

Inventário abrangente de ativos, acesso remoto seguro e detecção de ameaças para edifícios, ajudando a garantir resiliência contra ataques cibernéticos e falhas em equipamentos.

A Schneider Electric, que atua na Transformação Digital de gerenciamento e automação de energia, anuncia o lançamento de Soluções de Cibersegurança para edifícios, que ajudam clientes de edifícios a proteger os seus sistemas de gestão predial (BMS – Building Management Systems), visando proteger os seus funcionários, ativos e suas operações. A solução conjunta com a Claroty, empresa de segurança para sistemas ciber-físicos em ambientes industriais, de saúde e comerciais, combinará tecnologia avançada com a experiência e os serviços da Schneider para identificar todos os ativos em toda a instalação, oferecer recursos de gerenciamento inigualável de riscos e vulnerabilidades, além de fornecem monitoramento contínuo de ameaças para proteger os investimentos da empresa.

Quando se trata de proteger os sistemas ciber-físicos, incluindo BMS, a prioridade número um é manter os processos físicos operacionais e seguros  

Atualmente, 50% das infraestruturas prediais (BMS) provavelmente ainda estarão em uso até 2050. Isso está levando os edifícios comerciais a digitalizar os seus ativos, incluindo a modernização de seus sistemas de gestão predial. O fato é que, espera-se que a tecnologia IoT para edifícios cresça de 1,7 bilhão de dispositivos conectados existentes no final de 2020, para mais de 3 bilhões até 2025. À medida que esses edifícios comerciais evoluem para edifícios inteligentes futuramente, eles compartilham pelo menos uma característica comum: maior exposição a riscos.

O setor deve enfrentar os desafios de segurança específicos dos edifícios inteligentes. Estudos mostraram que 57% dos dispositivos IoT são vulneráveis a ataques de média ou alta gravidade*. Os ataques cibernéticos já prejudicaram vários negócios, incluindo infraestrutura crítica, como hospitais, Data Centers e hotéis. O setor de construção comercial deve encontrar maneiras de proteger tanto o seu acesso aos sistemas de TI da empresa, quanto a sua infraestrutura de missão crítica.

“A integração de IoT em edifícios está provocando também uma mudança em todo o setor, mas, como acontece com qualquer inovação, isso também traz novos riscos”, diz Annick Villeneuve, vice-presidente de Soluções Corporativas Digitais da Schneider Electric. “Para os autores das ameaças, que miram na interrupção das operações, benefícios financeiros e/ou atingir outros objetivos – e, ao fazê-lo, colocam em risco as pessoas -, os edifícios podem parecer o alvo perfeito. É com isso em mente, que estamos fazendo parceria com a Claroty para trazer aos nossos clientes uma solução abrangente e líder do setor, que atende aos riscos exclusivos de segurança e operacionais enfrentados pelos atuais e futuros edifícios”.

À medida que mais e mais dispositivos IoT são implementados nos espaços dos edifícios e há maior conectividade entre a tecnologia operacional anteriormente isolada, os sistemas de gestão predial (BMS) e as suas contrapartes de TI os tornaram alvos atraentes e vulneráveis para ataques cibernéticos. Além disso, os gerentes das instalações supervisionam centenas de fornecedores, prestadores de serviços e técnicos de maneira fragmentada, aumentando a complexidade e o risco.

“Quando se trata de proteger os sistemas ciber-físicos, incluindo BMS, a prioridade número um é manter os processos físicos operacionais e seguros”, comenta Keith Carter, vice-presidente de Canais e Alianças Mundiais da Claroty. “Ao fundir a profunda experiência de domínio da Claroty e a tecnologia desenvolvida especificamente com os renomados serviços da Schneider, e o compromisso de impulsionar a transformação digital globalmente, estamos capacitando os nossos clientes a colher os benefícios das tecnologias de construção inteligente sem aumentar sua exposição ao risco cibernético, dando assim um passo profundo para criar um futuro mais eficiente e sustentável para o mundo”.

A oferta de soluções de segurança cibernética para edifícios projetada pela Schneider e pela Claroty inclui as seguintes etapas: descoberta de ativos, avaliação de risco, controle de acesso remoto, detecção e resposta contra ameaças. Esta oferta dará aos proprietários de edifícios, operadores de instalações e equipes de segurança uma solução simples, sem agregar mais carga de trabalho na identificação de riscos, reduzindo continuamente os riscos cibernéticos e de ativos, e identificando e corrigindo as ameaças no seu ambiente, antes que os serviços sejam interrompidos.

Principais funcionalidades:
Provê aos gerentes de instalações uma solução simples e agnóstica de fornecedor, com a qual eles podem atender facilmente e com acesso remoto seguro ao inventário de ativos, obtendo eficiência e outros requisitos importantes aos proprietários de edifícios e gerentes de ativos.

Fornece uma solução automatizada de descoberta de ativos e mapeamento de rede, que identifica e cataloga todos os ativos do sistema (BMS, IoT, UPS, Power Systems, etc.).

Oferece uma solução de detecção contínua de ameaças, que monitora constantemente as redes dos edifícios para identificar, avaliar e alertar sobre os primeiros indicadores de anomalias em nível da rede e dos ativos.

Permite que os fornecedores de ativos e sistemas de edifícios inteligentes criem túneis externos e seguros, para conectar e manter os recursos e ativos específicos na rede do edifício com facilidade, e sem introduzir riscos adicionais.

Fornece dashboards e recursos de relatórios, que permitem que as equipes de gerenciamento e segurança entendam as atuais situações, recebam recomendações personalizadas e conduzam as ações adequadas para reduzir a exposição de um edifício a riscos de segurança, operacionais, financeiros e de reputação.

Oferece uma única solução de acesso remoto seguro (SRA-Secure Remote Access) do setor desenvolvida especificamente para edifícios e ambientes OT, para aumentar a segurança do edifício quando fornecedores, empreiteiros e técnicos estão realizando atividades de manutenção remota.

“Não podemos imaginar uma grande arena utilizada para jogos ou shows, completamente conectada e digitalizada, sendo invadida por cibercriminosos. O sequestro desta arena, como infraestruturas prediais e aeroportos, pode trazer ou criar uma grande catástrofe”, diz Italo Calvano, vice-presidente da Claroty na América Latina. “Imagine uma arena com 40 mil pessoas, com todas as suas luzes apagadas, todas as escadas rolantes e elevadores parados, portas trancadas remotamente e um áudio no auto-falante dizendo que se trata de um atentado? Isso traria um cenário catastrófico. Este mesmo cenário das arenas pode ser replicado para prédios, hospitais, transportes, data centers entre outros que utilizam soluções de BMS. As nossas soluções ajudam os clientes nesta prevenção”, destaca.

Além disso, a grande visibilidade e inteligência obtidas no ambiente de OT e de ativos do edifício, por meio da implementação de soluções de segurança cibernética para edifícios da Schneider, também podem trazer benefícios adicionais aos proprietários e operadores do edifício quanto ao aprimoramento da eficiência e da produtividade operacional do edifício, com insights acionáveis. A principal missão da Schneider no desenvolvimento de soluções de segurança cibernética voltadas a edifícios aos seus clientes permanece a mesma: melhorar a resiliência de seus atuais e futuros edifícios, a partir de uma postura de segurança cibernética aprimorada com a tecnologia e o conhecimento certos. A Schneider trabalha lado a lado com os seus clientes como seu parceiro digital, para sustentabilidade e eficiência, ajudando-os a aproveitar ao máximo os seus investimentos e recursos.

Serviço
www.se.com/cybersecurity-services
www.se.com
www.claroty.com

 

*weforum.org / Julho de 2021
www.se.com/cybersecurity-services

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.