A distribuidora SND realizou ontem (14/6) em São Paulo o seu evento Huawei Partner Business, já realizado em Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). A SND é a mais nova distribuidora Huawei no Brasil e o objetivo do evento foi apresentar a soluções e as estratégias para essa linha de negócios, que estará focada no segmento corporativo (Enterprise). O contrato com a multinacional chinesa foi fechado em julho de 2021, com início das operações já em agosto. Pouco antes, em maio, a SND criou a sua divisão Enterprise e contratou Thiago Menezes, ex-Ingram Micro, que assumiu oposto de head dessa operação.
“A SND começou um processo chamado Cocriação há alguns anos, chamando todos os colaboradores para que dissessem como eles viam a empresa em 2025. Dessa ação interna surgiram algumas iniciativas, uma delas foi a RF Rental, de locação de equipamentos, e a outra foi a unidade Enterprise, uma área nova, que até então era forte na mesa do executivo, com crescimento robusto, mas vimos que era preciso criar uma área de negócios, que resultou na minha vinda à empresa”, contou Menezes. “Hoje, a divisão Enterprise trabalha 100% com produtos da Huawei. O portfólio da Huawei é muito amplo, com muitas soluções, mas se eventualmente não houver determinado produto, podemos trazer de outros fabricantes para compor a solução, mas nunca para competir”, explicou o executivo. Entre os produtos estão soluções de colaboração (IdeaHub), câmeras inteligentes, switches, roteadores, Wi-Fi, firewalls, armazenamento e soluções e serviços na Nuvem.
Com boa experiência neste mercado, já que na Ingram Micro trabalhava com produtos da Cisco, Menezes conta que o primeiro desafio foi montar uma equipe capacitada. “É uma venda consultiva, se fala de projeto e de solução. Começamos buscando pessoas que tenham essa visão, que possam entender o objetivo do parceiro e como podemos ajudar, tanto comercialmente quanto da área técnica”, disse. “Hoje, dividimos o mercado por geografia, pois atendemos o Brasil todo. Fazemos um trabalho forte com os parceiros, com um acompanhamento próximo para entender os seus objetivos e o que esperam para os próximos anos, e principalmente como conseguimos ajudá-los, tanto no desenvolvimento de oportunidades, como trazendo novas tecnologias. Se identificamos um parceiro que trabalha forte com conectividade, mas não atua hoje com Data Center, mas faz sentido atuar, fazemos um trabalho próximo para ajudá-lo no desenvolvimento de oportunidades e na capacitação, com certificações e capacitação, para que no futuro possa atuar de forma mais independente”, explicou Menezes.
“Estamos focados em Enterprise. Temos um concorrente que é a Agora, que também atua neste segmento e é o nosso concorrente direto. A nossa vantagem é que somos 100% Huawei, focados em Enterprise e em ofertar soluções parar ajudar nossos parceiros na geração e fechamento de negócios. O nosso diferencial é que sempre fomos um distribuidor, temos 35 anos de mercado, sempre trabalhando com parceiros”, observou.
Segundo Menezes, as expectativas para este anos são bastante positivas, já que o mercado está aquecido. “Já trouxemos mais de 220 novos parceiros, e temos atualmente em nosso pipeline mais de 60 novos parceiros que possuem contrato conosco. Já entregamos projetos, temos muitos outros em vias de fechamento, tanto para governo quanto privado”, comentou. “Um ponto positivo é o prazo de entrega. Sabemos que existe falta de componentes no mercado, que impacta as mais diversas empresas em todas as verticais. Mas com Huawei, conseguimos ter um prazo de entrega muito curto, temos muitos produtos em pronta entrega, o que acelera o fechamento do contrato dos nossos parceiros. Quando se fala em importação de produtos, conseguimos trazer em três meses ou em até quatro meses, já no mercado vemos prazos superiores a um ano. Conseguimos cumprir tecnicamente, com preços competitivos e com entrega muito rápida”, garantiu Menezes.
“Estamos passando por um momento de transformação, nunca se adotou tanta tecnologia como agora. Existem muitas oportunidades neste mercado. Venham conversar com a gente, temos portfólio, temos soluções, entendemos que o parceiro sempre busca atender seu cliente da melhor forma possível e nós conseguimos, com a Huawei, ter um portfólio completo, com preço competitivo”, finalizou.
O evento de ontem também contou com a participação de Ricardo Matsui, diretor de Desenvolvimento de Negócio da Huawei Brasil, que fez uma apresentação da companhia. “Temos um programa de canais bem fundamentado, desenvolvido nos últimos anos. O parceiro que comprar o equivalente a US$ 250 mil e tiver pelo menos três certificações, uma de venda e duas de pré-venda, que são bastante simples, a SNd consegue ajudar a obter essas certificações, ele já começa a ganhar alguns incentivos, que começam com 6% de rebate sobre tudo o que vendeu”, disse. “Além da amplitude do nosso portfólio, conseguir vender mais para o cliente e ter a margem do projeto, há pelo menos 6% de rebate, que vai subindo de acordo com o valor. Além desse, há outros tipos de incentivos. No ano passado, mais de US$ 20 milhões foram entregues nas mãos dos parceiros. Há muitas oportunidades no mercado, não somente em produtos, mas principalmente em serviços”, afirmou Matsui.
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