Entrou em operação a Axis, a nova master distribuidora do ERP Sage X3 para o Brasil, Argentina e Peru. O contrato com a multinacional Sage envolvendo o seu produto principal foi anunciado ao mercado em outubro. A empresa é resultado de uma joint venture entre o grupo brasileiro de investimentos TechTrends e o parceiro platinum internacional da Sage XPlor.
A nova operação tem como meta triplicar a base instalada nos próximos cinco anos, expandir a atuação na região e aumentar significativamente a relevância da marca, que está entre as cinco maiores fabricantes de software do mundo, segundo levantamento da consultoria Gartner.
Segundo informações, o mercado de ERP brasileiro, apesar de consolidado, ainda se mostra bastante promissor. Conforme a 32ª edição da Pesquisa Anual “Uso da TI – Tecnologia de Informação nas Empresas”, realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Aplicada da FGV (FGVcia), 100% das empresas utilizam um sistema de gestão, seja integrado ou módulos separados. Mas a mesma pesquisa indica que o ERP voltou a subir na prioridade dos investimentos em TI e o foco das organizações no curto prazo estará na substituição, renovação ou reimplantação do sistema, que passará a ocupar o centro de suas estruturas digitais.
A consultoria IDC prevê alta de 12,6% (US$ 3,4 bi) nos gastos com soluções ERP SaaS (Software como Serviço) representará 14% do total. Essa tendência de investimento foi influenciada principalmente pela pandemia, que alterou a maneira pela qual as pessoas transacionam, trabalham, estudam e vivem de uma maneira geral. Para integrar físico e digital é preciso implementar novos processos internamente, externamente e com todo o ecossistema da empresa, conforme aponta a FGVcia.
Neste contexto, a Axis tem a missão de consolidar o software Sage X3 no Brasil e nos países da América Latina como uma opção global viável para suportar e escalar as operações de médias e grandes companhias, competindo em nível de igualdade com os líderes de mercado. Hoje, apenas três players cobrem mais de 80% das empresas usuárias. Mas o que pode ser visto como uma barreira de entrada significa também uma oportunidade. A migração em muitos casos é a saída para organizações que se vêem presas em seus antigos ERPs, seja para reduzir custos, seja para inovar e implementar melhorias.
A estratégia da Axis para atingir seus objetivos está baseada no tripé canais, clientes e receita. “Sabemos que nossas metas são ambiciosas, mas temos um caminho claro a seguir que nos possibilitará chegar onde almejamos. Hoje temos uma rede de parceiros estabelecidos nas regiões Sul e Sudeste. Queremos muito mais. Nos próximos 18 meses, intensificaremos a presença onde já atuamos e expandiremos essa rede para as principais capitais, levando o X3 para as regiões Nordeste e Centro-Oeste”, revela José Luiz Moço (foto), CEO da Axis.
O executivo conta que a nova master distribuidora do Sage X3 tem o compromisso de Quality Assurance, assegurando a qualidade dos projetos a partir de um plano de capacitação de parceiros e Project Managers (gerentes de projetos), incluindo suporte ao gerenciamento de projetos para 100% das implementações. Ele destaca, ainda, que ampliará o escopo do X3, que atende hoje principalmente a vertical Indústrias, com soluções complementares já ofertadas dentro do grupo TechTrends: como automação fiscal e contábil, gestão de riscos, governança, compliance, entre outras. É assim que a empresa pretende suportar seus objetivos de crescimento de maneira sólida e consistente.
Do mundo para o Brasil
Em março de 2020, a Sage anunciou a venda de sua operação no Brasil e de seu portfólio local para focar em produtos globais, como o X3. Desde então, a multinacional inglesa assumiu o gerenciamento à distância dos negócios relacionados ao X3 no Brasil até que identificasse um parceiro com conhecimento sobre o mercado brasileiro e o próprio ERP para se tornar distribuidor master da atividade Sage X3 na região. Depois de uma longa negociação, o nome Axis foi anunciado ao mercado em outubro passado.
A Sage possui milhões de clientes no mundo, com forte presença na América do Norte (Estados Unidos e Canadá) e no Norte Europeu (Reino Unido e Irlanda), que representam 38% e 23% de sua receita orgânica respectivamente. Em seu último relatório anual, a empresa apontou um Mercado Endereçável Total (TAM) de US$ 33 bilhões em 2021.
Com forte presença digital, a multinacional inglesa é apoiada por uma rede de parceiros locais e globais. São mais de 40 mil revendedores que vendem e implementam a solução no mundo. Alcance global, foco local. Este é o principal lema da companhia que confiou à Axis o desafio de fazê-lo valer com sua expertise em solo brasileiro e latino-americano a partir de agora.
www.axisx3.com
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