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Estudo da Accenture mostra que funcionários omniconectados são mais produtivos

Segundo o relatório, 42% dos trabalhadores no local afirmam que não se sentem conectados ao trabalho, versus 36% dos híbridos e 22% dos totalmente remotos

Estudo da Accenture mostra que funcionários omniconectados são mais produtivos

Em um momento em que os mercados de talentos estão em fluxo e as empresas ainda estão lidando com o impacto da pandemia de Covid-19, uma nova pesquisa da Accenture revela que apenas uma em cada seis pessoas se sente altamente conectada, em um sentido humano, no trabalho – com as pessoas que trabalham no local sentindo-se menos conectadas. O relatório “Organizational culture: From always connected to omni-connected” descreve como as empresas podem fortalecer a cultura e a conexão ao fornecer “experiências omniconectadas”, que nivelam o campo de atuação, permitindo que as pessoas participem plenamente e tenham uma experiência equitativa – crescendo em suas carreiras, construindo relacionamentos e criando valor e impacto pessoal e comercial – independentemente de onde eles trabalham fisicamente.

Ao criar um ambiente onde o foco está na conexão, comunicação e promoção da confiança, os líderes estão sinalizando que o tempo e o talento de seu pessoal são respeitados e valorizados

O estudo desafia a suposição de que trabalhar apenas no local faz com que as pessoas se sintam mais conectadas. As pessoas que trabalham no local, em comparação com aquelas que trabalham em locais de trabalho híbridos ou remotos, sentem-se menos conectadas dos três grupos estudados – 42% dos trabalhadores no local dizem que se sentem “não conectados” versus 36% híbridos e 22% totalmente remoto. Embora o tempo presencial seja vital, a proximidade física que carece de suporte de liderança, flexibilidade, tecnologia ou senso de propósito não se traduz necessariamente em pessoas que sentem conexões mais profundas com seu trabalho e entre si.

A pesquisa também mostra que as empresas cujas pessoas se beneficiam de experiências omniconectadas podem obter um prêmio de crescimento anual de receita de 7,4%. A omniconexão também cria confiança, com 29% dos funcionários omniconectados dizendo que sentem mais probabilidade de experimentar um nível mais profundo de confiança em sua organização. Além disso, ser omniconectado é responsável por 59% da intenção de um funcionário de permanecer no emprego, e mais de 90% das pessoas omniconectadas dizem que podem ser produtivas em qualquer lugar.

“As pessoas e a cultura são as principais fontes de diferenciação competitiva das organizações e estão no centro do crescimento. À medida que as pessoas reavaliam fundamentalmente suas relações com o trabalho, os líderes têm a oportunidade de fortalecer a cultura olhando além do espaço e do lugar”, disse Ellyn Shook, diretora de Liderança e Recursos Humanos da Accenture. “Ao criar experiências omniconectadas, os líderes colocam os relacionamentos em primeiro lugar e nivelam o campo de atuação para que cada pessoa possa trabalhar em todo o seu potencial de maneiras que funcionem para elas – o que aprofunda a confiança e impulsiona os resultados dos negócios”, afirmou.

Construindo uma organização Omniconectada

Apenas 17% das pessoas pesquisadas sentiram que estavam se beneficiando de uma experiência omniconectada no trabalho. O relatório fornece um caminho para o C-suite criar experiências omniconectadas que aumentam a produtividade, promovem maior retenção e impulsionam o crescimento da receita.

Os líderes devem começar atendendo às necessidades humanas fundamentais das pessoas. As descobertas se baseiam na pesquisa anterior “Net Better Off”, da Accenture, que identificou as seis necessidades humanas que, quando atendidas, liberam dois terços do potencial das pessoas no trabalho. Deixar as pessoas em melhor situação ao atender a essas necessidades é o requisito mais importante de experiências oniconectadas bem-sucedidas.

O relatório identifica quatro ações-chave que desbloqueiam o valor – para seus funcionários e negócios – por meio de experiências omniconectadas:

Incutir liderança moderna: lidere ouvindo primeiro e seguindo o compromisso com a ação. Quando as pessoas se sentem seguras para falar, elas devem ser recebidas com empatia, compaixão e respeito. Ao comunicar-se com regularidade e transparência, os líderes podem aprofundar a confiança com seu pessoal.

Cultive uma cultura próspera: as pessoas que veem uma linha clara entre seu trabalho e o objetivo da empresa são mais conectadas e realizadas. Os líderes podem aprofundar essa conexão defendendo como as diferentes ideias e experiências são importantes para o sucesso a longo prazo da organização e criando um ambiente em que toda a saúde das pessoas seja cuidada.

Habilite a organização ágil: as experiências omniconectadas ajudam as pessoas a serem produtivas onde quer que estejam. Os líderes precisam expandir a noção de flexibilidade para também considerar quando e como os indivíduos trabalham melhor. A partir daí, eles podem criar estruturas de flexibilidade que sejam ágeis o suficiente para serem adaptadas para atender às necessidades em constante mudança em um ambiente fluido.

Capacite as pessoas por meio da tecnologia: construir uma base tecnológica robusta na Nuvem é o primeiro passo. O próximo é capacitar as pessoas a experimentar e explorar tecnologias emergentes como o metaverso e dar às pessoas autonomia para melhorar seus próprios processos usando tecnologia e dados.

“Os líderes estão focados em acessar, criar e liberar todo o potencial de seu pessoal e estão percebendo que esta é uma oportunidade para reavaliar suas culturas e formas de trabalho”, disse Christie Smith, líder global de Talento e Organização da Accenture. “Ao criar um ambiente onde o foco está na conexão, comunicação e promoção da confiança, os líderes estão sinalizando que o tempo e o talento de seu pessoal são respeitados e valorizados, o que nossa pesquisa mostra que paga dividendos em termos de receita e produtividade”, finalizou.

Serviço
www.accenture.com

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