book_icon

Dashboard tem recursos inéditos com integração e visibilidades de dados para empresas

Apresentando recursos nunca vistos, companhia apresenta novas soluções baseada em Machine Learning para escalar testes e facilitar a gestão da qualidade de software

Dashboard tem recursos inéditos com integração e visibilidades de dados para empresas

Indicadores confiáveis são comprovadamente ferramentas imprescindíveis para a boa gestão, e na área de qualidade de software não é diferente. Os dados coletados durantes testes e uso das aplicações podem possibilitar insights valiosos de como melhorar a experiência do usuário e prevenir o surgimento de bugs.

Pensando na inovação em soluções relacionadas aos testes de qualidade de software, a Prime Control desenvolveu dois novos produtos pioneiros no mercado com recursos jamais vistos. A solução Intelligent Quality Assurance, que é dividida em dois produtos: o Intelligent Quality Dashboard, desenvolvido para a análise e acompanhamento da qualidade; e o Intelligent Defect Prediction cujo objetivo é a predição de defeitos de software.

Os dados coletados durantes testes e uso das aplicações podem possibilitar insights valiosos de como melhorar a experiência do usuário e prevenir o surgimento de bugs  

O Intelligent Quality Dashboard é dividido em três tipos: gestão de defeitos e testes, gestão de performance de execução de testes e gestão de automação de testes. Com isso, a Prime Control apresenta sua mais nova geração de dashboards, os quais prometem mais inteligência e agilidade para a tomada de decisões aos gestores de QA.

Já o Intelligent Defect Prediction, que está em fase de desenvolvimento, deve utilizar os dados e algoritmos de Inteligência Artificial e Machine Learning para a predição de defeitos e, assim, aumentar a cobertura de testes e melhorar a experiência dos clientes.

A ideia de desenvolver tais ferramentas partiu de um artigo sobre inteligência artificial na área de qualidade de software, publicado por três professores de três universidades diferentes – A Universidade de São Paulo, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a Universidade Federal de São João del-Rei. Após isso, deu-se início a uma área de pesquisa e desenvolvimento dentro da própria Prime Control.

O primeiro a ser produzido foi o IQD (Intelligent Quality Dashboard), uma plataforma voltada para o serviço de teste de software que utiliza uma série de bibliotecas prontas para extrair e modelar dados de desenvolvimento, produção e suporte do software. ‘’Geramos gráficos e os transformamos em informações, que de alguma forma possam mostrar caminhos de como está o ciclo de desenvolvimento do produto, seu processo e a performance da equipe’’, explica Ana Côrrea, líder de Business Agility e R&D na Prime Control.

O inédito no projeto, portanto, é o lançamento do IQD (Intelligent Quality Dashboard), uma plataforma dotada de painel de indicadores customizados e implementados em tempo recorde. A líder de Business Agility e R&D explica que o diferencial da ferramenta é que com ela “é possível acessar muito rapidamente o ciclo de vida, transformar dados já existentes em um dashboard com as visões que o cliente quer, possuindo todo o seu histórico”.

O IQD é uma solução que entrega valor de forma quase instantânea a implementação e, por consequência, uma opção muito rápida para o cliente. Assim, é possível acessar o histórico de seus indicadores por meio de uma arquitetura fácil e flexível, criando visões e filtros para qualquer tipo de informação e de cruzamento muito mais rápido. Além disso, o destaque é a possibilidade de melhorar a performance da equipe do cliente por meio de informações de defeitos ou bugs, tempo de correção, atendimento e pós-atendimento.

Por meio do dashboard, a Prime Control atua com três pilares: produto, processo e equipe. Ao combinar essas frentes, é possível mostrar o caminho para que o cliente tome as melhores decisões em relação à melhoria da qualidade desses pilares ou até mesmo aprimore o processo de desenvolvimento e de manutenção de produtos.

A empresa anunciou ainda que já está fazendo investimentos na área de Inteligência Artificial para implantar a tecnologia em seu produto Intelligent Defect Prediction. “É importante que as pessoas saibam que isso é possível e viável”, conclui Daniel Bastreghi, consultor em Marketing e Tecnologia da companhia.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.