A corrida pela modernização continua, e as empresas já veem a linha de chegada, de acordo com uma nova pesquisa do Infosys Knowledge Institute, o braço de pesquisa da Infosys. O estudo revela que 50% do cenário global de aplicativos legados deverá se modernizar nos próximos dois anos, com 70-90% de modernização nos próximos cinco anos.
O Infosys Modernization Radar 2022 descobriu que a modernização de aplicativos leva a maiores benefícios da Nuvem, dados corporativos e tecnologias exponenciais, como análises, APIs, IA e microsserviços. A modernização também melhora a escalabilidade e cria um backbone digital. A pesquisa ressalta que a modernização reduz os gastos operacionais, aumenta as receitas e proporciona uma melhor experiência ao cliente.
A pesquisa identificou quatro abordagens de modernização rápidas e eficazes:
A estratégia de modernização certa: holística, automatizada e alinhada
A pesquisa descobriu que 88% dos sistemas são legados; desses, 45% são mainframes legados. Mais da metade (52%) são essenciais para os negócios, e o restante são aplicativos de suporte – todos precisam evitar o risco de interrupção. Muitos dos sistemas legados carecem de suporte adequado, tornando-os vulneráveis e apresentando riscos de segurança. As empresas devem adotar uma visão holística do patrimônio empresarial, aumentar a automação e alinhar negócios e TI nas decisões de modernização.
Múltiplos conjuntos de talentos reduzem o risco
Metade dos entrevistados (50%) citaram a falta de habilidades e talento como um problema maior do que o risco de interrupção (27%) e os custos de modernização (24%). As empresas precisam aprimorar sua base de funcionários e adquirir habilidades de nicho, como reengenharia, modernização de banco de dados e externalização de regras. A pesquisa recomenda que as empresas invistam em sua força de trabalho, construam comunidades de prática para modernização e aproveitem a economia gig para aproveitar o talento como uma ferramenta de modernização.
O investimento em modernização deve ser mais estratégico do que discricionário
Embora as empresas invistam, em média, 65% do orçamento discricionário em projetos de modernização, as grandes empresas tendem a orçar mais estrategicamente para a modernização. Essas empresas desenvolvem um roteiro de modernização claro e são mais propensas a participar de grandes projetos de modernização. A modernização está agora na agenda executiva e deve se tornar um componente crucial do planejamento de tecnologia empresarial.
A abordagem em fases e as metodologias coexistentes são menos disruptivas do que uma abordagem big-bang
Uma abordagem sistemática em fases e coexistentes para a modernização causa o menor número de interrupções. Quando aplicativos legados e modernizados coexistem com sincronização de dados bidirecional, essa coexistência limita as interrupções do usuário final. De acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados que usam extensivamente uma abordagem big-bang experimentam interrupções mais frequentes e graves. No entanto, os níveis de interrupção severa e a frequência para métodos escalonados e coexistentes foram muito menores.
“As empresas devem acelerar sua jornada de modernização e é imperativo que ajam agora. Como mostra o Infosys Modernization Radar 2022, uma abordagem de esperar para ver não é sustentável. A modernização desempenha um papel fundamental em equipar as empresas para entregar de forma estratégica e integrada em uma era centrada no cliente. Nosso Infosys Modernization Suite, parte do Infosys Cobalt, ajuda as empresas a modernizarem seus sistemas legados e se prepararem para o futuro”, disse Ravi Kumar S, presidente da Infosys .
Serviço
www.infosys.com
Leia nesta edição:
MATÉRIA DE CAPA | TIC APLICADA
Campo digitalizado: sustentabilidade e eficiência
TELECOMUNICAÇÕES
Infra para Conectividade: competição quente
NEGÓCIOS
Unidos para inovar
Esta você só vai ler na versão digital
APLICAÇÃO
A boa gestão de mídias sociais fortalece a marca
Baixe o nosso aplicativo