book_icon

Investimentos em mainframes focam em DevOps, AIOps e segurança, diz pesquisa BMC

Estudo mostra que 94% dos entrevistados têm uma percepção positiva do mainframe e 63% relataram um aumento no investimento em mainframe no ano passado

Investimentos em mainframes focam em DevOps, AIOps e segurança, diz pesquisa BMC

A BMC Software, provedora global de soluções de software corporativo, divulgou os resultados de sua 18ª Pesquisa Anual sobre Mainframe, que reforça o valor dos computadores de grande porte e seu crescimento contínuo como um plataforma para inovação.

Uma nova apreciação pela resiliência e escalabilidade do mainframe emergiu da forte dependência da tecnologia através da mudança no cenário digital resultante da pandemia de Covid-19. A pesquisa deste ano com mais de 800 profissionais executivos e técnicos mostrou algumas tendências interessantes:

–  94% dos entrevistados têm uma percepção positiva do mainframe e 63% relataram um aumento no investimento em mainframe no ano passado.

– DevOps e AIOps continuam a crescer para o mainframe, enquanto o volume de dados e o número de bancos de dados continuam a aumentar significativamente.

– A conformidade e a segurança continuam a ser a principal prioridade para os profissionais de mainframe – uma prioridade que surgiu pela primeira vez em 2019.

– A Nuvem emergiu como uma das quatro principais prioridades para o próximo ano para 35% dos entrevistados com um interesse crescente na implementação de tecnologias de Nuvem, como armazenamento e backup baseados em Nuvem.

– Os resultados da pesquisa apoiam ainda mais a necessidade das organizações fortalecerem os processos corporativos de mainframe com ferramentas que proporcionem maior velocidade, certeza e segurança.

Inovação contínua de DevOps e crescimento de AIOps

Com o crescimento do mainframe vem a ênfase na inovação e um aumento no uso de DevOps e AIOps para gerar resultados no mundo real.

Sessenta e dois por cento dos entrevistados relataram usar práticas DevOps no mainframe, reconhecendo a necessidade de atualizar rapidamente os aplicativos principais para acompanhar a demanda dos negócios e melhorar a qualidade do desenvolvimento de aplicativos.

O uso de AIOps em ambientes mainframe e não mainframe aumentou consideravelmente, de 25% em 2021 para 32% em 2023. Os desafios na implementação de AIOps, incluindo custo, complexidade e a necessidade de conjuntos de habilidades especializadas, diminuíram. Os usuários atuais relatam maior tempo de atividade, capacidade de detectar problemas rapidamente e capacidade de compreender tendências antecipadamente como os maiores valores de negócios fornecidos pelo AIOps.

Conformidade e segurança continuam sendo prioridade máxima 

Conformidade e segurança lideram a lista de prioridades para organizações de mainframe, com 61% dos entrevistados citando-as como questões principais, seguidas por otimização de custos (49%), aprimoramento da automação (41%) e recuperação de dados (40%).

Essas prioridades correspondem ao aumento do uso de soluções de identificação pessoal (PII), um aumento de 7% no número de entrevistados que usam uma solução dedicada de gerenciamento de informações e eventos de segurança de mainframe (SIEM) desde 2021, monitoramento de usuários privilegiados e gerenciamento de acesso e testes de penetração externos.

“Nossa pesquisa destaca que as empresas que investem na modernização de suas práticas de desenvolvimento e operações de aplicativos no mainframe impulsionam inovações significativamente mais rápidas e alcançam níveis mais elevados de resiliência”, disse John McKenny, vice-presidente sênior e gerente-geral de Otimização e Transformação Z Inteligente da BMC. “À medida que a inovação do mainframe continua, as organizações que não investem no mainframe estão colocando seus negócios e clientes em risco significativo”, finalizou.

Serviço
www.bmc.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.