book_icon

Trabalhadores brasileiros passam a aderir com mais frequência ao trabalho híbrido

Plataforma brasileira de gestão de workplace Deskbee teve recorde de acessos em março; no último trimestre, empresa somou quase um milhão de check-ins, indicando maior aderência do mercado

Trabalhadores brasileiros passam a aderir com mais frequência ao trabalho híbrido

O avanço da vacinação e a redução no número de casos de Covid-19 no País estão possibilitando aos brasileiros a retomada de alguns hábitos que saíram da normalidade nos últimos dois anos, como frequentar alguns lugares sem a obrigatoriedade do uso de máscaras, viajar e aproveitar festas populares. No mercado de trabalho a oportunidade de reviver o passado ou experimentar novas experiências não é diferente: tem-se o fortalecimento dos sistemas de trabalho híbrido e cresce a quantidade de empresas que estão optando por retomar a jornada presencial.

Um forte indicativo dessa tendência é sentido num levantamento da Deskbee (antiga Desko), HR Tech sediada em Porto Alegre (RS) e especialista no conceito de escritório híbrido, que, em março de 2022 registrou quase 600 mil acessos em sua plataforma de gestão de workplace — que conta com cerca de 300 clientes do porte de WarnerMedia, Heineken, Renault, BRF, XP Inc. e Raízen, além de unicórnios como Nubank, iFood, Loggi e Creditas. O volume de checkin-s registrado no mês passado foi o maior no comparativo com os seis meses anteriores; e o mês também contou com o recorde de reservas de estações de trabalho (296.610 no total) no último semestre.

É claro que a diminuição no número de casos e de mortes por coronavírus não significa que a pandemia acabou – e o retorno ao escritório deve ser feito com atenção e cuidados  

De acordo com dados da Deskbee, a plataforma de workplace teve quase um milhão de acessos no primeiro trimestre, número que supera o total de visitas registradas ao longo de todo o ano de 2021: os usuários acessaram a ferramenta mais de 920 mil vezes em janeiro, fevereiro e março, contra as 790 mil visitas realizadas no ano passado. A evolução de funcionários agendando espaço presencial de trabalho nas empresas vai ao encontro da queda de casos e da flexibilização das regras de prevenção à Covid-19 em grande parte dos estados brasileiros.

Em abril a tendência de alta permanece. Somente nos primeiros dias do mês, ao menos mais de 220 mil acessos já foram registrados pela plataforma de workplace.

“Muitas empresas aproveitaram 2021 para contratar a Deskbee e preparar o retorno aos escritórios com tempo, enquanto as vacinas ainda não estavam disponíveis para a maior parte das pessoas”, comenta Flahane Roza, Coordenadora de Marketing da startup. “Agora os gestores e funcionários dessas companhias estão se sentindo seguros para de fato fazer uso da plataforma e adotar definitivamente o modelo de trabalho híbrido.”

É claro que a diminuição no número de casos e de mortes por coronavírus não significa que a pandemia acabou – e o retorno ao escritório deve ser feito com atenção e cuidados. “Justamente por isso, é preciso planejar cada etapa da migração para o modelo híbrido, e pensar na segurança dos colaboradores como prioridade”, diz Mário Verdi, CEO da Deskbee. “Organizar com inteligência a ida dos funcionários à empresa, levando em conta quem de fato precisa trabalhar presencialmente a cada momento e onde e como cada pessoa vai desempenhar suas funções, evita que elas passem o dia trabalhando aglomeradas na mesma sala, por exemplo. E evitar aglomerações é uma das principais diretrizes na prevenção da covid-19 e de outras doenças contagiosas.”

Além do arrefecimento da pandemia, outro ponto fundamental que estimula o modelo de trabalho híbrido é a promoção da equidade: nem todas as pessoas têm, em casa, ferramentas totalmente adequadas à realização de suas funções (como ergonomia, boa conexão de internet, ou mesmo ambientes que favoreçam a concentração e o foco). É essencial que o escritório forneça esses recursos e esteja preparado para receber, em qualquer dia da semana, os funcionários que precisem da estrutura física da empresa para realizar seu trabalho.

A Deskbee já atende cerca de mil escritórios em países como Argentina, Chile, México, Portugal, Inglaterra, Espanha, Japão, Polônia e Alemanha, além dos Estados Unidos. A expansão internacional é incentivada por um investimento-anjo de R$ 2,5 milhões liderado pela Mercosul Ventures, corporate venture sediada em Seattle e focada em potencializar negócios inovadores na América Latina.

Deskbee

Flahane Roza

Mário Verdi

trabalho híbrido

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento