book_icon

Novo modelo de liderança digital une dados, análise e tecnologia, diz Gartner

Os CxO 5.0 estão ajudando as empresas a se reconstituírem, adotando um modelo operacional que incorpora a capacidade digital nativa em seus negócios

Novo modelo de liderança digital une dados, análise e tecnologia, diz Gartner

O Gartner Research Board identificou um novo modelo de liderança digital que une dados, análises, tecnologia digital e recursos de transformação nos negócios. Para  consultoria, os líderes de dados e análises (D&A) estão em uma posição única para impulsionar essa mudança que fará com que suas empresas se comportem como nativos digitais. “Os líderes de D&A mais avançados e bem-sucedidos estão gerando novas oportunidades de uso de recursos digitais – geralmente produtos de dados e análises – para capturar valor. Essas oportunidades devem se conectar diretamente às prioridades do negócio”, disse Mario Faria, vice-presidente e diretor de Programas do Gartner Research Board. “Ao mesmo tempo, alguns líderes de D&A estão usando o digital e o D&A para criar modelos de negócios totalmente novos. Esses líderes – o CxO 5.0 – estão ajudando as empresas a se reconstituírem adotando um modelo operacional que incorpora a capacidade digital nativa em seus negócios nativos não digitais existentes”, comentou.

O modelo operacional CxO 5.0 é baseado na ideia de enxerto, em que os líderes de D&A trazem para suas empresas uma maneira de se comportar e agir como nativos digitais

A oferta Global Chief Data and Analytics Officer (Global CDAO) do Gartner Research Board fornece informações adicionais sobre esse novo modelo operacional e o CxO 5.0 por meio de uma comunidade de CDAOs globais engajados com seus verdadeiros pares em organizações de tamanho comparável.

“Depois de identificarmos como as empresas mais bem-sucedidas estão se saindo bem na reconstituição digital, trabalhamos com seus CDAOs para criar um modelo do modelo operacional para outros usarem e uma ferramenta de maturidade para identificar onde uma empresa está em sua jornada CxO 5.0”, disse Tom Stanton, diretor de Pesquisa do Gartner Research Board.

O modelo operacional CxO 5.0 é baseado na ideia de enxerto, em que os líderes de D&A trazem para suas empresas uma maneira de se comportar e agir como nativos digitais usando cinco componentes principais:

Mentalidade do fundador

Uma mentalidade de fundador prioriza a solução de um problema com o mínimo de desperdício (tempo, reuniões etc.). Ao mapear a estratégia, uma mentalidade de fundador significa alinhar papéis e responsabilidades claramente com metas, objetivos e incentivos claramente explicados. “Certifique-se de que não haja muitas mentalidades de startup em silos, tendo uma “estrela do norte” na equipe”, disse Faria.

Resultados de negócios

As organizações devem ter uma estratégia de negócios clara com alinhamento definido à sua estratégia digital. Os líderes devem comunicar a finalidade dos dados como serviço para toda a empresa. Para ser uma organização orientada por dados, todos devem possuir os dados e uma cultura de responsabilidade e alinhamento deve ser promovida.

Estratégia para interrupção

Para identificar a interrupção, as organizações devem operar com a mentalidade de que outra pessoa já está trabalhando de uma maneira melhor. Use dados para ajudar a criar a estratégia. Não use dados para tentar provar sua estratégia. Os CxOs devem alavancar a força em toda a organização para escalabilidade e ter a coragem de mudar ou cortar laços com pessoas, processos e relacionamentos que não estão alinhados.

Mudanças organizacionais

O objetivo é incentivar uma estrutura organizacional mais descentralizada que permita a infusão de competências em todo o negócio. Para fazer isso, o CxO deve começar a construir uma organização que seja resiliente a mudanças frequentes de pessoas e aprender a tirar proveito disso, como incorporar o aprendizado no trabalho para quebrar silos.

Produtos digitais/D&A

As organizações devem tentar habilitar operações em tempo real de recursos a insights e criar uma mudança para comunicação cruzada consistente. Isso significa mudar para uma estratégia agnóstica de Multicloud/Nuvem observando as necessidades de processo e metodologia para selecionar a plataforma e criar procedimentos detalhados com base nos recursos da plataforma. Isso fornecerá a capacidade de amadurecer e descobrir novos produtos, permitindo a evolução com novos insights.

Serviço
www.gartner.com/en/gartner-research-board

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.