Pessoas em todo o mundo estão exigindo mais progresso em sustentabilidade e esforços sociais e estão esperando que as empresas intensifique as ações neste sentido. Foi isso que mostrou um novo estudo da Oracle, conduzido por Pamela Rucker, CIO Advisor, Instructor for Harvard Professional Development. O estudo “No Planet B” pesquisou mais de 11 mil consumidores e líderes empresariais em 15 países e descobriu que as pessoas estão cansadas da falta de progresso que a sociedade está fazendo em relação à sustentabilidade e iniciativas sociais, querem que as empresas transformem a conversa em ação e acreditam que a tecnologia pode ajudar as empresas a ter sucesso onde as pessoas falharam.
Os eventos dos últimos dois anos destacaram a sustentabilidade e os esforços sociais, com as pessoas em todo o mundo fartas da falta de progresso e pedindo que as empresas façam mais:
– 93% das pessoas acreditam que a sustentabilidade e os fatores sociais são mais importantes do que nunca e 80% disseram que os eventos nos últimos dois anos os levaram a mudar suas ações.
– 94% acreditam que a sociedade não fez progressos suficientes, 42% atribuem a falta de progresso às pessoas estarem muito ocupadas com outras prioridades, 39% acreditam que é o resultado de mais ênfase nos lucros de curto prazo sobre os benefícios de longo prazo e 37% acreditam que as pessoas são muito preguiçosas ou egoístas para ajudar a economizar os recursos do planeta.
– 45% acreditam que as empresas podem fazer mudanças mais significativas na sustentabilidade e nos fatores sociais do que indivíduos ou governos sozinhos.
– 78% estão frustradas e fartas da falta de progresso das empresas até o momento e 89% acreditam que não é suficiente que as empresas digam que estão priorizando o Meio Ambiente, Social e Governança (ESG), elas precisam ver ações e provas.
– 84% acreditam que as empresas fariam mais progresso em direção à sustentabilidade e metas sociais com a ajuda da IA e 61% acreditam que os bots terão sucesso onde os humanos falharam.
ESG e tecnologia
Os líderes empresariais sabem que os esforços de sustentabilidade são fundamentais para o sucesso corporativo e até confiam em bots mais do que em humanos para impulsionar os esforços sociais e de sustentabilidade:
– 92% acreditam que os programas de sustentabilidade e ESG são fundamentais para o sucesso de suas organizações. Os executivos identificaram os três principais benefícios, como fortalecimento da marca (40%), aumento da produtividade (39%) e atração de novos clientes (38%).
– Quase todos os líderes empresariais (91%) estão enfrentando grandes obstáculos ao implementar iniciativas de sustentabilidade e ESG. Os maiores desafios incluem obter métricas ESG de parceiros e terceiros (35%); falta de dados (33%); e processos de relatórios manuais demorados (32%).
– 96% dos líderes empresariais admitem que o preconceito e a emoção humanos muitas vezes distraem o objetivo final e 89% acreditam que as organizações que usam a tecnologia para ajudar a impulsionar práticas de negócios sustentáveis serão as que terão sucesso a longo prazo.
– 93% dos líderes de negócios confiariam em um bot em vez de um humano para tomar decisões sociais e de sustentabilidade. Eles acreditam que os bots são melhores em coletar diferentes tipos de dados sem erros (43%), tomar decisões racionais e imparciais (42%) e prever resultados futuros com base em métricas/desempenho passado (41%).
– Os líderes empresariais acreditam que as pessoas ainda são essenciais para o sucesso das iniciativas sociais e de sustentabilidade e acreditam que as pessoas são melhores na implementação de mudanças com base no feedback das partes interessadas (48%), educar outras pessoas sobre as informações necessárias para tomar decisões (46%) e tomar decisões estratégicas informadas pelo contexto (42%).
Prioridade
As empresas precisam priorizar a sustentabilidade e as questões sociais e repensar como usam a tecnologia para causar impacto ou enfrentar grandes consequências.
– 94% das pessoas querem progredir em sustentabilidade e fatores sociais para estabelecer formas de vida mais saudáveis (50%), salvar o planeta para as gerações futuras (49%) e ajudar a criar mais igualdade em todo o mundo (46%).
– 70% das pessoas estariam dispostas a cancelar seu relacionamento com uma marca que não leva a sério a sustentabilidade e as iniciativas sociais e 69% até deixariam sua empresa atual para trabalhar para uma marca que coloca um foco maior nesses esforços.
– Se as organizações puderem demonstrar claramente o progresso que estão fazendo em questões ambientais e sociais, as pessoas estariam mais dispostas a pagar mais por seus produtos e serviços (87%), investir neles (83%) e trabalhar para eles (83%).
– Os líderes empresariais entendem a importância e a urgência, tanto que 94% acreditam que as métricas sociais e de sustentabilidade devem ser usadas para informar as métricas de negócios tradicionais e 91% desejam aumentar seu investimento em sustentabilidade.
“Os eventos dos últimos dois anos colocaram a sustentabilidade e as iniciativas sociais sob o microscópio e as pessoas estão exigindo mudanças materiais. Embora existam desafios para lidar com esses problemas, as empresas têm uma imensa oportunidade de mudar o mundo para melhor”, disse Pamela Rucker. “Os resultados mostram que as pessoas são mais propensas a fazer negócios e trabalhar para organizações que agem de forma responsável em relação à nossa sociedade e ao meio ambiente. Este é um momento oportuno. Embora o pensamento tenha evoluído, a tecnologia também evoluiu e pode desempenhar um papel fundamental na superação de muitos dos obstáculos que impediram o progresso”, observou.
“Nunca foi tão crítico para as empresas investir em sustentabilidade e iniciativas ESG, pois as pessoas não querem apenas ouvir sobre isso – elas estão buscando ações decisivas e exigindo mais transparência e resultados tangíveis”, disse Juergen Lindner, vice-presidente sênior e CMO, Global de Marketing SaaS da Oracle. “Os líderes empresariais entendem a importância, mas muitas vezes têm a suposição errônea de que precisam priorizar os lucros ou a sustentabilidade. A verdade é que este não é um jogo de soma zero. A tecnologia que pode eliminar todos os obstáculos aos esforços ESG já está disponível, e as organizações que fizerem isso corretamente podem não apenas apoiar suas comunidades e o meio ambiente, mas também obter ganhos significativos de receita, economia de custos e outros benefícios que afetam os resultados”, finalizou.
Serviço
www.oracle.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo