book_icon

Sicoob Engecred atualiza seu ambiente de TI com apoio da Populos

Instituição financeira atua em 24 unidades da federação e apostou nas soluções de Virtualização e Hiperconvergência da Citrix e Nutanix para sustentar crescimento

Sicoob Engecred atualiza seu ambiente de TI com apoio da Populos

O Sicoob Engecred, instituição financeira cooperativa que soma R$ 2 bilhões em ativos totais administrados e possui associados em 23 estados e no Distrito Federal, modernizou sua estrutura de TI com apoio da Populos – empresa de tecnologia especializada em soluções de End User Computing, Infraestrutura e Cloud. Com isso, o cenário do parque tecnológico, que estava no limite, deu lugar ao ganho de flexibilidade e escalabilidade para acompanhar o crescimento da operação.

Segundo o gerente de TI do Sicoob Engecred, Rodrigo Escórcio, a organização precisava de plataformas para impulsionar a expansão e, ao mesmo tempo, otimizar tarefas em modelos de trabalho híbrido. “A infraestrutura anterior rodava em três camadas: storage, switch SAN e servidores, e o upgrade desse cenário envolveria investimentos pesados na aquisição de máquinas e softwares, o que nos desafiou a ir em busca de alternativas mais modernas e com melhor custo-benefício”, comenta.

A Populos nos trouxe uma proposta com um modelo otimizado de TI baseado em hiperconvergência, que dispensaria os elevados custos com aquisição e atualização de equipamentos  

O Sicoob Engecred já mantinha uma relação com a Populos na virtualização de desktops, e decidiu consultar a parceira de tecnologia para obter uma solução que atendesse às necessidades da instituição financeira. “A Populos nos trouxe uma proposta com um modelo otimizado de TI baseado em hiperconvergência, que dispensaria os elevados custos com aquisição e atualização de equipamentos”, revela Escórcio, que está há 13 anos à frente da área de TI da cooperativa.

O gerente de TI acrescenta que a solução adotada foi a de hiperconvergência da Nutanix, por ser uma plataforma flexível e com alta capacidade de integração entre equipamentos de diferentes configurações e gerações. Além disso, a Nutanix já trazia embarcadas ferramentas estratégicas, como o Acropolis Hypervisor, além de recursos de segurança (Nutanix Flow) e gerenciamento de arquivos (Nutanix Files), dispensando a compra de múltiplas licenças”, destaca.

De acordo com ele, esse conjunto de funcionalidades supriu de imediato a carência que a empresa mantinha por escalabilidade e segurança, com performance e suporte a diversos tipos de workload, entregando agilidade no atendimento e confiabilidade no ecossistema.

Implementação segura sem causar impactos na operação
Todo o projeto, dos primeiros estudos ao início da utilização, foi implantado em seis meses e entregue em novembro de 2021. Na opinião de Rodrigo Escórcio, todo o processo de implementação foi “fluido”, sem intercorrências, não causando nenhum impacto nas atividades da instituição. A estratégia utilizada pela Populos foi a criação de uma estrutura paralela a que estava em uso, permitindo que a transição ocorresse de forma transparente para os usuários e para o ambiente legado, um ponto extremamente positivo para o modelo de negócio do Sicoob Engecred. O treinamento também ficou sob responsabilidade da Populos, que preparou a equipe de infraestrutura de TI para extrair o melhor da plataforma desde a migração.

Hoje, a estrutura de TI do Sicoob Engecred é dividida em cinco unidades: Suporte, Infraestrutura, BI, Desenvolvimento & Qualidade e Processo. Já nas estruturas de Data Centers, a empresa conta com um site principal e um de contingência, segregados geograficamente, ambos com classificação Tier 2, onde é realizada a administração de todo o ambiente e de todos os pontos de atendimento.

Virtualização baseada em Citrix
Esse sistema atende cerca de 200 colaboradores, alguns de forma híbrida. Para suportar as demandas das equipes, com workspaces responsivos e direcionados, o Sicoob Engecred já utiliza há oito anos uma estrutura de virtualização em arquitetura Citrix. Com a hiperconvergência, foi possível atualizar todas as aplicações com ganho de tempo e produtividade.

Hoje, o Sicoob Engecred possui a gestão dos ambientes Nutanix e Citrix com o apoio do time Populos e, ainda, faz uso dos endpoints Populos Smart Client em todas as suas agências. As soluções Citrix deixaram de rodar no modelo on-premise, passando para a Citrix Cloud com suporte do SaaS (Software as a Service).

Primeiros benefícios
“Com o upgrade na estrutura física e nas aplicações, conseguimos entregar com segurança e alta disponibilidade os desktops virtuais e outras soluções que potencializaram estratégias, oportunidades de negócios e capacidade de expansão do Sicoob Engecred”, diz Escórcio. Ele comenta que, para o time de operações e administração do ambiente, os benefícios foram imediatos. Já na gestão, em menos de três meses os benefícios foram percebidos.

O gerente de TI destaca ainda que a nova infraestrutura, mais ágil e enxuta, simplificou a gestão de todo o parque (hardwares, firmwares e softwares), pois tudo está concentrado em única plataforma, com melhor tempo de resposta. A nova configuração também já garantiu à empresa a economia no consumo de energia, especialmente com climatização e diminuição do espaço físico.

O engenheiro da Populos, Gabriel Amorim, acrescenta que, com a integração das soluções Citrix em plataforma Nutanix, as tarefas para usuários finais passaram a ser realizadas em menos da metade do tempo. “Derrubamos para 18 segundos o tempo de execução em processos que demoravam 50 segundos para rodar. Além disso, o modelo de gestão da Citrix Cloud agiliza processos, demandando menos recursos de processamento e desonerando as áreas de TI, uma vez que upgrades e atualizações passam a acontecer de forma automatizada pelo sistema”, afirma.

Planos de expansão das soluções
Na visão do gerente de TI do Sicoob Engecred, o projeto já prevê uma ampliação das soluções Citrix, passando a atender 400 usuários. Também está no radar da instituição financeira a expansão do trabalho analítico com ferramentas preditivas, baseadas em algoritmos e inteligência artificial, além de explorar mais fortemente as demais ferramentas de gestão de banco de dados e Kubernetes (plataforma de código aberto, portável e extensiva para o gerenciamento de cargas de trabalho e serviços distribuídos em contêineres, que facilita tanto a configuração declarativa quanto a automação) presentes no ecossistema da Nutanix.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.