book_icon

HPE abre Centro Global de Excelência para IA e dados na Espanha

O novo CoE desenvolverá e implementará casos de uso de IA e plataformas de dados para clientes em áreas tão diversas como administração pública, finanças, saúde, manufatura, logística e serviços de TI

HPE abre Centro Global de Excelência para IA e dados na Espanha

Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou que inaugurou um novo Centro Global de Excelência (CoE) para Inteligência Artificial (IA) e Dados em sua sede espanhola em Las Rozas, Madri. Estabelecido para centralizar talentos e conhecimentos focados em serviços de IA e modernização de dados, o CoE ajudará a HPE a atender à crescente demanda global por serviços profissionais e de consultoria nesse campo. A equipe de profissionais de IA e dados ajudará organizações de todo o mundo a aplicar IA, dados e análises avançadas para descobrir insights, criar transações confiáveis ​​e empregar inteligência de maneiras novas, éticas e seguras. O novo CoE desenvolverá e implementará casos de uso de IA e plataformas de dados para clientes em áreas tão diversas como administração pública, finanças, saúde, manufatura, logística e serviços de TI.

Este novo CoE internacional alavancará o Centro de Tecnologia do Cliente que a HPE abriu em Las Rozas em 2017 para fornecer um espaço físico para mostrar as tecnologias mais inovadoras que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade digital

“Nosso novo Centro Global de Excelência na Espanha ajudará empresas e instituições em todo o mundo a extrair mais valor dos crescentes volumes de dados em suas organizações”, disse José María de la Torre, vice-presidente sênior e diretor administrativo da HPE Southern Europe e presidente da HPE Espanha. “Na Hewlett Packard Enterprise, reunimos talento e tecnologia, o que nos permite fomentar o empreendedorismo, agilidade, inovação, emprego de qualidade, sustentabilidade, ética e todos os elementos que compõem um círculo virtuoso no ecossistema local, gerando riqueza econômica, bem-estar e compromisso social. A motivação da equipe para trazer este centro internacional para a Espanha tem sido contribuir para a sociedade, e é um claro compromisso da Hewlett Packard Enterprise com a Espanha, um país chave para a empresa, há mais de 50 anos.”

Centro de Excelência HPE

Espera-se que a abertura crie novos postos de trabalho em Espanha, especialmente funções destinadas a profissionais em início de carreira. A HPE começou a recrutar e está em discussões com universidades locais visando graduados e pós-graduados de uma ampla variedade de cursos, incluindo IA, Big Data, análise, ciência da computação, física, matemática e engenharia. Nos próximos anos, a HPE prevê a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho para prestação de serviços do CoE em todo o mundo, com um investimento de cerca de 15 milhões de euros.

“O crescimento de tecnologias disruptivas e de alto impacto, como IA e dados, é uma tendência global imparável”, afirmou Carme Artigas, Secretária de Estado de Digitalização e Inteligência Artificial na inauguração do novo CoE. “Eles são os elementos-chave para avançar nos objetivos de desenvolvimento sustentável e na resiliência dos processos de produção de energia que foram forçados a se transformar digitalmente. A Espanha tem uma oportunidade sem precedentes para abordar a reforma estrutural e universal do nosso modelo. Isso é marcado por um desafio estratégico essencial: a integração de IA e dados nas cadeias de valor de nossa economia”, comentou.

“Um centro como este atende a uma demanda global crescente”, acrescentou Isabel Díaz Ayuso, presidente da Comunidade de Madri no evento de abertura. “Tanto a IA quanto a análise avançada ajudam as pessoas e principalmente as empresas a atingir seus objetivos e, portanto, cada vez mais exigirão serviços profissionais e de consultoria nesse campo. É, portanto, fundamental para o desenvolvimento económico e permite que tanto as empresas, como os cidadãos e as administrações sejam mais eficazes na tomada de decisões. Temos um ecossistema propício a ser um nó digital no sul da Europa e nós, a Comunidade de Madrid, estamos a trabalhar para atrair novos projetos empresariais para a região e para continuar a promover a transformação digital de todo o tecido empresarial”, enfatizou.

O novo CoE será integrado à prática global de IA e dados da HPE em sua organização HPE Pointnext Services. “Vemos uma demanda crescente de nossos clientes por experiência para ajudá-los a usar IA e análise de dados para atingir seus objetivos de negócios”, acrescentou Luis Buezo, diretor de Prática Mundial de IA e Dados da HPE Advisory & Professional Services. “Pessoas que podem impulsionar a inovação com novos casos de uso de IA e dados podem aprender e colaborar com membros da equipe e parceiros da HPE e desenvolver ainda mais suas carreiras em uma área empolgante e de rápido crescimento”, observou.

Um exemplo de casos de uso que a equipe pode demonstrar é a aplicação de IA a imagens de patologia digital de linfonodos para melhorar a detecção de linfoma, aprimorando a precisão e a eficiência dos processos de diagnóstico. Outro exemplo é o desenvolvimento de demonstrações interativas usando blocos de construção para simular a fabricação de produtos. Ao treinar, implementar e gerenciar o reconhecimento de diferentes objetos, os modelos de IA podem ser desenvolvidos e aplicados para melhorar a qualidade do produto com controle de qualidade baseado em visão de máquina, em vez de usar inspeções manuais tradicionais.

Ética em IA

O Centro Global de Excelência de IA e Dados também trabalhará em estreita colaboração com o Grupo de Trabalho de Ética de IA da HPE. Trata-se de um grupo de trabalho internacional e multidisciplinar cuja missão é garantir o uso responsável e o desenvolvimento da IA ​​para atingir objetivos que beneficiem indivíduos, empresas e governos, respeitando princípios éticos fundamentais, como privacidade e prevenção de uso indevido que possa violar direitos humanos, bem como o uso inclusivo e responsável da tecnologia.

Este novo CoE internacional alavancará o Centro de Tecnologia do Cliente que a HPE abriu em Las Rozas em 2017 para fornecer um espaço físico para mostrar as tecnologias mais inovadoras que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade digital. A HPE planeja criar oportunidades com o ecossistema de tecnologia local envolvendo uma ampla gama de empresas de tecnologia e parceiros da HPE em projetos e atividades.

Com este novo centro, a HPE reforça a sua aposta no investimento de alto valor acrescentado em Espanha e procura potenciar e reter o talento nacional com uma elevada prioridade no recrutamento para a diversidade, contribuindo assim para os objetivos da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial Espanhola.

Serviço
www.hpe.com

Big Data

Centro Global de Excelência

dados

Espanha

HPE

IA

Madri

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento