book_icon

HPE abre Centro Global de Excelência para IA e dados na Espanha

O novo CoE desenvolverá e implementará casos de uso de IA e plataformas de dados para clientes em áreas tão diversas como administração pública, finanças, saúde, manufatura, logística e serviços de TI

HPE abre Centro Global de Excelência para IA e dados na Espanha

Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou que inaugurou um novo Centro Global de Excelência (CoE) para Inteligência Artificial (IA) e Dados em sua sede espanhola em Las Rozas, Madri. Estabelecido para centralizar talentos e conhecimentos focados em serviços de IA e modernização de dados, o CoE ajudará a HPE a atender à crescente demanda global por serviços profissionais e de consultoria nesse campo. A equipe de profissionais de IA e dados ajudará organizações de todo o mundo a aplicar IA, dados e análises avançadas para descobrir insights, criar transações confiáveis ​​e empregar inteligência de maneiras novas, éticas e seguras. O novo CoE desenvolverá e implementará casos de uso de IA e plataformas de dados para clientes em áreas tão diversas como administração pública, finanças, saúde, manufatura, logística e serviços de TI.

Este novo CoE internacional alavancará o Centro de Tecnologia do Cliente que a HPE abriu em Las Rozas em 2017 para fornecer um espaço físico para mostrar as tecnologias mais inovadoras que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade digital

“Nosso novo Centro Global de Excelência na Espanha ajudará empresas e instituições em todo o mundo a extrair mais valor dos crescentes volumes de dados em suas organizações”, disse José María de la Torre, vice-presidente sênior e diretor administrativo da HPE Southern Europe e presidente da HPE Espanha. “Na Hewlett Packard Enterprise, reunimos talento e tecnologia, o que nos permite fomentar o empreendedorismo, agilidade, inovação, emprego de qualidade, sustentabilidade, ética e todos os elementos que compõem um círculo virtuoso no ecossistema local, gerando riqueza econômica, bem-estar e compromisso social. A motivação da equipe para trazer este centro internacional para a Espanha tem sido contribuir para a sociedade, e é um claro compromisso da Hewlett Packard Enterprise com a Espanha, um país chave para a empresa, há mais de 50 anos.”

Centro de Excelência HPE

Espera-se que a abertura crie novos postos de trabalho em Espanha, especialmente funções destinadas a profissionais em início de carreira. A HPE começou a recrutar e está em discussões com universidades locais visando graduados e pós-graduados de uma ampla variedade de cursos, incluindo IA, Big Data, análise, ciência da computação, física, matemática e engenharia. Nos próximos anos, a HPE prevê a criação de cerca de 100 novos postos de trabalho para prestação de serviços do CoE em todo o mundo, com um investimento de cerca de 15 milhões de euros.

“O crescimento de tecnologias disruptivas e de alto impacto, como IA e dados, é uma tendência global imparável”, afirmou Carme Artigas, Secretária de Estado de Digitalização e Inteligência Artificial na inauguração do novo CoE. “Eles são os elementos-chave para avançar nos objetivos de desenvolvimento sustentável e na resiliência dos processos de produção de energia que foram forçados a se transformar digitalmente. A Espanha tem uma oportunidade sem precedentes para abordar a reforma estrutural e universal do nosso modelo. Isso é marcado por um desafio estratégico essencial: a integração de IA e dados nas cadeias de valor de nossa economia”, comentou.

“Um centro como este atende a uma demanda global crescente”, acrescentou Isabel Díaz Ayuso, presidente da Comunidade de Madri no evento de abertura. “Tanto a IA quanto a análise avançada ajudam as pessoas e principalmente as empresas a atingir seus objetivos e, portanto, cada vez mais exigirão serviços profissionais e de consultoria nesse campo. É, portanto, fundamental para o desenvolvimento económico e permite que tanto as empresas, como os cidadãos e as administrações sejam mais eficazes na tomada de decisões. Temos um ecossistema propício a ser um nó digital no sul da Europa e nós, a Comunidade de Madrid, estamos a trabalhar para atrair novos projetos empresariais para a região e para continuar a promover a transformação digital de todo o tecido empresarial”, enfatizou.

O novo CoE será integrado à prática global de IA e dados da HPE em sua organização HPE Pointnext Services. “Vemos uma demanda crescente de nossos clientes por experiência para ajudá-los a usar IA e análise de dados para atingir seus objetivos de negócios”, acrescentou Luis Buezo, diretor de Prática Mundial de IA e Dados da HPE Advisory & Professional Services. “Pessoas que podem impulsionar a inovação com novos casos de uso de IA e dados podem aprender e colaborar com membros da equipe e parceiros da HPE e desenvolver ainda mais suas carreiras em uma área empolgante e de rápido crescimento”, observou.

Um exemplo de casos de uso que a equipe pode demonstrar é a aplicação de IA a imagens de patologia digital de linfonodos para melhorar a detecção de linfoma, aprimorando a precisão e a eficiência dos processos de diagnóstico. Outro exemplo é o desenvolvimento de demonstrações interativas usando blocos de construção para simular a fabricação de produtos. Ao treinar, implementar e gerenciar o reconhecimento de diferentes objetos, os modelos de IA podem ser desenvolvidos e aplicados para melhorar a qualidade do produto com controle de qualidade baseado em visão de máquina, em vez de usar inspeções manuais tradicionais.

Ética em IA

O Centro Global de Excelência de IA e Dados também trabalhará em estreita colaboração com o Grupo de Trabalho de Ética de IA da HPE. Trata-se de um grupo de trabalho internacional e multidisciplinar cuja missão é garantir o uso responsável e o desenvolvimento da IA ​​para atingir objetivos que beneficiem indivíduos, empresas e governos, respeitando princípios éticos fundamentais, como privacidade e prevenção de uso indevido que possa violar direitos humanos, bem como o uso inclusivo e responsável da tecnologia.

Este novo CoE internacional alavancará o Centro de Tecnologia do Cliente que a HPE abriu em Las Rozas em 2017 para fornecer um espaço físico para mostrar as tecnologias mais inovadoras que são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade digital. A HPE planeja criar oportunidades com o ecossistema de tecnologia local envolvendo uma ampla gama de empresas de tecnologia e parceiros da HPE em projetos e atividades.

Com este novo centro, a HPE reforça a sua aposta no investimento de alto valor acrescentado em Espanha e procura potenciar e reter o talento nacional com uma elevada prioridade no recrutamento para a diversidade, contribuindo assim para os objetivos da Estratégia Nacional de Inteligência Artificial Espanhola.

Serviço
www.hpe.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.