book_icon

Google mira na Borda com o novo Distributed Cloud Edge

O GDC Edge capacita os clientes a executar funções 5G Core e de rede de acesso por rádio (RAN) na Borda e oferece suporte a casos de uso para aplicativos corporativos

Google mira na Borda com o novo Distributed Cloud Edge

No ano passado, o Google Cloud anunciou o Google Distributed Cloud (GDC), um portfólio de hardware e software totalmente gerenciado, que permite que as organizações executem cargas de trabalho na Borda. na quinta-feira (31/3) o provedor de Nuvem anunciou a disponibilidade geral do Google Distributed Cloud Edge, incluindo os Google Distributed Cloud Edge Appliances. O anúncio foi feito por Sachin Gupta, vice-presidente e gerente-geral de Infraestrutura da empresa no blog da companhia.

O GDC Edge capacita os clientes a executar funções 5G Core e de rede de acesso por rádio (RAN) na Borda e oferece suporte a casos de uso para aplicativos corporativos, como:

Estamos trabalhando com nosso amplo ecossistema de parceiros ISV para executar cargas de trabalho, integrar visão de Borda, Aprendizado de Máquina e soluções de Inteligência Artificial no GDC Edge

– Detecção de anomalias usando vídeo e IA para reduzir defeitos no chão de fábrica;

– Inventário em tempo real com robôs, permitindo lojas de varejo de última geração;

– Melhora a eficiência operacional em todo o setor automotivo com sensores; e

– Limpa os dados confidenciais localmente antes de serem transferidos para a Nuvem.

“Com o anúncio, também temos um conjunto de opções de hardwares exclusivos, que vêm em dois formatos: Configurações baseadas em rack e GDC Edge Appliances”, explicou Gupta.

As Configurações baseadas em rack incluem o rack, seis servidores, dois switches top-of-rack e cabeamento, que podem ser configurados para alimentação CA ou CC. Eles estão disponíveis nos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha, Finlândia e Reino Unido. Como o Google Distributed Cloud Edge é totalmente gerenciado, ele permite que o usuário se concentre em suas cargas de trabalho enquanto o Google monitora e mantém remotamente sua instalação do GDC Edge, incluindo a instalação das atualizações de software mais recentes, a resolução de problemas de configuração, a manutenção de uma postura de segurança e até a substituição do hardware do GDC Edge nas dependências do cliente.

Já os GDC Edge Appliances são ideais para casos de uso em que as limitações de largura de banda e latência impedem que as organizações processem os dados de dispositivos como câmeras e sensores em Data Centers na Nuvem. Esses dispositivos simplificam a coleta, a análise e o processamento de dados em locais remotos onde grandes quantidades de dados provenientes desses dispositivos precisam ser processadas rapidamente e armazenadas com segurança. Eles podem armazenar dados gerados por câmeras e sensores em depósitos, lojas e veículos do cliente ou executar aplicativos em contêiner que processam os dados localmente usando inferência, agregação e lógica personalizada de ML. Um Edge Appliance inclui um servidor leve e robusto de 1U, armazenamento NFS local baseado em RAID, TPM para segurança e uma GPU Nvidia opcional.

Parcerias

“Com todos esses investimentos no GDC Edge ao lado de nossos parceiros confiáveis, podemos atender às necessidades da rede CSP e das empresas corporativas de maneiras sem precedentes. Duas de nossas parcerias mais recentes incluem a Bell Canada, que está implementando o GDC Edge para suas funções de rede principal 5G, e a Verizon, que está fornecendo serviços de Borda para empresas. Além disso, anunciamos parcerias em todo o mundo com empresas como AT&T, Reliance JIO, Telus, Indosat Ooredoo e outras para atender às complexas necessidades das empresas”, informou Gupta.

Segundo o executivo, a capacidade de criar e inovar na Borda não depende de uma única empresa, mas sim do desenvolvimento de uma abordagem aberta e vibrante baseada em ecossistema. “No Google, nos orgulhamos da abertura e estamos aplicando os aprendizados de nosso foco de código aberto e do ecossistema Android. Estamos trabalhando com nosso amplo ecossistema de parceiros ISV para executar cargas de trabalho, integrar visão de Borda, Aprendizado de Máquina e soluções de Inteligência Artificial no GDC Edge. Estamos entusiasmados com a experiência vertical e a inovação dessa comunidade e esperamos trazer mais ISVs para nosso ecossistema GDC Edge”, comentou.

Para Gupta, a Computação de Borda está surgindo como uma maneira poderosa para as empresas acelerarem a Transformação Digital e dar vida a ela, mas encontrar a abordagem ideal para diferentes tipos de pontos de presença pode ser um desafio. “Com um portfólio abrangente de hardware e software totalmente gerenciados, o Google Distributed Cloud aproxima as soluções de IA e análise do Google de onde seus dados estão sendo gerados e consumidos, para que você possa aproveitar insights em tempo real em todas as implementações. Enquanto isso, seu plano de controle baseado em Nuvem do Anthos oferece uma experiência de gerenciamento consistente em vários ambientes, e a infraestrutura em escala planetária do Google oferece os mais altos níveis de desempenho, disponibilidade, segurança e sustentabilidade para seu ambiente”, finalizou.

Serviço
cloud.google.com

Appliance

Borda

edge

Google Cloud

Google Distributed Cloud Edge

IA

ML

Nuvem

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento