book_icon

A tecnologia 5G abrirá um mundo de possibilidades para os consumidores brasileiros

Principal executivo global da área de dispositivos móveis da Samsung Electronics fala com exclusividade para a Samsung Newsroom Brasil

A tecnologia 5G abrirá um mundo de possibilidades para os consumidores brasileiros

Em fevereiro, estreamos na Samsung Newsroom Brasil uma nova seção, a Newsroom Entrevista, que tem como objetivo promover conversas dos principais executivos da Samsung com o público brasileiro. Nesta edição especial, convidamos TM Roh, presidente global e líder de Negócios de Experiência Móvel, para falar sobre como a empresa segue desafiando os limites do mercado de tecnologia, trazendo o que há de mais inovador a seus consumidores.

O executivo reforça a importância do Brasil, onde a Samsung está presente há mais de 30 anos, para o negócio global da companhia. Em especial, Roh destaca o papel da Samsung na democratização do acesso à tecnologia no País, como no avanço do 5G, ao oferecer o maior portfólio de dispositivos 5G do Brasil. Confira a seguir os principais trechos desta entrevista:

A Samsung acaba de lançar a linha de smartphones Galaxy S22 5G. Como esses dispositivos representam a visão Samsung do futuro da mobilidade?
TM Roh:
Estamos comprometidos com a inovação em experiências móveis que empoderam o máximo de pessoas possível. A série Galaxy S22 5G, referência para a indústria, agora oferece aos consumidores um dispositivo móvel que complementa seu estilo de vida com uma câmera extraordinária, com desempenho profissional, que melhora sua capacidade de capturar cada momento com clareza e em detalhes surpreendentes. A série Galaxy S22 também incorpora nosso compromisso de entregar os dispositivos móveis mais sofisticados disponíveis na atualidade. Eles possuem um design diferenciado, com as maiores, mais ousadas e mais finas telas, além de contar com uma experiência da interface One UI mais fluída e sem interrupções.

Por falar no Ecossistema Galaxy, a Samsung vem adotando a estratégia de construir um ecossistema aberto, que permite a integração até mesmo com dispositivos de outras empresas. Qual o impacto disso para consumidores e parceiros?
TM Roh:
O ecossistema Galaxy foi projetado para prover aos consumidores a melhor experiência possível no que se refere a dispositivos, serviços e parceiros. Uma das maneiras pelas quais fazemos isso é a colaboração aberta com outras empresas da indústria. Por exemplo, disponibilizamos a API da nossa câmera a parceiros como o Snapchat e o Instagram para que usuários do Galaxy S22 possam otimizar o desempenho de suas câmeras enquanto utilizam os apps desses terceiros. Também estamos trabalhando com o Google Duo e o YouTube para criar recursos de vídeo aprimorados. Estamos liderando iniciativas de padronização para plataformas abertas, como UWB e SmartThings, para que nossos usuários possam desfrutar de experiências ininterruptas em seus dispositivos móveis, incluindo aquelas oferecidas por nossos parceiros. E o mais importante: continuaremos a expandir o pleno poder transformador da tecnologia móvel para cada usuário Galaxy, democratizando experiências móveis versáteis.

Outra mudança que a Samsung apresentou durante o Unpacked é uma nova política tanto para a segurança como para as atualizações do One UI. Quais são as vantagens para quem escolhe dispositivos Samsung?
TM Roh:
Sabemos que muitos dos nossos usuários optam por ficar com seus dispositivos por mais tempo, seja por simplesmente adorar um modelo específico de smartphone, seja para apoiar um mundo mais sustentável. É por isso que levar aos consumidores experiências móveis inovadoras e feitas para durar é de suma importância para nós. No momento, estamos oferecendo até quatro gerações de atualizações do One UI e até cinco anos de atualizações de segurança em dispositivos compatíveis, para que os usuários possam desfrutar das melhores experiências móveis possíveis por mais tempo e com a tranquilidade de saber que seu dispositivo favorito está protegido por nossas funcionalidades de segurança mais recentes.

Por meio da visão de sustentabilidade da Samsung, Galaxy for the Planet, estamos em uma jornada para aproveitar nossa escala, inovação e colaboração aberta para incorporar materiais reciclados em todos os produtos, eliminar itens plásticos de uso único de embalagens, atingir o nível zero no consumo de energia em standby nos carregadores de nossos smartphones e impedir que os resíduos de nossas fábricas ao redor do mundo sejam enviados a aterros sanitários  

Durante o Galaxy Unpacked, a Samsung chamou atenção para um tema muito importante: a sustentabilidade. Como a empresa está endereçando as questões relacionadas às mudanças climáticas?
TM Roh:
Como empresa inovadora e líder em tecnologia móvel temos a responsabilidade de atender à urgência da crise climática. Fazemos isso reduzindo a pegada ambiental do nosso negócio e dos nossos produtos enquanto permitimos às pessoas usarem a tecnologia para adotar estilos de vida mais ecologicamente amigáveis. Por meio da visão de sustentabilidade da Samsung, Galaxy for the Planet, estamos em uma jornada para aproveitar nossa escala, inovação e colaboração aberta para incorporar materiais reciclados em todos os produtos, eliminar itens plásticos de uso único de embalagens, atingir o nível zero no consumo de energia em standby nos carregadores de nossos smartphones e impedir que os resíduos de nossas fábricas ao redor do mundo sejam enviados a aterros sanitários.

A série Galaxy S22 é um primeiro passo crucial para concretizar essa ambição, pois incorpora elementos plásticos reciclados, feitos de redes de pesca descartadas que seriam destinadas aos oceanos. Sabemos que o trabalho não termina aí, mas essas inovações significativas nos deixam um passo mais perto de um planeta mais próspero para todos.

O Brasil tem um dos maiores mercados de smartphones do mundo. Qual a importância do mercado brasileiro para a Samsung?
TM Roh:
A Samsung está no Brasil há mais de 30 anos e o mercado brasileiro é muito importante para nós. Valorizamos a confiança que os brasileiros depositam em nós e estamos constantemente buscando novas maneiras de otimizar suas vidas com nossos produtos e serviços. Estamos trabalhando para atender ao máximo às necessidades de nossos consumidores, trazendo ao mercado as tecnologias mais inovadoras, expandindo o número de produtos que fabricamos no Brasil e gerando empregos em P&D. Temos dois polos industriais no País – um em Manaus (AM) e um em Campinas (SP) – e dois centros de P&D nas mesmas regiões.

Também estamos investindo fortemente em vendas e atendimento ao cliente locais. Temos mais de 300 lojas e centros de serviços em mais de 200 cidades no Brasil. Dada a importância do mercado brasileiro, lançamos produtos e serviços no Brasil logo após seus lançamentos globais. Por exemplo, nossa solução em pagamentos por aproximação, Samsung Pay, foi disponibilizada aos brasileiros em 2016. O Brasil foi o primeiro país na América do Sul a acessar o serviço e, hoje, o Samsung Pay se tornou um dos principais meios de pagamento nos grandes centros urbanos do País.

A Samsung também lançou várias iniciativas de inovação no Brasil, como a Samsung Creative Startups e a Samsung Ocean, que promovem o desenvolvimento de tecnologia e soluções locais. Por meio delas, temos visto projetos incríveis, que dão às pessoas a oportunidade de construir suas próprias narrativas por meio da tecnologia.

Em 2022, espera-se que as redes 5G decolem no Brasil. Quais os benefícios dos dispositivos 5G para os usuários?
TM Roh:
Temos o maior portfólio de dispositivos 5G no Brasil, com modelos de smartphone em diferentes faixas de preço e que atendem a uma variedade de necessidades e estilos de vida de consumidores. A tecnologia 5G abrirá um mundo de possibilidades para os consumidores brasileiros. Ela permitirá conexões mais rápidas e mais estáveis, a conexão ininterrupta de múltiplos dispositivos e a utilização de serviços mais complexos, que exigem dados de alta velocidade.

Também estamos vendo um aumento na demanda por dispositivos Galaxy 5G. Desde o início da pandemia, os consumidores vêm dependendo mais do que nunca de seus smartphones – de videochamadas mais longas e mais frequentes ao consumo de conteúdo de entretenimento e ao uso de seus smartphones no trabalho e nos estudos. É por isso que estamos colaborando com operadoras de telefonia móvel de todo o mundo para trazer a alta velocidade e o alto desempenho do 5G ao Brasil. Com mais de 40 anos de experiência na concepção e engenharia de soluções de rede e com a abrangência e a qualidade de nossos produtos e serviços. Estamos numa posição única para abrir o caminho para o 5G no Brasil.

Qual a perspectiva da Samsung sobre as tecnologias do futuro, como a Inteligência Artificial?
TM Roh:
Estamos constantemente avaliando o mercado e atentos às tendências de consumo. Acreditamos que a Inteligência Artificial tem potencial para transformar todo o setor de tecnologia. Por isso, estamos liderando a inovação em áreas como IA, 5G e Blockchain, entre muitas outras. Por meio de investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, estamos construindo uma base sólida para o futuro de experiências em Inteligência Artificial. Uma amostra dessas inovações pode ser vista na família Galaxy S22 5G, que traz câmeras que combinam um ótimo conjunto de sensores e recursos assistidos por IA. É uma quebra de paradigma em termos de atualizações de câmera, como estabilização aprimorada para vídeo super estável e recursos avançados de Nightography que ajudam os usuários a tirar fotos noturnas claras e brilhantes. Com o primeiro HDR de 12 bits, os usuários também poderão capturar pontos claros e escuros com mais clareza, mesmo que a foto esteja em contraluz. A IA também torna o Modo Retrato ainda mais detalhado e o enquadramento automático aprimorado garante que suas cenas de vídeo e foto estejam sempre focadas em todos os assuntos. Em breve, deveremos compartilhar ainda mais novidades relacionadas às tecnologias do futuro.

Serviço
news.samsung.com/br

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.