book_icon

Ericsson e Google avançam na tecnologia de fatiamento de redes 5G

O mercado de fatiamento de rede sozinho no segmento corporativo é projetado em US$ 300 bilhões até 2025, de acordo com a GSMA

Ericsson e Google avançam na tecnologia de fatiamento de redes 5G

Em sua colaboração mais recente, o Google e parceiros de ecossistema demonstraram suporte na infraestrutura de rede da Ericsson para várias fatias (slices) em um único dispositivo com Android 13, suportando aplicativos corporativos (perfil de trabalho) e de consumidor. Além disso, pela primeira vez, uma fatia de serviços de marca de operadora permitirá que os provedores de serviços de comunicações (CSP) forneçam flexibilidade extra para ofertas e recursos personalizados.

O fatiamento de rede é visto há muito tempo como vital para capturar o valor que uma rede 5G pode fornecer para CSPs e empresas. O mercado de fatiamento de rede sozinho no segmento corporativo é projetado em US$ 300 bilhões até 2025, de acordo com a GSMA. Ao demonstrar que um único dispositivo pode fazer uso de várias fatias, que são usadas de acordo com os perfis de usuário no dispositivo e as políticas de rede definidas no nível do CSP, o Google e a Ericsson mostraram uma maneira de preencher a lacuna entre os três importantes grupos de usuários.

À medida que as operadoras e as empresas buscam um retorno sobre seus investimentos em redes 5G, a capacidade de fornecer uma ampla e variada seleção de casos de uso é de importância crucial

Os resultados foram alcançados em um ambiente de teste de dispositivos de interoperabilidade (IODT) em dispositivos Google Pixel 6 (Pro) usando Android 13. A nova versão vê uma expansão dos recursos para empresas que atribuem fatias de rede a aplicativos por meio da Política de seleção de rota de equipamento de usuário (URSP ) regras, que é o recurso que permite que um dispositivo usando Android se conecte a várias fatias de rede simultaneamente.

Dois tipos diferentes de fatias foram disponibilizados no perfil de consumidor de um dispositivo, além da fatia padrão de banda larga móvel (MBB). Os desenvolvedores de aplicativos agora podem solicitar qual categoria de conectividade (latência ou largura de banda) seu aplicativo precisará e, em seguida, uma fatia apropriada, cujas características são definidas pela rede móvel, será selecionada. Dessa forma, a latência ou a largura de banda podem ser priorizadas, de acordo com os requisitos do aplicativo. Por exemplo, o aplicativo pode usar uma fatia de baixa latência que foi predefinida pela rede móvel para jogos online ou uma fatia de alta largura de banda predefinida para transmitir ou participar de videochamadas de alta definição.

Em uma expansão do suporte ao fatiamento de rede oferecido pelo Android 12, o Android 13 também permitirá que até cinco fatias definidas pela empresa sejam usadas pelo perfil de trabalho do dispositivo. Em situações em que não há regras USRP disponíveis, as operadoras podem configurar sua rede para que o tráfego de aplicativos de perfil de trabalho possa reverter para uma conexão APN (Access Point Name) empresarial pré-configurada – o que significa que o dispositivo sempre manterá uma conexão de dados móvel separada para empresas. tráfego relacionado, mesmo que a rede não suporte entrega URSP.

Monica Zethzon, head of Solution Area Packet Core da Ericsson, diz: “À medida que as operadoras e as empresas buscam um retorno sobre seus investimentos em redes 5G, a capacidade de fornecer uma ampla e variada seleção de casos de uso é de importância crucial. Provedores de serviços de comunicação e empresas que podem oferecer aos clientes a flexibilidade de aproveitar fatias de rede personalizadas para perfis profissionais e pessoais em um único dispositivo Android estão abrindo uma vasta reserva de diferentes usos desses dispositivos. Ao confirmar que os novos recursos de fatiamento de rede oferecidos pelo Android 13 funcionarão totalmente com a tecnologia de rede da Ericsson, estamos dando um passo significativo para ajudar todo o ecossistema móvel a perceber o verdadeiro valor do 5G.”

A Ericsson e seus parceiros entregaram vários projetos pioneiros de fatiamento de rede usando o ecossistema de dispositivos Android 12. Em julho, a Telefonica e a Ericsson anunciaram um avanço no fatiamento de rede automatizado de ponta a ponta no modo 5G Standalone.

Serviço
www.ericsson.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.