book_icon

SiDi apresenta Brainy.e, nova plataforma de treinamentos

Isso permite que os operadores sejam treinados para reagir a eventuais tentativas de invasão ou manipulação da rede por pessoas mal intencionadas

SiDi apresenta Brainy.e, nova plataforma de treinamentos

Uma plataforma de simulação de subestações e de treinamento remoto de técnicos que atuam nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. A novidade, batizada de Brainy.e, é o destaque do SiDi no UTCAL Summit 2022, importante evento do setor de utilities e telecom que neste ano acontece presencialmente, no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de março e 1.º de abril.

A plataforma Brainy.e é resultado de um projeto desenvolvido pelo SiDi em parceria com a ISA CTEEP, transmissora privada de energia elétrica do País, com o objetivo de permitir a capacitação e vitalidade técnica dos operadores de subestações de forma totalmente virtual. “Para isso, a plataforma de treinamento inclui um simulador com mais de 137 subestações que fazem parte da infraestrutura da ISA CTEEP no Brasil”, explica Carlos Eduardo Pavarina, gerente sênior de TI do SiDi.

Seus recursos permitem o tratamento estatístico dos resultados e a gestão individual do desempenho dos técnicos treinados  

Entre os pontos fortes do Brainy.e, Pavarina destaca os rigorosos critérios de segurança cibernética adotados em sua concepção e desenvolvimento. “Isso permite que os operadores sejam treinados para reagir a eventuais tentativas de invasão ou manipulação da rede por pessoas mal intencionadas”, afirma. “Outro diferencial da plataforma é o fato de ser totalmente online, podendo rodar na infraestrutura de TI da concessionária ou em nuvem”, acrescenta Pavarina.

Com interface amigável e intuitiva, a solução permite importar diagramas unifilares de forma ágil e, ainda, oferece flexibilidade para a criação de cenários reais de operação para os treinamentos, com a inclusão de manobras de rotina, condições de falha, blackouts e preparação para recomposição do sistema no nível da subestação. Além disso, seus recursos permitem o tratamento estatístico dos resultados e a gestão individual do desempenho dos técnicos treinados.

A plataforma Brainy.e vem sendo utilizada pela ISA CTEEP há cerca de dois anos, facilitando o treinamento e atualização de aproximadamente 700 profissionais das áreas de operação e manutenção. A partir do UTCAL Summit, estará disponível comercialmente para todo o mercado de concessionárias de energia elétrica e fornecedores do setor.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.