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Indústria investe em tecnologia de reconhecimento de imagem para reduzir de fraudes

Levantamento realizado pela Arker aponta que somente em 2021 mais de 50 mil fotos foram utilizadas para comprovação de ações comerciais no varejo físico do Brasil

Indústria investe em tecnologia de reconhecimento de imagem para reduzir de fraudes

Estudo exclusivo produzido pela Arker – startup de tecnologia especializada no mercado de gestão de verbas comerciais, recentemente adquirida pela Neogrid –, revela que a indústria tem investido, cada vez, em tecnologia de reconhecimento de imagem para redução de fraudes no varejo físico.

Realizada com base nos dados coletados de sua plataforma de gestão de verbas comerciais, utilizada por grandes empresas de Bens de Consumo como Grupo Bimbo, M. Dias Branco, Genomma Lab, Ontex e PepsiCo, o levantamento aponta que somente em 2021 mais de 50 mil fotos foram utilizadas para comprovação de ações comerciais promovidas em pontos de vendas.

Para reduzir o número de fraudes em comprovações de ações comerciais, uma iniciativa adotada pelas indústrias que investem, sobretudo, no varejo físico tem sido a implementação de tecnologias de reconhecimento de imagem

Ainda segundo a Arker, um dos principais tipos de fraudes identificadas são, por exemplo, pagamentos duplicados. “Em geral, a indústria aloca de 3% a 8% de sua receita bruta em contratos e verbas comerciais no varejo e distribuidores. Porém, em muitos casos, a gestão de tais investimentos ainda é feita manualmente, por meio de trocas de e-mails e tabelas do Excel, por exemplo. O que, além de ser extremamente suscetível a erros ou perdas, também se mostra suscetível também a fraudes”, diz Thomaz Camanho, fundador e CEO da Arker.

Para reduzir o número de fraudes em comprovações de ações comerciais, uma iniciativa adotada pelas indústrias que investem, sobretudo, no varejo físico tem sido a implementação de tecnologias de reconhecimento de imagem, que além de evitar fotos duplicadas, ainda comprovam se ação foi, de fato, realizada, por meio da utilização de Inteligência Artificial, Big Data e Analytics.

“Cientes desse cenário, desenvolvemos uma plataforma de gestão de verbas comerciais que, entre outras funcionalidades, automatiza o compliance de uma determinada ação comercial via reconhecimento de imagem, seja de uma foto ou de um documento. Na prática, funciona assim: cada ação gera uma senha e um QR Code que, ao serem capturados pelo aplicativo da Arker, são analisados e registrados em nosso sistema. Além de não permitir fotos duplicadas, nossa solução ainda cruza, de forma automática, o local onde o registro foi feito, reduzindo o risco de fraudes no uso de verbas e efetuando 100% dos pagamentos com comprovação”, explica Thomaz.

De acordo com relatório da McKinsey, no mundo todo empresas de bens de consumo investem mais de 20% de sua receita anual em ações comerciais. No entanto, as estatísticas mostram que o retorno sobre esses investimentos tem sido limitado. Na América do Norte, por exemplo, 72% dessas campanhas não foram lucrativas; percentual esse similar ao identificado pela Arker nas empresas brasileiras analisadas.

Serviço
www.arker.com.br

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