A IT Lean, consultoria de TI especializada em projetos de Transformação Digital, completou em fevereiro, dez anos de atuação no mercado brasileiro. Desde sua fundação, a companhia trabalha no sentido de ampliar seu portfólio de serviços, que a ajuda a atender a seus clientes em demandas que vão de body shop ao desenvolvimento de chatbots.
O CEO e fundador da IT Lean, Bira Padilha, lembra que o posicionamento foi adotado nos primeiros anos de operação. “Decidimos construir um portfólio que garantisse o atendimento às demandas dos CIOs, que hoje nos veem como uma empresa preparada para ajudá-los em seus desafios”, afirma.
De acordo com Padilha, a estratégia tem funcionado. Hoje a IT Lean tem como principais ofertas fábrica de software, body shop, squads, mobile, chatbot, sharepoint, Analytics, PowerBI, LeanLabs e Robot Process Automation, RPA. “Temos hoje cerca de 60 clientes ativos e mais de 430 projetos entregues desde o início de nossa operação”, revela. Entre os principais clientes da companhia, estão empresas como Carrefour, Volkswagen, Bauducco, Marfrig, Le Biscuit, Fleury, Leão, Gol, Unimed e Randstad, entre outras.
Nesta carteira estão projetos como atendimento de sinistro por serviço de voz; automação da loja autônoma de uma grande rede supermercados; e IoT em um fabricante de bens de consumo. Padilha destaca o chatbot desenvolvido para as concessionárias da Volkswagen e o aplicativo CO2, utilizado pela fabricante para calcular a emissão de gás carbônico de seus carros.
“Nosso portfólio evoluiu muito e temos apostado em projetos baseados no LeanBot. Ele tem características como o fato de ser 100% No-Code e de contar com uma solução de Inteligência Artificial e uma Natural Language Processing, NLP, proprietária, que é a que a Volks utiliza, por exemplo”, revela.
O CEO destaca que esta carteira de clientes vê ainda outro diferencial na IT Lean: credibilidade. “Nestes dez anos, temos sempre procurado levar soluções aos nossos clientes e causar o menor stress possível a eles”.
Resultados
Foi com essa estratégia que a companhia cresceu 200% nos últimos três anos. Atualmente com 300 funcionários, a IT Lean registrou crescimento de 64% em 2019; 68% em 2020; e 65% em 2021, quando o faturamento chegou à R$ 33 milhões e foram conquistados 24 novos clientes. Para este ano, a previsão é de mais 50% de crescimento, com o faturamento chegando a R$ 50 milhões.
“Temos a meta de chegar a 2024 com 700 colaboradores e faturamento de R$ 100 milhões”, revela Padilha. Para isso, a companhia está se preparando para um período de forte expansão. A gestão da empresa deve ganhar o reforço de um Conselho Consultivo, que será formado por Padilha e mais três profissionais, que estão sendo escolhidos. “Isso nos permitirá descentralizar as decisões e trazer ainda mais credibilidade para nossa operação”, diz, lembrando que também planeja iniciar este ano a construção de uma nova sede para a empresa no interior de São Paulo.
Padilha conta que a IT Lean é vista hoje como uma empresa ágil, com credibilidade e preços competitivos. O executivo pretende manter estes pilares e o ritmo de crescimento, que deve levar a empresa, nos próximos dez anos, a se tornar a maior consultoria com propósito do mercado brasileiro, listada na Bolsa e com operação fora do Brasil.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo