book_icon

Algar Telecom e FCJ se unem e apresentam a Corporate Venture Builder

Além disso, ofereceremos a oportunidade para que as startups realizem negócios junto à Algar Telecom, seja fornecendo seus serviços à empresa, seja por meio de parcerias para oferta de seus serviços aos clientes da companhia

Algar Telecom e FCJ se unem e apresentam a Corporate Venture Builder

A Algar Telecom, empresa de TI e Telecom do grupo Algar, está lançando uma Corporate Venture Builder com o objetivo estratégico de consolidar seu posicionamento no ecossistema de startups. A intenção é fortalecer a evolução digital da empresa, acelerar seu go to market, potencializar a geração de novos negócios e alavancar soluções digitais, voltadas principalmente para os segmentos de micro e pequenas empresas e consumidores finais. Ao apoiar o crescimento das startups, o modelo proporciona a criação de valor futuro para a organização, que poderá introduzir soluções inovadoras e disruptivas em seus negócios. A parceira escolhida para essa iniciativa é a multinacional FCJ Venture Builder.

Constituída como uma nova unidade de negócios, a empresa terá consultoria direta do Brain, centro de inovação fundado pela Algar Telecom, que já realiza desde 2019 programas estruturados de acesso à startups em fase de tração (Brain Open). Agora, por meio da Algar Telecom Venture Builder, essa experiência será levada para a captação e desenvolvimento de startups ainda em fase inicial de operação, com produtos em lançamento ou com baixo faturamento.

Ao apoiar o crescimento das startups, o modelo proporciona a criação de valor futuro para a organização, que poderá introduzir soluções inovadoras e disruptivas em seus negócios

“Esse é um movimento bastante estratégico para a Algar Telecom e, por isso, optamos por uma Corporate Venture Builder para fazer todo o processo de seleção e desenvolvimento das startups e sua posterior integração na companhia. Em contrapartida a um direito sobre uma participação minoritária (5% a 20%) das startups, a unidade de negócio atuará em conjunto com os empreendedores, desenvolvendo e acompanhando as empresas durante as futuras rodadas de captação e escala do negócio”, explica Tulio Abi-Saber, vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Algar Telecom.

As selecionadas receberão mentorias com especialistas referência do mercado; acesso ao espaço dos escritórios do Brain em São Paulo, Recife e Uberlândia e Lisboa (Portugal); e apoio em áreas fundamentais para o sucesso de um novo negócio, como jurídico, marketing, administração e vendas, por exemplo. “Além disso, ofereceremos a oportunidade para que as startups realizem negócios junto à Algar Telecom, seja fornecendo seus serviços à empresa, seja por meio de parcerias para oferta de seus serviços aos clientes da companhia. Isso é significativo, considerando que são mais de um 1,3 milhão de clientes espalhados por 16 estados e uma força de vendas formada por mais de 1.400 profissionais”, acrescenta o executivo.

A proposta é desenvolver as startups utilizando a metodologia de Venture Building da FCJ, que conecta startups, investidores, corporações e universidades para alavancar negócios inovadores. Fundada em 2013, a multinacional trabalha com o objetivo de levar startups ao seu pleno desenvolvimento de forma ágil, estratégica e rápida, mitigando os riscos e erros do percurso. “A parceria com a Algar Telecom demonstra a maturidade que o nosso processo de Corporate Venture Builder atingiu. Para nós, é um marco muito importante e queremos atrair startups do Brasil e do mundo para atender e pensar na Telecom do futuro. Essa é a nossa meta com esse projeto da Algar Telecom”, comenta Justino, CEO e fundador da FCJ Venture Builder.

No primeiro ano, a expectativa é realizar chamadas no ecossistema para captação de 7 startups. Até o quinto ano, porém, o planejamento estratégico é desenvolver 40 startups. A seleção acontecerá por programas de Open Innovation, com lançamento de desafios diretamente conectados à estratégia da Algar Telecom, com base nos próprios desafios do programa de Evolução Digital da companhia. Com esse foco, serão escolhidas startups com soluções que resolvam dores de três frentes distintas: experiência digital para o atendimento ao cliente; sustentação das operações e tecnologias digitais da empresa; e criação de novos negócios e produtos digitais.

“Sabemos que o mundo e o comportamento dos nossos clientes estão se transformando de forma acelerada e que precisamos acompanhar na mesma velocidade. As startups têm sido grandes parceiras nesse sentido e hoje já temos 18 que participam de produtos e serviços lançados. O lançamento da Corporate Venture Builder é uma forma de evoluir ainda mais esse relacionamento e tem uma conexão direta com os desafios de evolução digital da Algar Telecom – que busca oferecer uma experiência simples e fluída em todas as etapas da jornada dos clientes por meio da digitalização”, acrescenta Zaima Milazzo, Diretora de Inovação da Algar Telecom e presidente do Brain, centro de inovação fundado pela companhia.

De acordo com o relatório Inside Venture Capital, produzido pelo Distrito em parceria com o Bexs, em 2021 as startups brasileiras receberam US$ 9,43 bilhões em investimentos, distribuídos em um total de 779 transações. O valor foi 2,5 vezes maior do que o de 2020, em decorrência de uma maior digitalização das empresas, acelerada pela pandemia. O ano passado também marcou um recorde no número de novos unicórnios (startups com valor de mercado superior a US$ 1 bilhão), com dez empresas passando a integrar a lista.

Algar Telecom

Brain

Corporate Venture Builder

FCJ Venture Builder

Justino

Startups

Tulio Abi-Saber

Zaima Milazzo

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento