book_icon

ProConcept e DSafeTech firmam parceria com foco em monitoramento de barragens

Com a união de forças, as empresas pretendem dinamizar suas atuações, oferecendo solução 100% nacional para as áreas de mineração e energia

ProConcept e DSafeTech firmam parceria com foco em monitoramento de barragens

A ProConcept Sistemas, especializada em consultoria, venda e implementação de soluções digitais de TI, anunciou a parceria firmada com a DSafeTech, startup catarinense focada no desenvolvimento de softwares. O objetivo é atender principalmente às necessidades das empresas das áreas de mineração e de energia que precisam modernizar e otimizar o monitoramento de suas barragens.

“Estamos sempre em busca soluções que possam ser agregadas ao nosso portfólio, para atender aos clientes de diferentes portes e áreas de atuação de forma mais integrada possível. E a parceria com a DSafeTech, além de fazer parte desse nosso objetivo de unir forças com empresas que desenvolvem soluções específicas e inovadoras, irá contribuir para abrir novas oportunidades de negócios, especialmente na região sul do país em que a nossa atuação ainda é tímida”, destaca Elcio Pereira Diniz, diretor executivo da ProConcept.

Qualquer estrutura onde há instrumentos e sensores, ou não, o sistema consegue monitorar sua estabilidade

Monitorando atualmente mais de 55 barragens no Brasil, a DSafeTech, de sua parte, pretende expandir sua atuação no segmento de mineração. “É nesse sentido que estamos apostando na parceria com a ProConcept que tem um nome forte e grande expertise nessa área”, explica Alexandre Souza Paes, fundador e CEO da DSafeTech. Mas as empresas da área de energia também estão no radar da startup que iniciou sua atuação em 2018 justamente nesse setor, para atender à demanda da CPFL Energia que precisava de uma solução para monitoramento da instrumentação de uma das suas barragens instalada em Campos Novos (SC).

“Uni minha experiência em tecnologia, que hoje soma 22 anos, com a de 14 anos do meu sócio, cofundador e atual CCO da empresa, o engenheiro mecânico Guilherme Tomio, especializado em melhoria de processos e UX (User Experience), com quem já fazia outros projetos, e assim nasceu a DSafeTech. Avaliamos o grau de dificuldade que existia na época e acabamos criando a solução para a CPFL num prazo recorde por sermos especializados em desenvolvimento de soluções complexas. Entregamos para eles a usina hidrelétrica (UHE) totalmente monitorada, com mais de 400 instrumentos e um sistema web com entrada de dados em tempo real”, explica Paes.

Além da CPFL, que possui inúmeras barragens no Brasil dos tipos UHE (Usinas Hidrelétricas), PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas) e CGHs (Centrais Geradoras Hidrelétricas), Paes percebeu que havia um mercado muito maior a ser explorado. “Por isso preparamos a solução para que pudesse atender não apenas a área de geração de energia, mas também para barragens de mineração, até em função das tragédias que ocorreram no passado recente em Mariana e Brumadinho. Assim, nosso sistema está preparado para atender a outros tipos de barramento como os de minérios e de água. Qualquer estrutura onde há instrumentos e sensores, ou não, o sistema consegue monitorar sua estabilidade”, destaca Paes.

O alinhamento com a ProConcept, segundo o CEO da DSafeTech, tem como meta justamente ampliar as possibilidades de atuação na área de mineração. “Eles já têm boa penetração nesse mercado, e ainda vemos a possibilidade de atuar também no setor de energia. Será uma parceria perfeita pois iremos complementar as soluções que a ProConcept já oferece”, completa Paes.

Elcio Diniz acrescenta que a DSafeTech cobre uma lacuna no mercado de energia, pois as soluções propostas pela empresa são adequadas tanto técnica quanto economicamente, o que facilitará muito a oferta para o setor.

Diferenciais

O sistema apresenta como diferencial a independência da área de TI (personalização de recursos), ou seja, o usuário não precisa ter conhecimentos específicos ou do apoio de equipes de TI para executar ou criar as operações. Outro ponto forte é o preço da plataforma que segundo o CEO é menor e mais competitivo em comparação ao praticado pelos concorrentes. São oferecidas também três modalidades de aquisição do sistema: On-premises, em que o cliente adquire uma licença vitalícia e assume toda a responsabilidade sobre a infraestrutura necessária para instalação e processamento; Locação, onde cliente opta por um treinamento e acompanhamento mais personalizado; e SaaS (Software as a Service), em que o sistema fica locado em nuvem, de forma compartilhada, para atender a pequenas demandas.

Com sede em Lages (SC), a DSafeTech atende clientes em todo o país e registrou em 2021 faturamento de mais de R$ 1 milhão. O plano para este ano é triplicar esse resultado. “Temos um planejamento bem desenhado sobre o que pretendemos alcançar. Atualmente contamos com 15 parcerias que foram firmadas nos últimos quatro meses, classificadas como Básica, Standard e Premium, além de licenciados”. Dentro dessa qualificação, a ProConcept, se encaixa na categoria Premium, sendo que existe a possibilidade de a empresa vir a se tornar uma licenciada.

Paes calcula que dentro de cinco anos a empresa terá um crescimento exponencial inclusive com o objetivo de internacionalização. “É uma solução 100% brasileira e quando começamos éramos praticamente os únicos no mercado. Em 2021, várias empresas do Canadá, República Islâmica, França, Portugal e Austrália nos procuraram e mostraram interesse na nossa solução. Não estamos atuando no mercado internacional ainda, mas temos projetos nesse sentido. Tudo tem o seu tempo para acontecer”, destaca Paes.

Por ser uma startup, a DSafeTech continuará participando de vários projetos de captação de investimentos o que lhe possibilitará acelerar seu desenvolvimento, inclusive para ampliar seu corpo técnico que passará dos atuais seis para 40 profissionais nos próximos seis meses. “Nossa prioridade é que a solução esteja adequada para atender todos os clientes de forma a não apresentar falhas. Isso diminui muito a necessidade de suporte e, consequentemente, o custo, focando somente na inovação constante. Mas com a ampliação do número de clientes e barragens prevista, precisaremos reforçar nossa equipe”, conclui Paes.

Serviço
www.proconcept.com.br
www.dsafetech.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.