book_icon

Malware Emotet volta com força total para infectar redes corporativas

A Check Point Research, divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies, divulgou o Índice Global de Ameaças referente ao mês de janeiro de 2022

Malware Emotet volta com força total para infectar redes corporativas

Os pesquisadores da Check Point Software relataram que o malware Emotet assumiu agora o primeiro lugar no ranking global, posição anteriormente ocupada pelo Trickbot, que teve uma longa permanência no topo, sendo o malware mais prevalente de janeiro, afetando 6% das organizações em todo o mundo e impactou praticamente 10% das empresas no Brasil.

O principal malware no Brasil em janeiro prosseguiu sendo o Emotet que, em dezembro de 2021 apresentava o índice de 6,28% de impacto nas organizações brasileiras

Após dois meses e meio desde seu retorno, o Emotet galgou o primeiro lugar. Este botnet é mais comumente distribuído por e-mails de phishing, que contêm anexos ou links maliciosos. Seu uso crescente contou com a “ajuda” do Trickbot, que tem atuado como um catalisador, disseminando ainda mais o malware. Enquanto isso, o Dridex saiu da lista dos dez primeiros malwares, substituído pelo Lokibot, um InfoStealer que é usado para roubar dados como credenciais de e-mail, senhas para carteiras CryptoCoin e servidores FTP.

“Não é surpreendente que o Emotet esteja de volta com força total. É um malware evasivo, dificultando a detecção, enquanto o fato de usar vários métodos para infectar redes só aumenta ainda mais o crescimento contínuo dessa ameaça. É improvável que este seja um problema de curta duração”, afirma Maya Horowitz, vice-presidente de Pesquisa da Check Point.

“Em janeiro também vimos o Dridex desaparecer da nossa lista dos dez top malwares e o Lokibot ressurgir. O Lokibot tira proveito das vítimas em seus momentos mais movimentados, sendo distribuído por meio de e-mails de phishing bem disfarçados. Essas ameaças, bem como a batalha contínua com a vulnerabilidade Log4j, enfatizam a importância de ter a melhor segurança em redes, nuvem, dispositivos móveis e endpoints de usuários”, reforça Maya.

A Check Point Research (CPR) também revelou em janeiro que Educação/Pesquisa prossegue sendo o setor mais atacado globalmente, seguido por Governo/Militar e ISP/MSP. A “Apache Log4j Remote Code Execution” ainda é a vulnerabilidade mais comum explorada, impactando 47,4% das organizações globalmente, seguida por “Web Server Exposed Git Repository Information Disclosure”, que afeta 45% das organizações no mundo. A “HTTP Headers Remote Code Execution” permanece em terceiro lugar na lista de vulnerabilidades mais exploradas, com um impacto global de 42%.

No Brasil

O principal malware no Brasil em janeiro prosseguiu sendo o Emotet que, em dezembro de 2021 apresentava o índice de 6,28% de impacto nas organizações brasileiras, e aumentou para 9,96% o porcentual de impacto no mês passado. O Trickbot continuou em segundo lugar (3,34%) no ranking nacional em janeiro, enquanto o Glupteba (2,62%) manteve-se em terceiro.

O Emotet é um cavalo de Troia avançado, autopropagável e modular que já foi usado como um trojan bancário e, atualmente, distribui outros malwares ou campanhas maliciosas. O Emotet usa vários métodos para manter técnicas de persistência e evasão a fim de evitar a detecção, e pode ser distribuído por e-mails de phishing contendo anexos ou links maliciosos. Segundo relatório Threat Intelligence da Check Point Software, nos últimos 30 dias, 56% dos arquivos maliciosos no Brasil foram encaminhados via e-mail.

Serviço
www.checkpoint.com

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.