O ano de 2021 foi atípico e mais desafiador do que o normal para empresas de todos os segmentos de atuação. Com a pandemia ainda com força e impondo cautela, o porta-voz da Nvidia para América Latina, Marcelo Pontieri, gerente de Marketing da divisão Enterprise, comenta as lições apreendidas no período. Acompanhe.
Como avalia 2021?
Do ponto de vista econômico e comercial foi um ano de desafios, mas também de muitas conquistas. A Nvidia se manteve no topo graças, sobretudo, ao alinhamento com as novas tecnologias e a consolidação de soluções de hardware e de software, que foram importantes aliados, com oferta para todos os setores. Nos desenvolvemos muito tecnologicamente nesse ano passado, algo que tende a crescer muito em 2022, sobretudo graças a novas possibilidades que vêm dos avanços em Inteligência Artificial, a chegada do 5G e o uso estratégico da plataforma Omniverse.
Como se dará a retomada do trabalho presencial? Haverá aumento ou redução do espaço físico da empresa?
Até o momento, continuamos trabalhando remotamente. Estamos nos guiando tanto pelo que os governos de cada região estão instruindo como melhores práticas, quanto por uma análise dos números de casos de Covid e as decisões da OMS. A cautela é a chave nesse momento e não pretendemos nos precipitar. Quando houver um cenário mais seguro, voltaremos a nos planejar para a retomada dos trabalhos presenciais.
Quais foram as lições apreendidas do ponto de vista dos negócios? E quanto ao trato com os funcionários, clientes e fornecedores?
Foram muitos aprendizados, sobretudo gerados pela consolidação do trabalho remoto. A Nvidia procurou deixar os funcionários bem adaptados à nova realidade, disponibilizando a todos os mesmos recursos que teriam se estivessem trabalhando do escritório, até mesmo adotando políticas para que a produtividade continuasse sem que isso impactasse na saúde mental do funcionário. Com os clientes, o grande desafio foi continuar performando em vendas, mesmo não podendo estar fisicamente com eles, uma dificuldade comum para o mercado de América Latina. Nos adaptamos bem a esse novo jeito de fazer negócios e isso refletiu claramente nos nossos números e crescimento.
Já se vislumbram desafios para 2022. Na sua visão quais serão os maiores?
A Nvidia é uma empresa de constante inovação e fazer com que o Canal entenda nossas soluções de hardware e software é nosso grande desafio.
Acredita que haverá ‘desengavetamento’ de projetos? Em quais setores da economia?
Acreditamos que haverá muito mais uma tendência das empresas em inovarem do que em desengavetarem algum projeto. Novas tecnologias surgiram e teremos muito mais em 2022, com a chegada do 5G, por exemplo. Edge Computing será uma grande tendência. Com essa nova tecnologia, novos projetos aparecerão e temos certeza de estar capacitados a atender à nova demanda.
O que espera da política setorial de TIC?
Com a chegada do 5G, acreditamos que surgirão novas legislações prezando pela Segurança de Dados, inclusive com ações focadas em combater ciberataques, além da intensificação da aplicação da LGPD.
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