book_icon

Apenas 12% das corporações usam IA em nível de maturidade, diz Accenture

Estudo mostra que a maioria das empresas (63%) são experimentadores de IA, mal arranhando a superfície do potencial da IA ​​com uma pontuação de maturidade

Apenas 12% das corporações usam IA em nível de maturidade, diz Accenture

Enquanto a maioria das organizações que usam Inteligência Artificial (IA) ainda está experimentando a tecnologia, apenas 12% a está usando em um nível de maturidade de IA que alcança uma forte vantagem competitiva, de acordo com uma nova pesquisa global da Accenture. O estudo “The Art of AI Maturity: Advancing from Practice to Performance” revela estratégias para o sucesso da IA ​​por meio de uma estrutura holística, que inclui um novo índice para expressar a maturidade da IA ​​da empresa em uma escala de 0 a 100. De acordo com a pesquisa, a maturidade da IA ​​é o grau em que as organizações superam seus pares em uma combinação de recursos fundamentais e diferenciados relacionados à IA. Esses recursos incluem a tecnologia – dados, IA, Nuvem – bem como estratégia organizacional, IA responsável, patrocínio de C-suite, talento e cultura.

A pesquisa coloca a maturidade mediana da IA ​​das organizações em uma pontuação moderada de 36, revelando que a maioria das empresas tem oportunidades significativas para gerar maior valor com a IA. A pesquisa destaca um pequeno grupo (12%) de organizações que já usam IA para superar seus concorrentes. Este grupo é apelidado de AI Achievers, com uma pontuação de 64 na escala de maturidade, quase o dobro de outros e correlacionando com um crescimento de receita 50% maior do que seus pares.

A análise mostra ainda que a maioria das empresas (63%) são experimentadores de IA, mal arranhando a superfície do potencial da IA ​​com uma pontuação de maturidade de apenas 29. Inovadores de IA (13%), pontuando 50, e Construtores de IA (12%), com 44 , estão um pouco avançados em seu nível de maturidade em IA, mas ainda estão deixando o valor total da IA ​​inexplorado.

“Acreditamos que cada parte de cada negócio deve ser transformada por tecnologia, dados e IA, em alguns casos resultando na reinvenção total da empresa”, disse Sanjeev Vohra, líder global de Applied Intelligence da Accenture. “Os Empreendedores de IA estão mostrando a seus pares o que é possível quando você libera todo o potencial de talento e tecnologia, trabalhando em conjunto, apoiado por uma visão clara e compromisso com a mudança. Mas mesmo esse grupo mais maduro tem muito espaço para crescimento. E enquanto a maioria das indústrias tem AI Achievers, eles variam muito em quão maduros em IA eles são em geral e os saltos que eles darão”, comentou.

Exemplos para o estado atual e futuro projetado da maturidade da IA ​​por setor incluem o seguinte:

– As empresas de tecnologia já têm uma alta pontuação de maturidade de IA de 54, que aumentará moderadamente para 60 em 2024, mas ainda as posicionam no auge da maturidade de IA em todos os setores.

– Em contraste, montadoras e fornecedores saltarão de 39 moderados hoje para 57 em dois anos, apostando em um aumento significativo nas vendas de veículos autônomos movidos a IA.

– Da mesma forma, as empresas de varejo evoluirão em sua maturidade de IA de 38 hoje para 54 em 2024. Notavelmente, muitas empresas de varejo mostram um compromisso mais profundo com a transformação da IA ​​do que outros setores. A Walgreens Boots, como parte de seus esforços para criar uma organização mais orientada a dados que possa oferecer aos clientes serviços digitais altamente personalizados, migrou de bancos de dados legados para bancos de dados e análises avançadas em Nuvem. A empresa também construiu mais de 100 produtos de IA de alto valor que criam perfis detalhados de clientes e ajudam a otimizar melhor o estoque e os preços.

Independentemente do setor, o impacto da IA ​​nas empresas está crescendo e se acelerando. As maiores empresas do mundo que discutiram IA em suas chamadas de ganhos em 2021 tiveram 40% mais chances de ver o preço de suas ações aumentar – acima dos 23% em 2018. Além disso, os investimentos em IA estão aumentando. Em 2021, 19% das empresas pesquisadas usaram mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia para projetos de IA. Até 2024, a porcentagem de organizações que investem mais de 30% de seus orçamentos de tecnologia em IA aumentará para 49%.

Posteriormente, os modelos de Machine Learning utilizados para a pesquisa sugerem que a parcela de AI Achievers aumentará rapidamente dos atuais 12% para 27% até 2024. No mesmo período, a pontuação geral de maturidade da AI aumentará de 36 hoje para 50. “Adotar a IA em escala e incorporá-la mais profundamente em todos os aspectos dos negócios não é mais uma escolha, mas uma necessidade e oportunidade para todos os setores, organizações e líderes”, disse Vohra. “Embora a ciência da IA ​​seja inovadora e inspiradora, aproveitá-la totalmente é uma arte que os líderes devem praticar continuamente. Nosso relatório fornece recomendações acionáveis ​​sobre como avançar na maturidade da IA ​​para se juntar às fileiras dos Realizadores de IA”, finalizou.

Serviço
www.accenture.com

 

AI Achievers

automotivo

ccenture

Estudo

IA

Machine Learning

pesquisa

Tecnologia

Varejo

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.