book_icon

Fundação Unisul moderniza rede WiFi para 20 mil alunos com radiofrequência e segurança avançada

A solução utilizada foi da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, e atende a um moderno padrão de qualidade e segurança, substituindo a rede WiFi anterior, que tinha mais de 10 anos

Fundação Unisul moderniza rede WiFi para 20 mil alunos com radiofrequência e segurança avançada

A Fundação Unisul e os seis campi da Universidade Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) atualizaram a rede WiFi com uma solução que passou a atender 20 mil estudantes do ensino fundamental, médio, pré-vestibular, graduação e pós-graduação, além dos professores, funcionários administrativos e toda a comunidade que participa dos eventos realizados dentro do perímetro de cobertura. A solução utilizada foi da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, e atende a um moderno padrão de qualidade e segurança, substituindo a rede WiFi anterior, que tinha mais de 10 anos.

“O projeto atendeu plenamente a primeira etapa, que tinha como objetivo aumentar a cobertura, atualizar a tecnologia e trazer novos recursos. Agora a rede WiFi funciona até mesmo nas áreas comuns, como sala de professores, bibliotecas, corredores, áreas de convivência e salas de aula”, afirma Tatiane Leal, Coordenadora Executiva da área de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação da Unisul.

A Fundação deve implementar a segunda etapa do projeto em breve e buscará trazer para os usuários as facilidades de locomoção oferecidas pela plataforma de software Meridian, da Aruba, que incorpora mapas personalizados de um local a um app móvel com direcionamento aos pontos de interesse   

De acordo com Leal, como a Unisul está vivenciando um momento de Transformação Digital, há cada vez mais uma necessidade de transformar a infraestrutura legada em algo inovador e digital, com o engajamento mobile por todo o corpo docente da instituição. A Seprol, uma integradora de soluções de tecnologia e de serviços gerenciados parceira da Aruba no projeto, realizou a implementação.

Foram implementados dois mobility controllers Aruba 7220, que funcionam em cluster com capacidade de 2 mil pontos de acesso; dois mobility masters, ativo – passivo, que servem para administração e replicação de sessão dos mobility controllers; 680 antenas instaladas (APs), devendo chegar a um total de 720 em breve; Aruba ClearPass com licença para 10 mil usuários concorrentes, que atua como um NAC (Network Access Control).

Além do Aruba AirWave, que administra ativos de rede e relatórios; SSID único, com um portal contendo as opções “Sou Unisul”, para colaboradores e alunos, e “Sou Visitante”, para visitantes; e SSID para IoT, visando equipamentos da instituição que precisam utilizar a rede, mas que não necessitam de um usuário para autenticação. A solução está integrada ao portal de serviços MinhaUnisul, fornecendo dados de prospects para a área comercial.

“Procuramos oferecer serviços customizados e, neste caso, optamos por implementar mobility controllers operando em alta disponibilidade com utilização de radiofrequência e segurança avançada para tornar qualquer falha imperceptível para os alunos e demais usuários, mesmo durante o roaming”, afirma Thiago José Fuck, diretor de Serviços e Inovação da Seprol.

Para Giovanni Anele, territory sales manager da Aruba, a disponibilidade e estabilidade de recursos de rede WiFi da Unisul é essencial para levar métodos e sistemas de ensino acadêmico aos alunos. “Além disso, há a questão da proteção dos dados da instituição. Nosso controle de acesso inclui políticas sem agente e resposta automatizada, aplicação de privilégios de acesso para reduzir riscos de maneira eficaz, além de acesso seguro para convidados, dispositivos corporativos e BYOD. Tudo para garantir a integridade dos dados”, explica.

Segunda etapa
A Fundação deve implementar a segunda etapa do projeto em breve e buscará trazer para os usuários as facilidades de locomoção oferecidas pela plataforma de software Meridian, da Aruba, que incorpora mapas personalizados de um local a um app móvel com direcionamento aos pontos de interesse. Isso irá proporcionar uma melhor localização dos ambientes dentro dos campi.

O objetivo é fornecer um mapeamento e navegação auto orientados, fazendo com que os usuários busquem pontos de interesse e acessem as direções de ponto a ponto, estejam eles em locais fechados ou externos, através do app móvel. Além disso, a tecnologia proporcionará fazer o registro de presença dos estudantes no sistema de gestão acadêmico, liberando o professor na sala de aula de fazer o registro de frequência no diário de classe.

No ano passado, a Fundação Unisul se separou da Universidade Unisul, transferindo a manutenção desta para a Ânima Educação. Dessa forma, a Fundação ficou com um negócio próprio, que inclui um colégio, uma estrutura de televisão, gestão de ativos imóveis e projetos externos.

A Fundação Unisul é uma instituição educacional orientada para a produção, o desenvolvimento e a difusão do conhecimento, por intermédio da pesquisa, do ensino e da extensão, em todos os níveis e áreas de conhecimento, nas modalidades presencial e digital. Com foco na preparação das novas gerações, desde sua criação, em 1964, a Unisul é instrumento de inovação e de apoio às mudanças da sociedade, apostando em parcerias e alianças com instituições de ensino do mundo inteiro. Balizada por sua missão, valores e visão, a Unisul se constitui em um espaço social caracterizado pelo pluralismo e pelo livre fluxo de ideias, pela integração de seus níveis e modalidades de ensino e pela flexibilidade em sua estrutura organizacional.

A Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, empresa global em soluções de rede seguras da borda à Nuvem, que utilizam Inteligência Artificial para automatizar a rede enquanto aproveitam o poder dos dados para gerar resultados de negócios. Com a Aruba ESP (Edge Services Platform) e opções as-a-Service, a Aruba adota uma abordagem nativa em nuvem para ajudar seus clientes a alcançar suas expectativas financeiras, de conectividade e de segurança na matriz, filiais, data center e ambientes de trabalho remoto, cobrindo todos os aspectos de redes LAN com e sem fio e também de longa distância (WAN).

 

Fundação Unisul

Giovanni Anele

mobility controllers Aruba 7220

radiofrequência e segurança avançada

software Meridian

Tatiane Leal

Universidade Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina)

WiFi

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento