book_icon

O valor estratégico dos desenvolvedores low code

Com as organizações continuando a avançar em direção à Transformação Digital, os desenvolvedores e analistas de negócios dentro dessas empresas têm a chave para acelerar essa evolução. Sob pressão para ajudar a fornecer experiências mais envolventes ao cliente e otimizar as operações, eles estão descobrindo que as práticas de desenvolvimento “low code” – que simplificam ou removem a codificação manual no processo de desenvolvimento de software – estão provando ser o futuro da inovação digital.

De acordo com o Gartner, espera-se que o “low code” como movimento social e tecnológico geral continue crescendo significativamente. Por exemplo, espera-se que as plataformas de aplicativos de “low code” (LCAP) continuem sendo o maior componente do mercado de tecnologia de desenvolvimento de baixo código até 2022.

Por que “low code”? Por que agora?
O Covid-19 colocou mais pressão sobre as organizações para responder com agilidade, mas de forma estratégica, às mudanças nas demandas do mercado e dos clientes. A capacidade de se adaptar e girar nunca foi tão importante: é necessário digitalizar e aproveitar a automação para melhorar a produtividade, o engajamento e o suporte em toda a organização.

As plataformas de desenvolvimento de baixo código permitem que os desenvolvedores transformem a intensa pressão para acompanhar o ritmo dos ciclos de desenvolvimento de aplicativos em seis resultados principais:

Causar impacto: criação de aplicativos para permitir experiências mais inteligentes e personalizadas para clientes e funcionários• Mover-se mais rápido: eliminação de longos ciclos de desenvolvimento e teste para obter valor mais rápido
Melhora dos processos de negócios: fechamento das lacunas do processo e redução das tarefas manuais
 Modernizar e digitalizar: substituição de aplicativos legados e aprimoração dos sistemas existentes com novos recursos
 Otimizar as habilidades e reduzir o déficit de orçamento: redução da barreira de entrada de funcionários que não são de TI
 Inovar no mercado: entregar aplicativos para explorar novos mercados, novos clientes e novas oportunidades de receita

O poder de criar software melhor com mais rapidez impulsionará a adoção de plataformas de “low code” para a massa crítica nos próximos anos. De acordo com o IDC, as populações de desenvolvedores com “low code” e sem código se expandirão significativamente nos próximos três a cinco anos; em 2024, três quartos do Global 2000 serão produtores em grande escala e de alto desempenho de inovação por meio de software.

Desbloquear informações da empresa
O desenvolvimento via “low code” passou de uma ferramenta para aplicativos departamentais a uma estratégia de suporte à Transformação Digital generalizada. Com as informações corporativas frequentemente existentes em uma variedade de sistemas corporativos e repositórios de conteúdo, isso dificulta a Transformação Digital devido a processos desconectados, tarefas desconexas e processos rígidos que não atendem às necessidades do usuário e, em última análise, às expectativas do cliente.

O desenvolvimento e os aplicativos de “low code” ajudam a criar novas interações com informações corporativas para otimizar os processos de negócios, melhorar as operações e introduzir a automação. Com a plataforma de automação certa, as equipes de negócios e de TI podem colaborar para acessar informações de sistemas distintos e reprojetar processos para obter eficiência. Isso permite que os usuários interajam com as informações por meio de aplicativos envolventes, alinhados às necessidades do cliente e do negócio.

Como Potencializar a Transformação Digital
As melhores plataformas de desenvolvimento de “low code” potencializam a transformação digital por meio de aplicativos corporativos envolventes, inteligentes e fáceis de implantar. O desenvolvimento rápido de aplicativos com menos envolvimento de TI é possível devido ao “low code”, componentes de arrastar e soltar, blocos de construção reutilizáveis e aceleradores para construir e implantar soluções com mais facilidade.

As plataformas de desenvolvimento de “low code” permitem que as empresas otimizem os recursos por meio da colaboração e criem aplicativos móveis e da web com mais rapidez para automatizar processos manuais e acelerar o tempo de obtenção de valor. Outros recursos e benefícios incluem:

Conexão e orquestração dos fluxos de informações entre os principais aplicativos e outros sistemas de dentro dos aplicativos de negócios
Modernização dos aplicativos legados sem rearquitetar os aplicativos completos
Aproveitamento das vantagens de relatórios visuais pré-construídos e personalizáveis que auxiliam na tomada de decisões e eliminam a complexa tarefa de construir, implantar e usar uma ferramenta externa de business intelligence
Aproveitamento da inteligência artificial (IA) e análises para automação mais inteligente e aplicativos avançados
Construção, iteração e implantação de aplicativos centrados em processos e de gerenciamento de casos que se integram a outros aplicativos e sistemas de registro principais

Por Roberto Regente Jr., vice-presidente da OpenText para América Latina & Caribe.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.